• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi Tom Bombadil???

Eu, como todos aqui, não sei responder a essa pergunta, mas depois de rever parte do RdR... encontrei esta fala de Gandalf que me intrigou:

"Se querem saber, mudo em breve de caminho. Vou ter uma longa conversa com Bombadil, uma conversa como nunca tive em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar, e agora temos muito que dizer um ao outro."

Senhor dos Anéis, o Regresso do Rei, página 296 (versão portuguesa)

Uma hipótese, um pouco (muito) absurda, mas interessante, é que Bombadil fosse um dos Feiticeiros, como Gandalf, talvez um dos feiticeiros Azuis!... XD

Vá... mas é uma hipótese muuuito estranha... e improvável, no entanto, gostaria de saber o que pensam daquela fala de Gandalf!...
 
Há um livro que se chama "As aventuras de Tom bombadill"... ate posso tar a dizer algo que toda a gente esteja farta de saber, mas pela conversa pensei "Bem talvez não tenha sido editado o livro la... pelo sim pelo não vou esclarecer"...
 
Eu, como todos aqui, não sei responder a essa pergunta, mas depois de rever parte do RdR... encontrei esta fala de Gandalf que me intrigou:

"Se querem saber, mudo em breve de caminho. Vou ter uma longa conversa com Bombadil, uma conversa como nunca tive em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar, e agora temos muito que dizer um ao outro."

Senhor dos Anéis, o Regresso do Rei, página 296 (versão portuguesa)

Uma hipótese, um pouco (muito) absurda, mas interessante, é que Bombadil fosse um dos Feiticeiros, como Gandalf, talvez um dos feiticeiros Azuis!... XD

Vá... mas é uma hipótese muuuito estranha... e improvável, no entanto, gostaria de saber o que pensam daquela fala de Gandalf!...

Não penso que seja tão improvavel... e ate bem possivel... o pior e que não podemos afirmar nada disso porque não ha nada que o prove...
 
Acho que não pode ser um dos Azuis, pois acho que foi Elrond que disse no Conselho em Valfenda que, se o Anel fosse levado a Tom, ele seria o Último, assim como foi o Primeiro
 
Se Tom fosse um dos azuis ele teria sido afetado pelo anel.
 
Eu, como todos aqui, não sei responder a essa pergunta, mas depois de rever parte do RdR... encontrei esta fala de Gandalf que me intrigou:

"Se querem saber, mudo em breve de caminho. Vou ter uma longa conversa com Bombadil, uma conversa como nunca tive em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar, e agora temos muito que dizer um ao outro."

Senhor dos Anéis, o Regresso do Rei, página 296 (versão portuguesa)...

Ah, muito bom, torugo!!! Sempre me deixou meio em dúvida essa passagem de RdR!!! Nunca entendi o que Gandalf quis dizer!!! Na época desconfiei que Tom pudesse ser um Maia também, ou mesmo Eru, pois ouvi várias teorias como essas. Hoje concordo com os que acham que não, mas... a dúvida permance.:think:
 
Eu, como todos aqui, não sei responder a essa pergunta, mas depois de rever parte do RdR... encontrei esta fala de Gandalf que me intrigou:

"Se querem saber, mudo em breve de caminho. Vou ter uma longa conversa com Bombadil, uma conversa como nunca tive em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar, e agora temos muito que dizer um ao outro."

Senhor dos Anéis, o Regresso do Rei, página 296 (versão portuguesa)

Uma hipótese, um pouco (muito) absurda, mas interessante, é que Bombadil fosse um dos Feiticeiros, como Gandalf, talvez um dos feiticeiros Azuis!... XD

Vá... mas é uma hipótese muuuito estranha... e improvável, no entanto, gostaria de saber o que pensam daquela fala de Gandalf!...


Coitado do velho Tom, acho que ele vai levar um bom puxão de orelha do mestre Gandalf. Algo do tipo: "Olha Tom, estou indo embora, você que vai ficar fica e vê se mantêm as coisas em ordem! É preciso sair um pouco mais das seus terras de vez em quando e ver o que está acontecendo com o mundo, ele precisa de você!"

Se Tom fosse um dos azuis ele teria sido afetado pelo anel.


Nossa cara, bem pensado!
 
Última edição por um moderador:
Tom Bombadil. Baseado no boneco do filho de Tolkien, que caiu na privada, é um personagem exêntrico na obra literária de John Ronald Reuel Tolkien.

Tom Bombadil vivia na floresta velha, nas proximidades de Buqueburgo, no condado. Ele era casado com Fruta D'ouro, e tinham uma vida simples, moravam numa casa simples e viviam de agricultura de subsistência e coleta de frutos na floresta.

Tom era o senhor da floresta, o primeiro, e todos os seres vivos que o conheciam o obedeciam. Frodo o conheceu em uma situação desagradável, quando Peregrin Tûk e Meriadoc Brandebuque foram presos pelo Salgueiro Homem. Tom vinha caminhando e cantando, quando encontoru Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee[Gamgi], e salvou seus amigos do Salgueiro homem.

Tom estava sempre cantando, e vivia feliz. Sua raça não é estabelecida por John, e é aí que desjo chegar. Fruta D'ouro, sua mulher, era a filha do rio. Podemos interpretar que ela é a única ninfa na obra literária de John, e isso diz que Tom não era importante só na floresta, pois para ser casado com a única ninfa da obra tem que ser realmente importante, de uma raça alta.

Alguns pensam que Tom foi um dos magos azuis, que foi ao Leste e voltou. Poderia até ser, mas ele teria então se lembrado de sua missão quando viu Frodo e os outros 3 hobbits, e teria ido com eles além da floresta. Também, quando colocou o anel, ele não teve efeito, e se ele fosse um dos Ithrin Luin, o anel teria algum efeito. Outra coisa é sua altura. Ao que parece Tom não era da altura de um mago como Gandalf, pois montava em pôneis.

Outros pensam que ele era o próprio Eru Ilúvatar (Deus), que se encarnou e entrou em Arda. Mas, no meu ponto de vista, Ilúvatar tinha coisas mais importantes para fazer que colher Nenúfares. Mas uma frase pode ser usada como referência para isto: "Tom Bombadil é!" No português somente a Deus é aceitável usar o verbo ser flexionado na forma "é" sem um adjetivo depois.

Ainda a quem pense que ele foi Aulë, ou seu eco, mas sendo Aulë ele estaria em sua casa, no meio de Aman. Se ele fosse seu eco, não seria senhor da floresta, e seria casado com uma anã!

Outros dizem que ele foi um dos sete senhores dos anões criados por Aulë, mas ele era SENHOR DA FLORESTA! E se ele fosse um dos grandes anões, ele teria um dos sete anéis dados aos anões. Seria também ambicioso e o Um teria tido efeito sobre ele.

Alguns pensam que ele foi um ainur, que chegou depois, como Tulkas, mas não viveu com os outros, que era um eremita. No início ele até podia ter companheiros, mas estes resolveram ir ou para Melkor ou para Manwë. Os magos azuis podiam ter sido dois deles, que escolheram ir para Manwë, e quando vieram em missão para a TM, se encantaram demais com esta e saíram a perambular para o leste.

Eu penso que ele é um encontro apaixonado das vozes de Aulë e Yavanna na Ainulandë, e assim ele pode ter a aparência de um anão e ser o senhor da floresta. Ele poderia não ter cobiça alguma por achar que já tinha tudo o que precisava, e Fruta D'Ouro pode ter sido um presente de Yavanna Kémentari.
 
Última edição:
Continuo com a teoria do encontro de Aulë e Yavanna no Ainulindalë. Gostei muito dela :)

Mas...chega de Karma, né?
Não tá satisfeito, nao??? :lol:
 
Não!!!
Eu não disse q tava mal escrito! Muito pelo contrário...

Eu só gostei mesmo foi da sua outra opinião :lol: [que eu já tomei para mim]
Mas isso não significa que as outras suposições sejam ruins! :)
 
Não, estou falando que o mal escrito foi o post apagado cujo conteúdo não desejo revelar! Em minha ganância perdi a sanidade, mas já voltei ao normal.
 
era o boneco de casaco azul e botas amarelas que pertencia ao ingles michael .
bom, tom nao se enquadra em nenhuma raça existente no mundo de tolkien so se sabe que ele era antigo e poderoso .
a algumas hipóteses ou seja varias
algumas dizem que ele seria eru vestido de uma forma humanoide para visitar suas criaçoes outros dizem que ele seria um maia a a hipótese mais aceita pelos leitores de tolkien outros ja dizem que ele seria um valar mas realmente e um misterio nao consta em nenhuma obra de tolkien ,alguma data nada que revele quem foi tom mas realmente esse era um misterio que tolkien deseja que ninguem soubesse
entao amiguinhuu tom pode ser qualquer criatura na obra de tolkien
''
E UM MISTERIO '''''

hahahaahah mto boa eu concordo plenanente com vc ...hahahaeu me pergunto issu a um tempao tbem....
 
Muito bom, amigo Sauron, muito bom.

Você sintetizou as opiniões do tópico com muita destreza, parabéns.
 
Última edição:
Muito obrigado galera! Descobri que se eu me empenhar posso fazer um bom post!:joinha:
A festa hoje é por minha conta! Mas vai ter bastante trabalho lá...:chibata::lol:
 
Muito bom o tópico do Sauron...Resumiu bem as mais conhecidas suposições quanto a origem de Tom...Parabéns pelo empenho!
 
Fiquei com algumas dúvidas no seu post, _Sauron_. (Na verdade vou polemizar alguns pontos :D ) Dois dos seus contra-argumentos não foram suficientes para refutar a hipótese, quero dizer, não que a hipótese seja de fato verdadeira, mas é que faltou alguma coisa ainda para refutá-la por completo. Veja esses casos:
Se ele fosse um Ithrin, teria um cajado, e não se casaria.
Ué, mas se ele fosse um dos magos que por qualquer motivo resolveu abandonar a missão? Não poderia ele ter também abandonado seu cajado e decidido se casar?

Na verdade o motivo para ele não ser um dos magos é que ele já estva na Terra-média muito antes dos magos chegarem.
Outros pensam que ele era o próprio Eru Ilúvatar (Deus), que se encarnou e entrou em Arda. Mas Ilúvatar tinha coisas mais importantes para fazer que colher Nenúfares. No meu ponto de vista existiam várias TMs no Universo.
Será que tinha coisas tão importantes a ponto de impedí-lo de estar ali? Quem somos nós para julgar os a fazeres de Eru? E quem disse que ele não poderia fazer diversas coisas ao mesmo tempo? Incluindo criar outros mundos e estar ali ao mesmo tempo, ele não era Onipotente? Eru poderia perfeitamente, se assim desejasse, estar ali como Tom e ao mesmo tempo fazendo outras coisas.

Um motivo forte para desconfiarmos dele ser Eru é que Tom Bombadil é um personagem caricato, mas mesmo assim, é por especulação e não por qualquer certeza.

Agora, no mais, parabéns pelo excelente post. Embasar o que escrevemos é sempre o melhor caminho! :D
 
Última edição:
Obrigado por me mostrar esses erros, vou editar. A do mago, eu coloquei aquilo porque esqueci o que ia colocar, e quis colocar algo mais.XD
Obrigado PAM!:joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo