• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi Tom Bombadil???

Formulei uma outra coisa:
[delírio]Se o Tom realmente foi um encontro apaixonado das vozes de Aulë e Yavanna no Ainulandë, será que ele nasceu antes e virou uma espécie de maiar? No silma é dito que os valar vieram junto com os valar,e que Tulkas foi o último maiar. O Tom me lembra um pouco o Tulkas tb, então Tulkas pode tê-lo trazido à TM, e enquanto estava fora dessa ter sido seu babá!XD Mas o Tom pode ter se separado dos outros ainur quando estes atacavam Melkor, e ido morar na floresta velha![/delírio]
 
Tom Bombadil era conhecido com o "sem pai". Logo, acredito que não podemos dizer que ele era um Maia ou um Vala, já que estes foram criados por Eru, e muito menos um eco ad canção de Aulë e Yavanna. Portanto, Tom não poderia ter sido criado por nada nem niguém, uma vez que ele não derivava de nada nem de ninguém.

Para mim, a única hipótese mais plausível (leia-se "menos absurda") é a de que Tom seria o próprio Eru. Contudo, isso não parece ser lá muito verossímil, uma vez que Tom só parece ter poder dentro do seu território, o que certamente não acontece com Eru, já que foi capaz de até mesmo "dobrar" Arda e alterar seu formato plano para um esférico, como foi relatado nO Silmarillion.

Sou obrigado a concluir, pelo que já foi exposto neste tópico, que Tom existia contemporaneamente a Eru, ou seja, os dois coexistiam quando da criação de Arda. Mas a pergunta que não quer calar é: onde diabos ficava Tom antes da criação do mundo? Flutuando no Vazio? Vai saber...

Mas, uma coisa que acho que merece ser notada: assim como Eä, o mundo que é (a criação de Eru e da Ainulindalë, ou seja, o mundo material, tangível), Tom Bombadil "é", nas palavras de Fruta D'Ouro. Haveria aí alguma conexão?
 
Na minha opinião essa fala é muito enigmática e muito poética, e por que não dizer, que é uma fala muito religiosa, como outros acima já mencionaram.
 
Quem foi Tom Bombadil??
Às vezes parece que ele é algo ou alguém do plano metafísico, uma pessoa abobalhada, infantil, inocente, e diria até sábio..
Ele parece que surgio expontaneamente, não sei, é meio sem explicação, o Tolkien pode ter inpirado em si para a criação do Tom.

P.S.: acho que ele daria um ótimo portador do Um.
 
AVASTGARD: Tom Bombadil era conhecido por ser o sem pai, mas isso não significa que ele realmente era um sem pai. Além do mais, não sei se podemos considerar um eco da canção de dois Valar um filho deles. Mas sobre isso cada um tem sua opnião, pois Tolkien não nos dá uma solução, o que torna sua obra muito mais emocionante!

DAINE: Tolkien baseou a imagem do Tom Bombadil de um boneco, mas a personalidade acho que não (boneco tem personalidade? Dãããã), mas acho que o Tom não é a personalidade do Tolkien. Quanto a ele ser um ótimo portador Do Anel, é dito no Senhor dos Anéis que ele não liga para essas coisas e para os problemas do mundo, e que jogaria O Anel fora!
 
DAINE: Tolkien baseou a imagem do Tom Bombadil de um boneco, mas a personalidade acho que não (boneco tem personalidade? Dãããã), mas acho que o Tom não é a personalidade do Tolkien. Quanto a ele ser um ótimo portador Do Anel, é dito no Senhor dos Anéis que ele não liga para essas coisas e para os problemas do mundo, e que jogaria O Anel fora!

O Conselho conjectura sobre intregar o anel para a guarda dele, porém percebem que ele provavelmente o jogaria fora depois de um tempo. 8-O
 
"Radical livre" é uma ótima designação. Mas eu ainda prefiro pensar que ele é um apêndice, é alguém que não faz parte da obra, mas que está presente nela.

Ele está ali e nós devemos aceitar isso.

Afinal, Tom Bombadil é um bom camarada!!!

Haha! É isso aí!
 
Formulei uma coisa bem doida, e se Tom Bombadil fosse o proprio Eru. Seria algo ideal, viver no mundo que ele proprio criou sem se intrometer nos assuntos mais urgentes mas atento a tudo e ainda assim aproveitando sua criação. Sei que é pura doideira mas...
 
Se você der uma olhada no meu último post neste tópico, diasgabriel11235, verá que está hipótese não parece ser muito plausível.
 
Dê uma olhada aí Diasgabrielnumseiquelá:

Tom Bombadil. Baseado no boneco do filho de John, que caiu na privada, é um personagem exêntrico na obra literária de John Ronald Reuel Tolkien.

Tom Bombadil vivia na floresta velha, nas proximidades de Buqueburgo, no condado. Ele era casado com Fruta D'ouro, e tinham uma vida simples, moravam numa casa simples e viviam de agricultura de subsistência e coleta de frutos na floresta.

Tom era o senhor da floresta, o primeiro, e todos os seres vivos que o conheciam o obedeciam. Frodo o conheceu em uma situação desagradável, quando Peregrin Tûk e Meriadoc Brandebuque foram presos por um Huorn (suposição), o Salgueiro Homem. Tom vinha caminhando e cantando [e seguindo a canção], quando encontoru Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee[Gamgi], e salvou seus amigos do Salgueiromem.

Tom estava sempre cantando, e vivia feliz. Sua raça não é estabelecida por John, e é aí que desjo chegar. Fruta D'ouro, sua mulher, era a filha do rio. Podemos interpretar que ela é a única ninfa na obra literária de John, e isso diz que Tom não era importante só na floresta, pois para ser casado com a única ninfa da obra tem que ser realmente importante, de uma raça alta.

Alguns pensam que Tom foi um dos magos azuis, que foi ao Leste e voltou. Poderia até ser, mas ele teria então se lembrado de sua missão quando viu Frodo e os outros 3 hobbits, e teria ido com eles além da floresta. Também, quando colocou o anel, ele não teve efeito, e se ele fosse um dos Ithrin Luin, o anel teria algum efeito. Outra coisa é sua altura. Ao que parece Tom não era da altura de um mago como Gandalf, pois montava em pôneis.

Outros pensam que ele era o próprio Eru Ilúvatar (Deus), que se encarnou e entrou em Arda. Mas, no meu ponto de vista, Ilúvatar tinha coisas mais importantes para fazer que colher Nenúfares.Para mim, existiam várias Arda no Universo. Mas uma frase pode ser usada como referência para isto: "Tom Bombadil é!" No português somente a Deus é aceitável usar o verbo ser flexionado na forma "é" sem um adjetivo depois.

Ainda a quem pense que ele foi Aulë, ou seu ecooo... mas sendo Aulë ele estaria em sua casa, no meio de Aman. Se ele fosse seu eco, não seria senhor da floresta, e seria casado com uma anã!

Outros dizem que ele foi um dos sete senhores dos anões criados por Aulë, mas ele era SENHOR DA FLORESTA! E se ele fosse um dos grandes anões, ele teria um dos sete anéis dados aos anões. Seria também ambicioso e o Um teria tido efeito sobre ele.

Alguns pensam que ele foi um ainur, que chegou depois, como Tulkas, mas não viveu com os outros, que era um eremita. No início ele até podia ter companheiros, mas estes resolveram ir ou para Melkor ou para Manwë. Os magos azuis podiam ter sido dois deles, que escolheram ir para Manwë, e quando vieram em missão para a TM, se encantaram demais com esta e saíram a perambular para o leste.

Eu penso que ele é um encontro apaixonado das vozes de Aulë e Yavanna na Ainulandë, e assim ele pode ter a aparência de um anão e ser o senhor da floresta. Ele poderia não ter cobiça alguma por achar que já tinha tudo o que precisava, e Fruta D'Ouro pode ter sido um presente de sua mãe.


Está na página anterior dessa discussão.
 
Entendo bem o que voces querem dizer, ele é realmente um dos personagens mais interessantes da obra, por sua total desconhecida origem, e por ser tão singular. Realmente as suposições não param, e esse é o interessanta da coisa.
 
Tolkien era católico fervoroso!! Na visão católica somos todos filhos de Deus; Deus enviou seu filho Jesus para a Terra!!! Será que Tolkien não poderia ter colocado Tom como um filho de Eru, além dos elfos e homens??? Talvez Tom seja como Jesus mas sem a imagem de salvador da humanidade!!! Apenas dando uma passeada pelas obras de de seu pai!!!Eu sei que Tom Bombadil é descrito como o "sem pai", mas creio que isto seja mais pelo lado literário da obra, por ele ser muito antigo!!!
 
Bom não li os posts anteriores a minhan opinião é com base no que eu li...para mim ele poderia ser o próprio Tolkien já que é um dos únicos seres misteriosos em origem (de onde veio para onde foi) ou o próprio Eru disfarçado, mas ainda fico com a idéia do Tolkien, já que ele buscou refúgio em suas obras, porque ele não se colocaria em sua própria história? Acho que era Tolkien, digo isso com base na biografia de Tolkien.
 
Não sei se Tolkien se inseriria em sua obra usando um personagem como Bombadil. Pelo que eu já li por aí, parece que ele se via como Beren, e à sua esposa como Lúthien.
 
Não sei se Tolkien se inseriria em sua obra usando um personagem como Bombadil. Pelo que eu já li por aí, parece que ele se via como Beren, e à sua esposa como Lúthien.

Se não for...

tolkien_tumulo.jpg


post original:

http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1768790&postcount=3
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo