• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi Tom Bombadil???

Num sei naum Snaga... acho que ela foge as regras... questiono essa coisa de ela ser elfa!!! Pela forma que é mencionada e tudo mais. Pode não ser ninfa... mas com certeza deve ser algo diferente de uma elfa.
 
Bem, a título de curiosidade resolvi fazer um experimento simples com o texto do link no post anterior.

Copiei e colei o texto em 3 sites on line que oferecem a ferramenta "word cloud generator" (geradores de tags em nuvem) para serem analisados

Cada um deles fez uma pequena lista de 30 a 50 palavras mais importantes\freqüentes:

1- http://www.danielsoper.com/wordcloud/default.aspx
2- http://www.tocloud.com/keywordcloud.do
3- http://tagcrowd.com/

As palavras que chamam atenção no texto são aquelas relacionadas ao status de "criaturidade" ou às qualidades mais diretamente relacionadas ao personagem segundo o artigo.

O site 01 (dentre todas as palavras) ofereceu 3 qualidades evidentes do personagem, mas nenhum status de criaturidade:

-As tags escolhidas foram... Natureza, medo e anos

Os sites 02 e 03 escolheram palavras de status e criaturidade:

-As tags foram... Espírito, natureza, medo, primeiro, terra, valar, velho e música.

Quer dizer, estas foram as palavras representativas do universo semântico da reportagem. Seria interessante pegar o poema de Bombadil completo em inglês e jogar no gerador para ver as palavras mais usadas e comparar com esses resultados.

A princípio, segundo os geradores de tags, nós percebemos uma tendência de vê-lo como espírito velho, com alguma relação com os Valar, natureza e terra (territorialidade).

Fico curioso em ver resultados de outros personagens XD. Esse teste foi apenas com um texto baseado no personagem (uma análise indireta). Talvez eu faça isso com outros se conseguir textos digitalizados de Tolkien. Aparentemente existem idéias e palavras que se sobressaem na escrita dos livros... No caso do poema original apareceriam várias palavras em inglês do universo semântico poético de Bombadil.

Em todo caso é interessante notar que os geradores apontam para o tipo de "fama" ou aquilo que se diz de Bombadil (o que os personagens dos livros e os fãs falam dele), enquanto a parte íntima de sua natureza (a opinião de Bombadil sobre si mesmo) permanece misteriosa).
 
Última edição:
Vou escrever agora pq tive essa discussão com um amigo meu esses dias, voltei aqui e não quero perder a oportunidade, passamos por umas teorias bem absurdas, em especial essa.....

Na versão Alpha 1.0 de Arda, muito antes dos sistemas de IA de Eru terem sido criados, o arquiteto desta matrix, tolkien, teria criado um programa de inteligencia pra fazer testes beta, ele meio que tinha god mod, não precisava de muito e estava sempre feliz, e também tinha a função de matar a solidão do tolkien enquanto ele escrevia o sistema.Conforme passavam-se as versões da matrix de Arda, foi diminuindo cada vez mais a necessidade de Tom, até que no sistema Release 1.0.0, nos primeiros registros da terra-média, viu-se que a função da IA de Tom Bombadil estava descartada, porém pelo vínculo que tolkien criou com ela, ele o deixou no sistema como um Easter Egg, e por ai vai......
 
Existe mesmo o lado matemático da obra de Tolkien (tanto que eu joguei o link que o Sauron postou em um tipo de estatística).

Quando os leitores encontram conceitos de rota plana e caminho reto pensamos em associar com as idéias exatas iguais as de Euclides porque é preciso entender o que aconteceu com o acesso do reino abençoado e outras áreas residuais no mundo mortal...

Aman ficaria em um plano (ou direção) espacial com regras diferentes do mundo comum. Outras regiões da terra-média ficam naquilo que as ciências exatas chamariam de zona intermediária\transição entre um plano e outro (dimensão 3 e meia por exemplo) igual a Lórien e em menor escala, as terras de Tom Bombadil.

Para todo livro uma das funções de cada personagem é a de ser também um "testador" do mundo criado da mesma forma que na computação porque a linguagem é condição em comum fundamental tanto em literatura quanto na computação. De modo que o autor cria em cima de vários objetivos por personagem.

Outro ponto a ser considerado é que o conhecimento mitológico do autor também fora um fator. Listam-se entidades e seres lendários que possuem territorialidade e ficam com poderes e características restritos a uma área de espaço podendo a regra valer também para objetos mágicos que sejam retirados de sua terra natal. (Bombadil e a palavra do universo semântico que o cerca "Terra").

Dependendo dos limites espaciais, retirar Bombadil de seu local poderia significar em última instância uma agressão a ele. Outro ponto curioso é que no espiritualismo a água funcione como separador entre mundos. Que algumas entidades evitem ao máximo atravessar cursos e massas de água e nesse ponto é muito interessante ver como o mar que separa os planos se comporta. Daí que viriam as histórias de que seres das trevas não gostam de água corrente, ou das divisões entre reinos élficos com água encantada de Ulmo... Uma criatura fora de seus domínios poderia perder seus poderes e até a razão de ser.

Curiosamente, na Inglaterra algumas tradições falam de áreas intermediárias entre esse mundo e o outro com lugares em planos "suspensos" iguais a floresta velha, Lórien ou Fangorn. Os locais mágicos da terra média eram sustentados por meio de música (a música é outra palavra que cerca muito o universo semântico de Bombadil). O código dos livros é a música original de Eru com os sagrados, mas boa parte do código "vaza" também a partir de nosso mundo.
 
Última edição:
Vou ler o artigo mais tarde. Tom é um personagem interessante, apesar de chatinho.:shock:


chatinho??????
tumblr_inline_mrljc7XOUd1qz4rgp.gif


Tom é the best! Alguém imune ao poder do Um...só pode ser demais!
 

Interessante. Quase me converteu. Mas ainda acho que Bombadil seja a força de vontade da própria Eä, algo como o respingo da Chama Imperecível.



Vou ler o artigo mais tarde. Tom é um personagem interessante, apesar de chatinho.:shock:
chatinho??????
tumblr_inline_mrljc7XOUd1qz4rgp.gif


Tom é the best! Alguém imune ao poder do Um...só pode ser demais!

Ele quis dizer "sem-graça" "infantil", e etc. Eu concordo com ele. Por isso não pode ser Eru ou a Encarnação da Música, nem (como li, não lembro onde) Aulë disfarçado.
 
Tolkien era profundamente católico. O anel representa o mal, a tentação e Bombadil é imune a ambos.
É o homem sem pecado original, o ser espiritual por excelência. Relativiza as coisas materiais pois sabe que não têm o valor que os outros lhe dão. Basta-lhe a simplicidade.
Gandalf sabe que no fim tudo acabará bem, mas sabe como?
É insinuado que sabe porque Bombadil o diz. Bombadil é a figura do místico que comunica com Deus. Tem a alegria simples que tem, porque sabe que no final o mal será derrotado. A sua figura simplória esconde o ser mais velho e o mais sábio. Vive em comunhão com a natureza, da mesma forma que Adão no Génesis vive no jardim do Éden.
 
Meu querido Bombadil é o vento, a água, o sol, a natureza, os animais... Ele é a graça, o olhar, os sonhos... É um dos meus personagens favoritos porque é a vida nas coisas singelas. Acredito que Tolkien tenha criado vida e voz nessas coisas simples e adoradas por todos... E surge, portanto, Bombadil. Um ser amável, que sabe viver, encantar, sorrir, dar voz e melodia aos seres que existem e sabe, ainda, como proteger os amigos. É como se fosse um anjo da guarda, o verbo que se fez melodia, um amigo que permanece, um sonho que conquistamos... Ele é a alegria pura e tem origem dentro de cada um de nós!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo