• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais velho? Barbarvore, ou Tom Bombadil?

Ah sim..não sabia desse "detalhe" sobre valar = ainur e maiar = ainur mais fraco.
Pulei algumas partes do livro pra matar a curiosidade de outras :mrgreen:.

Voltando: Tom veio antes dos Ents, Tolkien confirma nas cartas.
 
The Berserk disse:
Posso estar enganado mas no silma fala que Yavanna adormeceu todos os Kelvar até a chegada do sol. Portanto eu acho que os ents só foram acordar mesmo quando o Sol surgiu.
Mas ela deve ter "acordado" eles qdo os Elfos surgiram... Na verdade, ela deve ter "adormecido" eles até a chegada por primogênitos...

Nostawellë disse:
Voltando: Tom veio antes dos Ents, Tolkien confirma nas cartas.
Alguém sabe me dizer em que cartas(s) ele diz isso?
 
Tombombadil, sempre existiu desde q a arda foi criada, enqunto Barbarvore existiu somente depois da criação da arda
 
Ná verdade, ninguém pode afirmar que o Tom Bombadil é mais velho pq os dois falão que andavam na terra antes dos primeiros decendentes!!! Não dá pra saber :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:
 
iraneon disse:
gandalf disse: ele ( barbarvore ) é o ser mais velho que caminha na terra media!


iraneon é bom ler as outras paginas amigo! voce ja disse isso varias vezes e a gente ja citou coisas aqui dizem que tom é mais velho...mas tudo bem, a opinião é sua

:wink:
 
Lothiriel. disse:
iraneon disse:
gandalf disse: ele ( barbarvore ) é o ser mais velho que caminha na terra media!


iraneon é bom ler as outras paginas amigo! voce ja disse isso varias vezes e a gente ja citou coisas aqui dizem que tom é mais velho...mas tudo bem, a opinião é sua

:wink:

aí pode estar uma pista de Tolkien, Tom poderia ser outra coisa, não exatamente um SER, Barbarvore é o ser mais velho que caminha, mas Tom é o "ser" mais velho que existe... (segundo essas opiniões)

:wink:
 
aí pode estar uma pista de Tolkien, Tom poderia ser outra coisa, não exatamente um SER, Barbarvore é o ser mais velho que caminha, mas Tom é o "ser" mais velho que existe... (segundo essas opiniões)
talvez, eu imagino que tom seja um vala ou um maia.
 
Bombadil com certeza é um ser e se Gandalf disse que Barbarvore é o ser mais velho entao é. Bombadil disse que é o mais anciao mas talvez estivesse falando de sua propria raca.
 
Barbavore é o ser mais velho que caminha !!
Mas o Tom é o ser mais velho que da pulinhos... alguem já viu o tom caminhar ??? :lol: :lol:
 
Aeglos disse:
Bombadil com certeza é um ser e se Gandalf disse que Barbarvore é o ser mais velho entao é. Bombadil disse que é o mais anciao mas talvez estivesse falando de sua propria raca.

é visto que Tom É O MAIS VELHO, e mesmo porque vale o conhecimento de Gandalf, ou a memoria cultural no SdA? e Tolkien diz claramente que Tom viu os primeiros brotos de arvores nascer, logo Tom É mais velho.



Mas aí surge uma duivida: se Tom viu os primeiros brotos de arvore nascer, como ele respirava (eu sei que não é bem o assunto para discutir biologia e tal) e como vivia sem sua floresta surgir ?? :o?:


Berserk disse:
Barbavore é o ser mais velho que caminha !!
Mas o Tom é o ser mais velho que da pulinhos... alguem já viu o tom caminhar ??? :lol: :lol:

muito bem dito, um tanto ironico, mas pode ser que caia a ficha de algum ou "alguens" :mrgreen: :lol:
 
Jajrhï disse:
Legolas Greenleaf disse:
Tom Bombadil é Eru Ilúvatar, então é mais velho. :lol:

Sua teoria é mirabolante..mas não impossível..nunca tinha pensado nisso... :roll:

Impossível sim

“Não há nenhuma personificação do Único, de Deus, a quem remotamente lembra ele, fora do Mundo, e está apenas diretamente acessível aos Valar ou aos Governantes”

The Letters of J.R.R. Tolkien Nº 181, datada em 1956


Se não há nenhuma personificação de Eru, Tom Bombabil não poder ser uma personaficação de Eru.
 
Se não há nenhuma personificação de Eru, Tom Bombabil não poder ser uma personaficação de Eru.

Assim como tolkien não pode ser considerado o Eru em sua obra, simplesmente Eru é unico e sem personificação, a não ser Deus da terra com a Arda :mrgreen:
 
Poxa realmente é uma boa pergunta mas concordo com vc :amem: Arwen Undómiel12 :amem: acho que foi Tom, pois na Sociedade do anel ele fala que viu quando os elfos "chegaram"a terra média.Então acho que ele tb viu quando Yavanna criou os ents não????????? :roll:
 
Se me lembro bem, na Sociedade do Anel o Tom fala que ele estava lá antes mesmo dos elfos despertarem.E quanto a ele ser o proprio Tolkien isso é muito estranho pois na verdade o Mestre era Beren, pois em seu tumulo assim está escrito. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo