• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

Qual a sua Mitologia Favorita?


  • Total de votantes
    1.473
Acontece que os romanos reformavam o panteão de cada povo que eles invadiam, identificando os Deuses dos povos dominados com as divindades que eles mesmos cultuavam.

É verdade, esse sincretismo é também uma excelente forma de se "enturmar" com o povo conquistado, partilhando algumas divindades. Tem a ver também com a maleabilidade das religiões politeístas que têm facilidade de incorporar novos deuses à sua lista se julgar que o novo deus trará benefícios.

Por exemplo, um povo venceu muitas batalhas sob a proteção de determinado deus. Não será surpresa se o povo inimigo iniciar um culto próprio deste mesmo deus. Assim em todos os aspectos da vida da população, um deus que traz mais bonança, etc.

Diferente dos cultos monoteístas que não admitem essa incorporação, afinal, só existe um deus e nada mais.

Foi mais ou menos que aconteceu com a mitologia celta.

Pois é, não entendi essa parte. Tu quer dizer que a mitologia grega foi influenciada pela grega, ou vice-versa? Em que sentido e em quais pontos tua acha que isso aconteceu?
 
É verdade, esse sincretismo é também uma excelente forma de se "enturmar" com o povo conquistado, partilhando algumas divindades. Tem a ver também com a maleabilidade das religiões politeístas que têm facilidade de incorporar novos deuses à sua lista se julgar que o novo deus trará benefícios.

Por exemplo, um povo venceu muitas batalhas sob a proteção de determinado deus. Não será surpresa se o povo inimigo iniciar um culto próprio deste mesmo deus. Assim em todos os aspectos da vida da população, um deus que traz mais bonança, etc.

Diferente dos cultos monoteístas que não admitem essa incorporação, afinal, só existe um deus e nada mais.



Pois é, não entendi essa parte. Tu quer dizer que a mitologia grega foi influenciada pela grega, ou vice-versa? Em que sentido e em quais pontos tua acha que isso aconteceu?


Tanto isso é verdade que no Panteão Romano havia um templo sempre dedicado a "Um Deus Desconhecido". São Paulo associou esse Deus desconhecido a Cristo e foi o início da catequização Romana, o que levaria no futuro todo o império a se tornar cristão. Mudaram a história, mas também acabaram com varias tradições belas que havia no mundo.<!-- / message --><!-- sig -->
 
Kainof disse:
Tu quer dizer que a mitologia grega foi influenciada pela grega, ou vice-versa? Em que sentido e em quais pontos tua acha que isso aconteceu?

Eu disse celta e grega, não que a mitologia grega foi influênciada por ela mesmo. :obiggraz:
Data-se que os celtas viveram entre 2000 ac até 400 dc, nesse período os romanos chegaram a invadir o território celta. E alguns de seus soldados passaram a adorar alguns de seus deuses, assim mesmo como você disse anteriormente.
Mas nem todos os Deuses foram adotados, alguns simplesmente foram comparados aos próprios deuses romanos. Por exemplo, o deus do trovão Taranis era o equivalente do Júpiter romano ou Zeus grego.
Mas vale lembrar que nem todas as tribos celtas adoravam os mesmos deuses. Por viverem em locais e situações diferentes, cada tribo adotava seus próprios Deuses. Então pode se existir mais de 300 deuses celtas, e poucos eram adorados em comum.
Os mais conhecidos são: Dagda, Danu (Deusa da Terra, da vida e da morte), Belenus (Deus do Sol e do fogo) e Lug (Um deus guerreiro). :mrgreen:
 
Eu disse celta e grega, não que a mitologia grega foi influênciada por ela mesmo. :obiggraz:
Data-se que os celtas viveram entre 2000 ac até 400 dc, nesse período os romanos chegaram a invadir o território celta. E alguns de seus soldados passaram a adorar alguns de seus deuses, assim mesmo como você disse anteriormente.
Mas nem todos os Deuses foram adotados, alguns simplesmente foram comparados aos próprios deuses romanos. Por exemplo, o deus do trovão Taranis era o equivalente do Júpiter romano ou Zeus grego.
Mas vale lembrar que nem todas as tribos celtas adoravam os mesmos deuses. Por viverem em locais e situações diferentes, cada tribo adotava seus próprios Deuses. Então pode se existir mais de 300 deuses celtas, e poucos eram adorados em comum.
Os mais conhecidos são: Dagda, Danu (Deusa da Terra, da vida e da morte), Belenus (Deus do Sol e do fogo) e Lug (Um deus guerreiro). :mrgreen:

Agora acho que entendi o que vc quis dizer Lune. A mitologia Romana, que anteriormente já havia absorvido parte da mitologia grega, posteriormente também absorveu parte da mitologia Celta.
É isso ou eu continuo viajando?:think: huahuahua!!!

abraço:abraco:.
 
Agora acho que entendi o que vc quis dizer Lune. A mitologia Romana, que anteriormente já havia absorvido parte da mitologia grega, posteriormente também absorveu parte da mitologia Celta.
É isso ou eu continuo viajando?:think: huahuahua!!!

abraço:abraco:.

É isso mesmo, Arveleg!
Mas foi ao contrário.
Primeiro eles absorveram um pouco da celta e posteriormente da grega. :mrgreen:
 
É isso mesmo, Arveleg!
Mas foi ao contrário.
Primeiro eles absorveram um pouco da celta e posteriormente da grega. :mrgreen:


Aí eu tenho que discordar minha querida! Os Romanos desde a sua criação adotaram vários elementos da cultura grega, até porque os povos que viviam na península Itálica tinham constante contato com os Gregos. Os Etruscos, que eram mais antigos que os Romanos na região, já se utilizavam de partes da mitologia grega.

Aliás, a mais antiga lenda da mitologia romana, é que eles são descendentes do povo de Tróia sabia? Eles descenderiam do povo de Enéias, que teria fugido do massacre e ido com seus navios e seu povo para a Itália. Essa obra á conhecida como Eneida.

abraço.:kiss:
 
Então agora eu me enganei... :oops:

É bem legal estudar em que e como as religiões, ou mitologia se basearam.
 
Então agora eu me enganei... :oops:

É bem legal estudar em que e como as religiões, ou mitologia se basearam.

Que nada, vc tem um conhecimento bem legal sobre mitologia! :D

Agora vou te falar o seguinte... Estudar sobre as religiões é muito loco, mas pode abalar algumas estruturas...rrrsss :lol:


abraço.:abraco:
 
Deve ser mesmo!
Ainda mais debater isso numa roda com evangélico, cristão...
Eu sou adepta do neo paganismo. Imagina que eu fiquei insana né?

Não faça isso, não recomendo a ninguém.
 
Agora acho que entendi o que vc quis dizer Lune. A mitologia Romana, que anteriormente já havia absorvido parte da mitologia grega, posteriormente também absorveu parte da mitologia Celta.

Ah bom. Agora entendi. :slow:

Aí eu tenho que discordar minha querida! Os Romanos desde a sua criação adotaram vários elementos da cultura grega, até porque os povos que viviam na península Itálica tinham constante contato com os Gregos. Os Etruscos, que eram mais antigos que os Romanos na região, já se utilizavam de partes da mitologia grega.

Os gregos mantinham uma grande colônia ao sul da Península Itálica e na ilha da Sicília, chamada de Magna Grécia (na verdade não era bem esse o nome que os gregos davam, mas...). Foi através dali que ocorreu esse intercâmbio cultural entre os povos itálicos e os gregos. Portanto foi bem cedo que os romanos absorveram a mitologia e se encantaram com a cultura grega.

Aliás, a mais antiga lenda da mitologia romana, é que eles são descendentes do povo de Tróia sabia? Eles descenderiam do povo de Enéias, que teria fugido do massacre e ido com seus navios e seu povo para a Itália. Essa obra á conhecida como Eneida.

Na verdade não é, nem cronologicamente, nem miticamente, a mais antiga lenda romana, já que ela é inspirada na Ilíada de Homero. Foi atestada por Virgílio no final do século I a.C. na epoéia Eneida, poema com características destinadas a legitimar a origem grandiosa, heróica e predestinada de um povo, quase sempre criando um elo com divindades e atribuindo grandes poderes a um herói fundador.
 
Sou fã dos nórdicos,para mim foi a mitologia que mais se parofundou quanto a origem do universo e sua propiedades,como as 9 dimensões e a Grande Árvore[na qual esquecí o nome],acho que os nordicos foram criativos quanto a sua mitologia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo