Thatá Rose
Engel
G1 Economia e Negócios disse:Alemanha, Itália, França e Espanha votaram ajuda financeira à Grécia.
País vive desequilíbrio fiscal devido à crise global que começou em 2008.
07/05/2010 12h00 - Atualizado em 07/05/2010 12h15
Após um dia de "pânico" no mercado financeiro global por temor de que a crise na Grécia se alastre para outros países, Alemanha, Itália, França e Espanha aprovaram suas partes na ajuda financeira à Grécia, que soma 110 bilhões de euros (US$ 146 bilhões).
Na quinta, as bolsas de valores mundiais sofreram fortes abalos com a preocupação de que o pacote de ajuda não fosse encerrar a questãs temores com a situação grega seguem afetando os mercados financeiros europeus. No final da manhã desta sexta (horário de Brasília), as principais bolsas operavam com quedas acentudadas. Na França, o CAC caía mais de 5%. Na Alemanha, as perdas superavam os 3%.
A Alemanha é o país que mais contribuirá no pacote. O Parlamento alemão (Bundestag) - espécie de Câmara dos Deputados - aprovou a ajuda de 22,4 bilhões de euros à Grécia, sua parcela dentro do plano estipulado pela União Europeia (UE). O projeto de lei será votado ainda nesta sexta pelo Bundesrat, outro órgão constitucional alemão, como o Senado.
As autoridades alemãs finalizarão assim o procedimento de urgência para a aprovação da ajuda à Grécia, pouco antes do começo da cúpula extraordinária em Bruxelas dos 16 países da zona do euro para discutir as consequências da atual crise.
O procedimento ocorreu em tempo recorde de cinco dias desde a apresentação do projeto, pelo governo de Angela Merkel. O pacote superou todos os procedimentos legais a tempo para a cúpula extraordinária dos países da zona do euro.Também nesta sexta, entidades bancárias e companhias de seguros privados da Alemanha anunciaram que concederão voluntariamente 8 bilhões de euros ao pacote alemão de ajudas para apoiar a Grécia.
As entidades se comprometeram ainda a sustentar até 2012 suas linhas de crédito para a Grécia e seus bancos e a não se retirar do negócio da dívida grega. O anúncio foi feito por um porta-voz do Ministério das Finanças alemão, que não especificou as companhias envolvidas.
França, Itália e Espanha
A França, país com a segunda maior contribuição, aprovou o pacote que prevê um crédito de 16,8 bilhões de euros (US$ 21,2 bilhões) do governo francês ao país em três anos. Os empréstimos têm juro de 5% e 3,9 bilhões de euros serão disponibilizados no próximo ano. O Senado aprovou o plano por 311 votos a 24.
A Itália também aprovou 14,8 bilhões de euros em empréstimos à Grécia, também dentro da ajuda prometida pelos membros da zona do euro e do FMI.
O governo espanhol aprovou, por sua vez, um decreto que contém sua contribuição para o resgate da Grécia, que será de 9,794 bilhões de euros.
Os quatro países somam mais de 70% da ajuda que a União Europeia concederá à Grécia.
Medidas
Em contrapartida à ajuda, o governo grego apresentou um pacote de medidas de ajuste fiscal. Entre as ações estão o congelamento de salários dos servidores públicos até 2013, o aumento de impostos, o corte no planos de aposentadoria, o fim de vários benefícios e a flexibilização das leis trabalhistas.
As medidas ocasionaram protestos por parte dos trabalhadores. Sindicatos realizaram greves gerais e manifestantes entraram em choque com a polícia. Em um dos protestos, três pessoas morreram.
Com informações da EFE, France Presse, Reuters e Agência Estado
________________________________________________________________
Que aprendam com seus erros para evitar uma nova crise.