1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual Livro Ler Primeiro?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por the-hobbit, 6 Dez 2010.

1. the-hobbit

the-hobbit Restar é Igual a Um

Ola pessoal, sempre fui apaixonado pelas obras de tolkien, mas so agr tive coragem de ler o hobbit
    queria saber depois de ler o hobbit, seria melhor eu lerr senhor dos anéis que é a "Continuação" ou o Silmarillion??
    Vlw Aguardo Resposta!!!!!!!!!!:think:

2. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Depois de ler o Hobbit acho que o melhor é ler o Senhor dos Anéis mesmo, que é a continuação imediata. Além disso, é bom pra acostumar com um estilo mais pesado e cheio de nomes, bem mais próximo do estilo do Silmarillion.

3. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Com certeza O Senhor dos Anéis. E eu também leria os Apêndices antes de O Silmarillion.

Outra sugestão: pule a história de Túrin quando for ler O Silmarillion e leia Os Filhos de Húrin.

4. Anwel

Anwel Nazgûl Cavaleiro

O Silmarillion é pra ser lido depois que você estiver na pilha por histórias da Terra Média.
    Como o Meneldur disse, ele é muito mais denso que os outros livros, ainda mais que ele não segue apenas uma história. É como se você sentasse no salão de Elrond Meio-Elfo (aquele que leu as runas da lua do Mapa de Thorin) e ouvisse histórias antigas.

Leia o SDA primeiro.

Última edição: 6 Dez 2010
  5. Um

Um Usuário

É fato que o silma é pesado no que se diz conteudo.. mas foi o primeiro que li.. e gostei muito.

comecei pelo silma exatamente pq tudo começa nele, da criação da terra média até o final de morgoth..

o hobbit seria a continuação do silma, e logo apos o hobbit, seria a trilogia..

Se tu gosta e aguenta uma bagagem de informação em curtos espaços, vai adorar o silma.. mas se gosta de uma leitura mais jovem e "romantica".. vai ser melhor ler o hobbit (pra entrar no clima)depois a trilogia e depois o silma.

O fato é.. depois que você ler qualquer um deles.. vai ter estomago pra ler qualquer um outro ^^ vai por mim, vicia!

Última edição: 6 Dez 2010
  6. Pityë Lómelindë

Pityë Lómelindë numa Gondolin imaginária

Eu comecei pelo SdA ai desandou, li todo o resto que pude...
    Com a proximidade das férias, pretendo reler a todos, mas dessa vez começando pelo Silma e terminando com o Contos Inacabados ou o Filhos de Hurin (que comprei e nem li ainda). Mas, se quer um conselho, leia o SdA. Como o Mestre Anwel disse, o Silma se torna muito mais compreensível depois que se tem uma boa quantidade de informações acumuladas sobre a TM. Na verdade, para uma boa apreensão do conteúdo uma leitura só não basta... :)

7. Lola la Gitana

Lola la Gitana Usuário

Depois do Hobbit, o SDA se torna mais interessante de ser lido, até por questão de compreensão. Mas eu teria lido o Silmarillion antes do SDA. Apesar da linguagem, das histórias um pouco mais "encorpadas".

8. the-hobbit

the-hobbit Restar é Igual a Um

Vlw Galera Vou ler os SDA Msm! =D

9. Hasgath

Hasgath Usuário

Concordo, o Silmarilon é muito mais denso em termos de descendencia, geografia e história dos reinos da terra média, e suas histórias não são contadas exatamente em uma ordem cronológica, e vai realmente exigir varias leituras para uma compreensão total. Estou na 4 leitura do Silma, e tenho desenvolvido o habito de ler qualquer outro ao mesmo tempo, pois o Silmarilon exige uma atenção maior a detalhes e um ritmo de leitura mais pausado, assim quando cansa ou noto que estou ficando distraido, pego outra leitura, que no momento é a mais uma Releitura de SdA. Abraços.

10. Steath

Steath Usuário

Comecei pelo Senhor dos anéis, mas recomendo a seguinte ordem

Hobbit> SDA> SILMA> CONTOS

Porque assim dah pra se entender bem a história, no meu ponto de vista

11. Oakenshield

Oakenshield Usuário

Concordo. Li o SDA antes, mas acho mais correto ler O Hobbit antes :)
    Ainda não li Contos.. Li Os Filhos de Húrin depois de Silmarillion ^^

12. Carnildo

Carnildo O Esquecido

Eu li assim:

SDA>O Hobbit>Silma

Mas é melhor assim:

O Hobbit>SDA>Silma

13. Luz do leste

Luz do leste Usuário

Acho sempre melhor respeitar a ordem de publicação, porque foi assim que o autor imaginou apresentar a história.

Compartilhar