• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi Tom Bombadil???

Prezados Amigos
Na verdade, Tom Bombadil é um dos "mistérios intencionais" que Tolkien deixou em sua obra.
Já vi muitos (e ótimos) estudos acerca de quem seria o personagem. Ele já foi apontado como Ilúvatar, como um Vala (ou Maia), como elfo, etc. Cada argumento, obviamente, possuiu pontos sem explicação.
Eu particularmente prefiro vê-lo como a personificação do que chamo a "Alegria Primordial", ou seja, a Alegria não vinculada à posse, mas ao simples fato de se estar vivo.
Abraços!
 
E há algo de herético em afirma que Tom Bom, com sua esposa, seria Eru :think:


Aí no caso Fruta D'Ouro não poderia ser uma Maia?É a partir daí que eu penso que ele poderia ser uma Maia e não Eru...agora se ele fosse Eru ela poderia ser uma Ainu ou uma Maia que estivesse "acompanhando" ele...mas aí eu viajei pq não teria motivos pra Eru levar alguém junto.
 
Concordo com o Snaga.
Se nem Christopher Tolkien se arriscou a dizer quem era o velhote, pq nós iríamos botar a cara a bater?? :lol:

Acho que Bombadil veio como um personagem que poderia ganhar mto destaque e q no final das contas nao deu em nada. Q eu saiba, não há nenhum registro sobre Tom em nenhum outro escrito de Tolkien, nem mesmo nos anais do Silmarillion.

O cara é um mistério e acabou! :lol:...
 
Q eu saiba, não há nenhum registro sobre Tom em nenhum outro escrito de Tolkien, nem mesmo nos anais do Silmarillion.
Não, não. Bombadil possui um livro totalmente dedicado a ele. Se chama As Aventuras de Tom Bombadil e está em fase de tradução. Logo será publicado no Brasil.

Ele é todo narrado em versos e conta várias historinhas divertidas do Tom e como ele conheceu Fruta d'Ouro!
 
Putz, é verdade.
Eu já li esse livro e nem me lembrava :lol: [em português de Portugal ehehhe]

Mas o q eu quis dizer, Snaga, é q Tolkien nunca se referiu à Tom como um maia, ou elfo, ou ent, ou seja lá o q for. Sua criação foi mesmo um mistério e, apesar de fazer parte da mitologia tolkeniana, ele nao foi feito para ser entendido!

Foi isso...hahaha :P
Espero q dê para entender agora...
 
Olha só, andei refletindo sobre o assunto e cheguei a pensar que ele era um dos sete senhores dos anões, mas percebi que não, pois ele ama a floresta e é senhor dela, além de não ser ambicioso. Então pensei, que ele foi criado na música dos ainur, num encontro apaixonado da voz de Aulë e Yavanna, sendo uma raça única. Mas eu gostaria de ter lido o livro As Aventuras de Tom Bombadil, quem leu pode talvez te dizer algo mais concreto sobre o assunto.
 
Olha só, andei refletindo sobre o assunto e cheguei a pensar que ele era um dos sete senhores dos anões, mas percebi que não, pois ele ama a floresta e é senhor dela, além de não ser ambicioso. Então pensei, que ele foi criado na música dos ainur, num encontro apaixonado da voz de Aulë e Yavanna, sendo uma raça única. Mas eu gostaria de ter lido o livro As Aventuras de Tom Bombadil, quem leu pode talvez te dizer algo mais concreto sobre o assunto.


Muito massa sua idéia. Eu cheguei a pensar que Tom era o eco do próprio Mahal (Aüle) , mas se ele for um filho de Mahal e Yavanna fica ainda mais legal, por conta do relacionamento de Tom com a floresta. Os anões também amam a natureza, mas a natureza de cavernas e montanhas e não a natureza de florestas.

A sua idéia foi muito massa!
 
Acho Tom uma personagem bem legal, interessante dentro daquele contexto em que aparece no livro A Sociedade do Anel, mas por ser um tanto quanto deslocado, não fez falta para mim no restante da história e nos filmes também.
Acho que mereceu o tempo de destaque que teve em SdA. Mais Tom? Só esperar o livro! rs

Mas para quem nunca viu Tom em carne e osso, aqui esta ele:

Com vocês, Tom Bombadil!!!!!!


Ps.: esse cara parece o ator Bob Hoskins, não? ehhheehe...
 

Anexos

  • bombadil1qz8.jpg
    bombadil1qz8.jpg
    44,4 KB · Visualizações: 32
nossa...
taí uma coisa que pra quem conhece tolkien razoavalmente bem e pra quem possui complexidade ferrenha no assunto, é sempre uma grande incógnita:

que que era essa pessoa efusiva, gente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
eu adoro o tom bombadil! antes o achava um tonto, que cantava o dia todo e pulava em colinas e sua mulherzinha vivia tbém no mundo da lua conversando com ramos de árvores... affffffffffffff... depois que reli a obra notei que ele era algo maior, muito maior... alguém realmente de extrema sabedoria e poder...

pensei num ainur tbém, até em eru... mas nada se encaixa...

não sei... ainda não sei... só sei que ele é um dos grandes...
 
De novo esse tópico?

Tom Bombadil é um grande mistério de Tolkien, mas como ele surgiu foi muito mais misterioso, ele era um boneco que Tolkien resgatou do vaso sanitário, após um resgate Heróico Tolkien escreveu um poema em que ele se casava com uma ninfa aquática(uma piada de mal gosto,lol)
 
Esse personagem é incrível, acho que o fato de surgir na história de forma tão inexplicável torna-o ainda mais especial...se soubesse mais sobre Tom, talvez não fosse tão fascinada por ele...
 
Para mim continua sendo um encontro apaixonado das vozes de Aulë e Yavanna na música dos ainur!

Nossa, e vc acredita que eu nunca tinha pensado nisso?
Caramba, Sauron, achei sua suposição uma das melhores q eu já ouvi sobre ele...
Fantástico.
 
De novo esse tópico?

Tom Bombadil é um grande mistério de Tolkien, mas como ele surgiu foi muito mais misterioso, ele era um boneco que Tolkien resgatou do vaso sanitário, após um resgate Heróico Tolkien escreveu um poema em que ele se casava com uma ninfa aquática(uma piada de mal gosto,lol)

Esse tópico e o das asas do Balrog vão continuar sendo criados uma vez a cada dois meses até o fim do mundo. :lol:

Nossa, e vc acredita que eu nunca tinha pensado nisso?
Caramba, Sauron, achei sua suposição uma das melhores q eu já ouvi sobre ele...
Fantástico.

Dá um Karma para ele, o Sauron é tão bonzinho. :hihihi:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo