1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual era o reino da Terra Média mais extenso em questão de território

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por iluvatar1001, 28 Jan 2016.

  1. iluvatar1001

    iluvatar1001 Usuário

    Eu sempre pensei que fosse Mordor mas, há algum indicio de outra terra maior como Gondor.
     
  2. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Acredito que seja Gondor, principalmente principalmente pelas terras que iam de Umbar até Anfalas, o que já seria por si só uma vasta área, sem contar que antes da existência de Rohan, seu território era ainda maior, toda a região a partir o rio Isen até (Wetang) e Cair Andros pertencia a Gondor. Bom, Cair Andros na verdade sempre foi de Gondor.
     
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    É difícil dizer com precisão as dimensões dos reinos considerando que Tolkien era sempre muito vago com os dados e eles tendem a ser oferecidos nos livros de forma indireta como dias de caminhada e marcha, navegação, etc...


    A princípio, quando falamos “reino” precisamos saber que para além de ser um simples domínio como o eram os territórios habitados com ciúmes pelos elfos verdes de Beleriand deviam ter um mínimo de organização política, com fronteiras e serviços delimitados com uma cultura portadora de identidade própria e forças armadas que assegurassem um poder central.


    Sabendo disso, o que sei é que alguns autores fizeram estimativas de áreas, das quais muita gente discorda, com razão por não ser de origem direta do autor, mas que servem como um exercício criativo para imaginar a Terra Média como sendo o passado da Europa e poder aplicar em adaptações como filmes, jogos e desenhos. Então, a partir disso uma das fontes parece ser o Atlas da Terra Média que sugere sua própria hipótese para calcular as áreas.


    Novamente, esses não são dados deixados pelo Tolkien, sendo apenas exercícios em geografia que fariam sentido na proposta do livro. O que podemos fazer é apenas especulação de fã.


    Há quem diga que a estimativa de Nùmenor pelo Atlas ficaria em torno de uns 160 mil milhas quadradas, enquanto a de Mordor realmente parece ser limitado pelas montanhas e ser bem menor quando comparado a estimativa de Gondor durante seu período de máxima glória e poderio. Estando ciente disso eu acredito que em extensão Gondor ficaria no mínimo entre os maiores (já que também poderíamos comparar com os reinos élficos do exílio, os quais não pareciam ser muito maiores do que Mordor segundo a projeção dos mapas.

    Nós também não temos acesso a informações dos territórios do povos do leste nem do sul os quais parecem ser realmente vastos quando comparados com o norte.

    Ainda, é preciso entender que os Valar também tinham reinos, mas cuja definição parece ser muito mais profunda do que o sentido político da palavra usado pelos filhos de Eru. Pois que os reinos dos Valar se estendiam em todas as direções, visíveis e ocultas e eram incomensuráveis sustentando os reinos dos filhos como que localizados em uma área pequena e delimitada criando sub-domínios que emprestavam do mundo (um reino maior) aquilo de que precisavam.

    Mas como eu dizia essas fontes são todas discutíveis e valem mais pela viagem de exploração. É como alguém uma vez disse, conhecimento, apesar de muito nobre é uma prioridade secundária quando comparada a experimentação (da qual deriva o conhecimento).

     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    A Gondor de Aragorn, ou o "Reino Re- unido" provavelmente foi o maior, ja que englobava quase todos os antigos territórios de Gondor, com exceção de Morgul e Rohan, mais os territórios de Arnor.
     

Compartilhar