• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais velho? Barbarvore, ou Tom Bombadil?

!!!

Não me parece haver dúvidas sobre Tom Bombadil ser mais velho que Treebeard

Se Treebeard é o "ser" mais antigo em Arda, Tom Bombadil está lá desde a sua criação e nasceu com ela.

A questão, com o já referiram, é o que é Tom Bombadil, pois cái fora do conceito de "ser" vivo.

Ao longo de varias discussões a colocados os mais variados argumentos sobre o que é Tom Bombadil, não se chega a uma conclusão segura, uma vez que a sua natureza parece ter sido deixada em aberto quase propositadamente por JRRT:

"And even in a mythical Age there must be some enigmas, as there always are. Tom Bombadil is one (intentionally)."
The Letters of J.R.R. Tolkien, No 144, dated 1954

Sobre a sua natureza já se disse tudo: Que era um Valar, Maiar, elfo, o próprio Ilúvatar, entre outras personagens do universo de Tolkien.

Há não muitos meses presenciei um tópico num outro Fórum em que argumentavam que Tom seria a personificação do lado bom do Witch-King of Angmar 8O Apesar de ser impossível defener esta posição, só nos vem provar que a natureza de Tom é um enigma tal deixado ao nosso livre arbitrio por JRRT, que até permite as mais controversas e inapropriadas especulações.

Com efeito, todas as as posições acima referidas têm ponta por onde se lhes pegue mas contradições inegáveis aos escritos de Tolkien.

Aliás pode-se afastar desde logo a ideia de qualquer Valar ou Maiar, pela exacta nomeação de todos aqueles que tiveram uma encarnação física em Arda e Ilúvatar por outro lado não a teve nunca.

There is no embodiment of the One, of God, who indeed remains remote, outside the World, and only directly accessible to the Valar or Rulers."
The Letters of J.R.R. Tolkien No 181, dated 1956

Assim, para mim Tom será o espírito de Arda a manifestação fisíca da natureza e do bem mas também do mal. Vivendo num plano superior mas na medida do possível alheio à evolução e aos acontecimentos que ocorrem em Middle-Earth, pois é sabido que o Anel Um - e os outros também como se viu no medo que os senhores dos anéis tinham dele - não o afecta. Ele mantem-se como um outsider , intervindo o menos possível e deixando o destino seguir o seu caminho.

Acho que Tom terá sempre a ver com a parte espiritual e religiosa de JRRT, que deixou a sua natureza ao cuidado das nossas reflexões.

"...he represents something that I feel important, though I would not be prepared to analyze the feeling precisely."
The Letters of J.R.R. Tolkien, No 144, dated 1954
 
há muitos seres vivos mais velhos que barbarvore, ingwe por exemplo, barbarvore era o ser mais velho que caminhava na terra media não em arda...
quanto ao tom ... ele é muito mais velho pois é um maia talvez um vala menor. certo é que ele é o espirito protetor da floresta velha, e seus poderes estão vinculados a ela...
 
talvez um vala menor
Não acho que a personalidade de nenhum vala combine com a de Tom Bombadil. Discordo de qualquer teoria que diga que Tom é um vala.

Acredito que ele seja mais para um ser que surgiu junto com Eä, como já foi dito aqui.
 
Nãoooooooooo nao vamos começar mais uma longa e prolongada Discussão sobre Tom, Aceitem que ele é o Enigma Que Tolkien Criou pra que nós os fãs dos seus livros Fiquem se degladiando

;)

Mas minha opinião sobre o tópico é que, Tom eh mais velho, pq axo que o Tom seria um pensamento de um Valar Quando O mundo Ainda estava Sendo Criado e A música sendo tocada.
 
Krebain disse:
tom bombadil eh mais velho de todas os seres da tm mas era mortal:

ele morreu em 1973.


Concordo!!! Acho que Bombadil é Tolkien...Existindo Bombadil antes de tudo, e sendo ele Tolkien então saberia de todas as passagens: da grande música, dos Ainur, Valar, Maiar, da chegada dos primogênitos, dos sucessores e tudo mais... :D
E assim como ele foi o primeiro, tb seria o último. Como foi ele que começou a estória, então ele terminaria.
Grande sacada de Tolkien, não?!!?
 
Shantideva disse:
Grande sacada de Tolkien, não?!!?

Não :mrgreen: . Tom Bombadil fora um boneco, e fora passado para a história de Tolkien como um personagem misterioso e tal, assim como nesses outros tópicos da fruta d'ouro e o outro...

Para conferir, pode ler este texto: O Eterno Mistério de Tolkien

Ah, e nem venham dizer que Tom é a personificação de Deus, ou uma forma humanóide de Eru; Tolkien afirma que jamais faria uma coisa dessas em sua obra, ele mesmo disse numa carta, inclusive pode ser lio a respeito no link citado :wink:
 
Olhem só: somente se alguém encontrar algum texto de Tolkien que desvende esse interesse de todos é que nós vamos saber o que era Tom.

Fora isso, é melhor pensarmos assim: ele era um cara legal. Não há necessidade de qualifica-lo (maia, vala, Eru, ...). Deixem assim. Senão somente teremos debates e mais debates que não levarão a lugar nenhum.
 
Eh...pelo jah discutido...Tom eh o mais velho mesmo. Mas cada um tem uma teoria sobre o que ele é. Tom "é", assim como Eru?? Nao acho mesmo que seja isso...Tom eh Tolkien?! Tudo tem relaçao!!! Acho q to ficando doida...heueehehue :o?:

Gerich meleth nîn
[/img]
 
eu tenho um livro que fala dessas coisas é um dicionário de tolkien, lá diz que tom era um espirito protetor.

tolquien não é tom, tolqien é berem a mulher de tolquien é luthien a´te ta escrito na lapide deles...
 
Desculpe ser chato mas este tópico não estava trancado?

Tar-Olorin disse:
eu tenho um livro que fala dessas coisas é um dicionário de tolkien, lá diz que tom era um espirito protetor.

tolquien não é tom, tolqien é berem a mulher de tolquien é luthien a´te ta escrito na lapide deles...

Esses livros apresentam teorias,na verdade ninguém sabe quem é Tom
Tolkien tem escrito Berem no tumulo,assim como sua mulher tem escrito Luthien mas isso não tem nada a ver com os personagens serem eles,isso está escrito provavelmene pois era o conto que o mestre mais gostava,uma história de amor e taus...é uma alusão à obra dele.....eu pelo menos acho isso
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo