• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a importancia do cajado na vida de um mago?

Eu acredito que o cajado seja um objeto para canalizar energia. Mas o cajado tende a ter alguma propriedade magica, senao os magos sairiam porai soltando magia com pedaços de madeira quaisquer.( eu acho :o?: )
 
hora como arma para atacar o seu inimigo (como aocnteceu na briga de Gandalf e Saruman na Socidade do Anel)

Isso só aconteceu no filme. Não creio que Saruman e Gandalf fossem sair no tapa assim, mais provável os dois terem se olhado olho no olho por algum tempo confrontando suas vontades e no fim o perdedor, no caso Gandalf, se resignasse e se desse por vencido.
 
RPGista falando. (e disso eu entendo, são 12 anos jogando)

O mago tem o poder, sabe as palavaras certas para realizar a magia, o mundo em sua volta tem mana (poder magico) o suficiente.
Para que ele precisa do cajado????
O cajado é uma ampliação de seu poder, ele por ser uma objeto magico, provavelmente criado pelo proprio mago, para canalizar, lançar, ampliar e acumular magia.

Como eles são velinhos na maioria serve como uma muleta tb!!!!! :mrgreen:
 
Giliath, só para lembrar que não existe mana em Tolkien, o poder vem de dentro do próprio ser que a utiliza, seja ele mago ou elfo. As palavras parecem ser o meio pelo qual se bota o propósito da 'magia', talvez reflexo da música dos Ainur. O cajado com certeza não era nescessário, afinal Melian era também encarnada e nem por isso usava um cajado.
 
Giliath, só para lembrar que não existe mana em Tolkien, o poder vem de dentro do próprio ser que a utiliza, seja ele mago ou elfo. As palavras parecem ser o meio pelo qual se bota o propósito da 'magia', talvez reflexo da música dos Ainur. O cajado com certeza não era nescessário, afinal Melian era também encarnada e nem por isso usava um cajado.

Eu sei Ringil, mas o que eu disse é que o cajado amplia já que o mago sabe as palavras e tem o poder... o cajado feito pelo mago...justamente para dar uma forcinha na magia...

Pode ser que eu esteje errado em relação a Obra de Tolkien, EU SEI MUITO BEM QUE LÁ NÃO TEM MANA, APESAR DE DISCORDAR, POIS NÃO TENHO FATOS PRA PROVAR SUA EXISTENCIA.

Mas venhamos, o Gandalf de cajado é uma grasiunha..hehehehhehehe :grinlove: :grinlove:
 
Acho que, para os magos, o cajado é um artefato que canaliza o seu poder. Não é a toa que Grima não queria a entrada de Gandalf a sala do rei Theoden munido do seu cajado.

Ajudaria se descobrissemos mais sobre os istaris que não aparecem muito na história, como o Radagast. Eles usavam regularmente seus cajados? Todos eles os tinham?
 
Acho que, para os magos, o cajado é um artefato que canaliza o seu poder. Não é a toa que Grima não queria a entrada de Gandalf a sala do rei Theoden munido do seu cajado.

Certo Eru!!!
Gandalf como qualquer mago pode fazer muita coisa sem o cajado, mas Grima foi muito esperto ao tirar o artefato de Gandalf.


Ajudaria se descobrissemos mais sobre os istaris que não aparecem muito na história, como o Radagast. Eles usavam regularmente seus cajados? Todos eles os tinham?

Isso é verdade, vamos investigar 8-)
 
bom, eu penso assim, como jogador de rpg heheh: pra vc tacar uma magia, vc precisa de um foco. Pra mim o foco, é o cajado. O foco te ajuda a lançar a magia mais facilmente, e os efeitos que a magia faz contra vc, podem ser menores...

nada melhor q jogar Mago A Ascensão, auheuhauehuahe.
 
Acho que, para os magos, o cajado é um artefato que canaliza o seu poder. Não é a toa que Grima não queria a entrada de Gandalf a sala do rei Theoden munido do seu cajado.

Foi essa passagem que me convenceu que o cajado não era nescessário, Gandalf diz que é só um cajado, duvido que ele tivesse mentido. Foi algo que me irritou no segundo filme, após dizer que era só um apoio para um velho ele dá uma piscadela para Aragorn e exorciza o Théoden. Como se Gandalf fosse um mentiroso.

E por favor não confundam RPG com SdA.
 
Foi essa passagem que me convenceu que o cajado não era nescessário, Gandalf diz que é só um cajado, duvido que ele tivesse mentido. Foi algo que me irritou no segundo filme, após dizer que era só um apoio para um velho ele dá uma piscadela para Aragorn e exorciza o Théoden. Como se Gandalf fosse um mentiroso.


Mas Gandalf não precisa mesmo do cajado, mas ele o ajuda e muito.
Um magico, tira o coelho da cartola, mas se fosse um saco de supermercado tb tiraria. Mas sem nada para esconder o coelho não a mágica.
Gandalf sabia o que tinha que fazer ali, e o cajado para fazer o Rei Theoden acordar só se fosse para dar na cabeça dele. O que Gandalf utilizou lá foi pura psicologia, no papo, tá certo que ele usou um pouco de magia mas o cajado não era preciso
 
Claro que os istari não dependiam de seus cajados para lançarem suas magias, porém o cajado creio eu que fosse algo mais do que apenas um símbolo representativo da posição do mago no Conselho Branco, talvez ele era um canalizador de energia como já disseram!

No caso de outros que lançavam magias sem cajados, eles não eram istári, e talvez por esse motivo poderiam lançar sem seus cajados, mas claro que as magias eram beeeem mais fracas do que as dos istári! :obiggraz:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
No caso de outros que lançavam magias sem cajados, eles não eram istári, e talvez por esse motivo poderiam lançar sem seus cajados, mas claro que as magias eram beeeem mais fracas do que as dos istári!

Mais fracas como o cinturão de Melian ou as maldições de Sauron :mrgreen: ?
 
Achei isto no www.theonering.net
Desculpem por não traduzir...

Q: What was with Gandalf's/Mithrandir's staff? For most, a staff is either a physical weapon or a prop, yet for Gandalf and Saruman, it seemed to be the center of their power. In The Two Towers, Gandalf tells Saruman, "Your staff is broken," and Saruman cried out, as if in pain. Also, in the Hall of Théoden, Háma demanded that Gandalf leave his staff and when he objected, saying that he needed his prop for he was old (not exact words), Háma said that a staff may be more than a prop in the hands of wizard. What is a staff, a source of power, a way to focus the power, or a way to store magical energy?

–Merlin

A: To a wizard’s purpose, it could be a symbol of office and power at the same time. We tend to think of "magical artifacts" in the manner of Dungeons & Dragons, trying to give a physical trait of power/magic to such a staff. But in Tolkien’s creation, the Istari each had a unique staff of their own, and it was part of the whole package. Break the staff and you break the wizard, as we see in two instances during the Trilogy. Given that Saruman was greatly dismayed at the destruction of his, we can gather that each wizard, as a powerful individual, relied on his staff as a resource and a tool for their own personal strength. I also point out that mortal men such as Háma had some knowledge of this symbiotic relationship between wizards and their staves. Even within the legends of Middle-earth, the "old legends" inform the behavior of the participants.

-Quickbeam

Vale lembrar que o que temos aí é a opinião do Quickbeam, um membro do site, responsável por responder perguntas.
 
Mas então se alguem tirasse o cajado das mãos do mago ele ficaria inútil, só poderia se defender fisicamente? Eu acho que esse Quickbeam tá só mostrando a opinião dele, não provando nada.

Olhem, o Saruman grita como se doesse na hora em que seu cajado é quebrado. Mas isso foi, provavelmente, porque ele deve ter lamentado a hora em que foi expulso da Ordem dos Istari e do Conselho Branco. Saruman, um homem orgulhoso e poderoso foi expulso por Gandalf, que era seu subjugado (de certa forma). É como se um aluno muito inteligente chegasse para a professora e a expulsasse da escola e tomasse seu lugar por estar ensinando errado.

Mas talvez o cajado também servisse para "usar" os poderes do mago. Bom , fica meio difícil de dizer, mas é como se os istari possuíssem grande poder em seu espírito, mas ele não pode ser liberado assim do nada, ele precisa de um objeto que torne a força interior em uma força exterior específica. Já Sauron por exemplo, não precisava de cajado porque ele só usava seus poderes, acredito eu, para amaldiçoar coisas e pessoas ou criar monstros, é um tipo de mágica diferente.
 
É como se o cajado fosse uma espécie de "anel" do mago, ao que tudo indica (segundo o que se entende da hipótese do Quickbeam);parte de seu poder estaria no cajado.Mas eu não descarto a questão de simbolismo.mesmo expulso da ordem e sem cajado, Saruman persuadiu até mesmo Barbárvore, e saiu de Orthanc pela porta da frente, quando esta estava sendo vigiada para impedí-lo de sair.
 
O fato de Gríma não gostar do cajado do gandalf é simples. Ele provavelmente pensava que o cajado era o que fazia um maog poderoso, que o mago tinha seui poder dependente do cajado. Ele tinha uma impressão errada, que era, possivelmente, uma idéia comum na época. Apenas uma "lenda" que se propagou de boca em boca...

O cajado era no máximo um simbolismo, ele não era "mágico". Gandalf e nenhum istar dependia do seu cajado.

O texto do One Ring diz basicamente que nós tendemos a pensar em cajados como itens mágicos por si só, mas em Tolkien não é por aí. A "mágica"(aspas aqui, heim!) não estava em objeto nenhum, mas neles próprios. Poderia vir a ser um símbolo de poder, daí Saruman ter se preocupado quando gandalf tomou e quebrou o seu.

Ficou meio porco, e não é uma tradução, mas são qause 4 da manhã.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo