1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual vala se identifica mais com Melkor?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elrond, 15 Out 2010.

  1. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Essa pergunta a meu ver já possui uma resposta que deva ser a mesma da maioria dos colegas.

    Mas vamos lá, pois ainda isso não foi questionado em um tópico específico.

    Baseados em todos os fatos que envolveram Melkor bem como os demais valar e valier ao longo da história de Arda, qual dos vala você acha que se identifica com Melkor?

    É claro que cada um possui suas atribuições, desejos diferentes e forma de ver e entender a concepção do mundo como ele é.

    Também sabemos que todos tiveram a oportunidade de viver e contribuir no enriquecimento e/ou amadurecimento do mundo antes e até durante e após a chegada dos filhos de Eru Iluvatar. Nessa oportunidade cada vala na sua função "criou" nas configurações do mundo como ele é.

    Sendo assim e sem mais delongas, volto à pergunta:

    Qual vala se aproxima ou se identifica com Melkor?
     
  2. Leniel

    Leniel Usuário

    Não sei exatamente isso q vc esta perguntando, mas, quando Eru criou os Valar, Melkor e Manwë aram "irmãos", então, antes de Melkor se corromper, ele e Manwë deveriam ter pensamentos e opniões bem parecidas, mas sem duvida isso mudou depois q Melkor se corrompeu...
     
  3. Pityë Lómelindë

    Pityë Lómelindë numa Gondolin imaginária

    E mudou muito... (diga-se de passagem) :lol:

    Mas, sabe, o fato de eles serem considerados irmãos na mente de Ilúvatar não significa que eles sejam parecidos. Eu conheço irmãos que são totalmente opostos e que tem em comum apenas a família (e todo o sentimento que vem dessa palavra) e o endereço.

    Antes que Morgoth se desviasse do caminho, ele já tocava a música de uma forma diferente dos outros. Então eu não acho que ele Manwë, pelo menos nesse aspecto, fossem parecidos.
     
    Última edição: 17 Out 2010
  4. Pityë Lómelindë

    Pityë Lómelindë numa Gondolin imaginária

    Olha, eu encontrei um trecho bem interessante sobre isso no Silma:

    "Melkor sentia inveja de Aulë pois era Aulë o que mais se assemelhava em idéias e poderes..."

    O restante do trecho fala da competição crescente entre esses dois Vala para ver quem era o mais criativo. Melkor, assim como Aulë, tinha vontade de criar coisas novas e que fossem só suas, mérito seu. Com o tempo se ocupou em destruir tudo o que Aulë fazia e a sua grande criação foi essa: a deturpação das obras dos outros Valar.
     
  5. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    Quanto a sua pergunta, Elrond, acho difícil responder. É difícil comparar os outros Valar com Melkor. Geralmente achamos fatos que puxam para o lado de um, outros para outro lado, e por aí vai.

    Mas como disse a Pityë, também acho que Aulë e Melkor tenham uma maior ligação.


    edit:
    "Manwë e Melkor eram irmãos no pensamento de Ilúvatar", mas isso não implica que eles sejam necessariamente parecidos. O que aconteceu foi justamente o contrário. Manwë compreendia melhor os objetivos de Eru. Já Melkor não, e por isso buscava a Chama Imperecível, para poder criar por si só, a seu bel-prazer (fato que o levou a outros sentimentos como a inveja, ódio, etc - a história depois disso todos nós conhecemos).
     
    Última edição: 16 Out 2010
  6. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Para mim sempre foi com Aulë, que no caso, vejo-o como uma espécie de reflexo de Melkor, justamente por seus maiores ataques sempre atingirem mais o trabalho dele. E dentre o povo de Aulë que Melkor encontrou seu maior servo e aliado.
    Como diz no trecho do'O Silmarillion, citado pela minha estimada Pityë Lómelindë, indica isso, assim como uma certa concorrência entre os dois. Há mais uma observação nesse trecho do Livro que mudou muito meu conceito a respeito de Melkor e que passa despercebido se você não presta muita atenção às indicações de alguns fatos.
     
  7. Annael

    Annael Eu não sou só um

    também acho que Melkor e Aulë se assemelham...

    lembrando que o maia mais foda de melkor,sauron, era maia de Aulë
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Aulë é o que mais se parece sim. Embora Manwë seja "irmão" de Melkor, o trecho descrito acima mostra bem isso.

    Na verdade, sempre fui a favor de Eru ter punido o criador dos anões. :lol: Quem ele pensava que era pra sair criando uma raça assim?
     
  9. Gui.

    Gui. Usuário

    Como todos já disseram Morgoth era mais parecido com Aulë. Ambos desejavam fazer grandes criações só suas. Isso é mostrado bem no Silmarillion, nos caps. De Aulë e Yavanna e no Ainundale. Morgoth queria fazer sua própria Música e ser glorificado por isso, e Aulë queria um povo para amar e ensinar.

    A diferença é que Aulë era muito menos cabeça-quente e tinha muito mais bom-senso que Morgoth. Ele aceitou a repreensão de Illúvatar e pediu perdão. Mas Morgoth não queria se submeter, ele queria que fosse tudo do jeito dele.

    Por isso acho que Aulë era, dentre todos os Povos Livres ( humanos, elfos, hobbits, anões e Ainur ) o que Morgoth mais odiava. Pois Aulë , através da humildade, conseguiu o que queria - criações só suas. E gerou a poderosa e resistense raça dos anões.

    E Morgoth, orgulhoso , não se submetia nem queria pedir a permissão de Illúvatar, não conseguiu criar nada de bom nem de maravilhoso como as obras de Aulë, e só conseguiu criar ( Na verdade, nem criar ele conseguiu, e sim corromper ) arremedos patéticos das criações dos Ainur, com seus orcs, trolls, monstros , demônios e dragões.

    Por isso, Morgoth sentia MUITA inveja e muito ódio de Aulë, e eram sempre as obras de Aulë que ele procurava destruir. Acho muito interessante essa oposição Morgoth-Aulë. Um é mais orgulhoso e mais cabeça-quente, e o outro é mais humilde e tem mais bom-senso , sabe quando está errado. Mas eles são semelhantes, já que ambos desejam grandes criações só suas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. CaiÒ.ó

    CaiÒ.ó Usuário

    Aulë, sem dúvidas...

    E quanto a Melkor e Manwë serem irmãos, isso não significa absolutamente NADA!

    Muito pelo contrário, acho que existem mais irmãos diferentes, do que parecidos...

    Tenken :lily:
     
  11. belegdol

    belegdol de estimação tenho um

    conserteza manwe,como é citado várias vezes no silmariliom!!
     
  12. etienne

    etienne Usuário

    Sempre tem irmãos que possuema idéias parecidas, também acho que Aüle tinha idéias mais parecidas com Melkor, o que não significa que o coração deles fossem iguais.
     

Compartilhar