1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem é mais velho? Barbarvore, ou Tom Bombadil?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fingon, 3 Mar 2004.

1. Fingon

Fingon Usuário

Já ouvi tanto de um lado quanto de outro, mais eae galera? quem eh mais velho?

2. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

O Tom, com certeza. Ele viu a primeira gota de chuva, viu Melkor chegar em Arda... O Barbárvore "despertou" depois dos elfos, quando Tom já estava por lá cantando. :mrgreen:

3. Vovin

Vovin Steve Vai, The Mars Volta

Se Tom é o mais velho ele é mais velho que Babárvore e de tudo que mais que existe na Terra Média

4. Mith

Mith This server is too busy!

Com toda certeza o Tom. Ele é muuuuuito véio mesmoo! Até o Barba fala nele com um certo...respeito!

5. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

ele eh o mais velho q todos os seres em arda, talvez ate mesmo q os valar e maiar.

6. Dante Aqueronte

Dante Aqueronte Usuário

Tom Bombadil é Eru Ilúvatar, então é mais velho. :lol:

Teorias mirabolantes à parte, Tom é muito mais velho. Como disseram, ele viu Melkor chegar em Arda, e isso ocorreu moooooooito antes de Barbárvore "nascer".

7. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Bem... eu tbm acho que ele chegou até primeiro que os elfos.
    No Conselho o Glorfindel friza muito bem que Tom foi "O Primeiro".

8. Ágata

Ágata story of a girl

O Tom.Se não me engano,o Barbarvore mesmo comenta alguma coisa sobre o Bombadil,e diz que ele é muito mais velho que qualquer outro...:roll:

9. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

tudo leva a crer q o Velho Tom, pq pensem comigo...
    se Tom "acordou" antes mesmo dos elfos e os ents (e todos os outros seres) acordaram depois do elfos
    2 + 2 = 4
    então isso tudo explica que Tom Bombadill acordo primeiro q todo mundo!!!

(ele deve ter acordado primeiro pq com certeza ele ñ faz parte do clube da insonia :lol: )

10. Proview

Proview Go

Provavelmente é o Tom mesmo...
    Ele mesmo disse q está em Arda desde o começo...

11. Cristiano Rossi

Cristiano Rossi Usuário

Acho que essa dúvida foi esclarecida, já no primeiro livro, no conselh de Elrond e até o Próprio Tom afirma isso.....

12. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

De fato... Se Tom diz que foi o primeiro, isso inclui os ainur, né?

13. =|Andúril|=

=|Andúril|= Usuário

Eh isso ai... Tom eh mais antigo que os Valar??
    Outra coisa... se Tom eh o mais antigo, porque em um trecho do Sda (o Gandalf, acho) diz que Barbávore é o ser mais antigo que caminha sobre a Terra-Média??
    Huahauhau.. to cheia de dúvidas... :o?: :disgusti:
    HUm...afinal de contas.. QUEM É TOM BOMBADIL???? :lol: :lol: :lol:

14. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Tom seria um "espírito da natureza", uma manifestação do mundo enquanto mundo, ou seja, está restrito a ele. Os Ainur existem antes mesmo do Tempo, antes que Ilúvatar dissesse "Eä!" e criasse isso aí tudo.

(Já repararam como é estranho falar em "antes do Tempo"? Se não havia o Tempo, não havia o "antes" e nem o "depois". Mas não pensem muito sobre isso, vocês entram em parafuso, que nem eu aqui. :mrgreen: )

15. Khalmyr

Khalmyr Usuário

Barbavore foi despertado pelos elfos na era das estrelas se não me engano

Enquanto Tom é o primeiro ser vivo de Arda, consequentemente o mais velho

:P

16. Radagast...

Radagast... Usuário

Não sei quem é o mais velho, só sei que o Tom é primo de 3º grau por parte de pai, do palhaço fuínha, aqui da minha cidade... 8O

Brincadeira :lol: ... Eu acho que o bombadill é mais antigo, acho que tá escrito isso na sociedade do anel...

17. Mestre Manwë

Mestre Manwë Usuário

Eu refleti e cheguei a uma conclusão :D

O Tom simplesmente É
    Ele sempre esteve lá (isso lembra aquela musica do Raul Seixas "Nasci a 10 mil anos atras), ele estava lá, só que despercebido. Ele deve ser uma alegoria, nascido quando Eru criou Eä, e irmão dela...
    Ou sejá, ele simplesmente "É"

18. Eönwë Ð

Eönwë Ð Arauto de Manwë

Tom

Tom não poderia ser mais velhor que os Valar. Estes eram os seres mais velhos de Arda.

19. Krebain

Krebain Banned

tom bombadil eh mais velho de todas os seres da tm mas era mortal:

ele morreu em 1973.

20. Interessante esta teoria de que bombadill é o próprio tolkien... :think:

Compartilhar