1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. The Freak of Broken Toys

The Freak of Broken Toys Hoobit nada bonzinho!

É dito que o fea é a essência, o espírito, certo? Bem, esse fea tinha alguma forma, algo como a fisionomia do corpo físico do elfo, ou era etéreo? Tolkien escreveu algo especificando esse tipo de coisa? :?

2. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

O fëa é o espírito e o hröa é o corpo. O primeiro não tem forma e é eterno enquanto o segundo não.

3. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

Exatamente... o Fëa pode ter a forma que o indivíduo quiser...enquanto que o Hröa é materializado, portanto tem forma fixa...

4. Itarillë

Itarillë Usuário

Bateu uma dúvida agora...

Quem poderia determinar a forma que seu próprio fëa teria? Todo mundo, depois que morresse?

5. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Po... é um espirito... não é visivel... não tem forma... não é algo tangível. Simplesmente é.

6. Aversani

Aversani Usuário

Afinal, qual dos dois esta certo?!?!!? :o?: :o?: :o?:

7. Metz

Metz ...

É algo não especificado, por isso os dois podem estar certos. Ninguém sabe como é a alma.

8. Tauraherion

tome gandalf por exemplo.

Depois de cair em moria ele abandonou seu Hröa (aquele corpo cansado) e retornou com seu Fëa (com maior poder, pois não precisava gastar energia com seu Hröa)

9. Felagund

Felagund Well-Known Member

Mas como gandalf pego um Hröa igual?

10. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Ele ganhou um Fána, que lhe foi concedido pelos Valar, para que pudesse retornar à TM e cumprir seu objetivo.
    E como um Fána não possui necessidades, ele obviamente teria mais poder, como o Taura disse, pois não precisaria desperdiçar energia alguma com o Hröa.

11. Tauraherion

opa opa...desculpem...eu confundi Fëa com Fána... Fëa é realmente o espírito e não tem nada que defina sua forma e tal...

12. Fëanor

Pois é! Eu havia percebido, por considerei como se você tivesse colocado Fána! :mrgreen:

E realmente o Fëa, sendo o espírito, não possui forma alguma.

13. Itarillë

Itarillë Usuário

O Fána é... digamos... o corpo dos Maiar e Valar? é uma espécie de corpo "superior"?

14. Fëanor

Isso mesmo!
    É um corpo superior, que não possuia necessidades como o Hröa, ou seja: não precisava se alimentar, etc.
    E esse tipo de corpo era, como você disse, possuido pelos Valar a Maiar. São as formas corporais que eles assumiram ao entrar em Eä.

15. Itarillë

Itarillë Usuário

Vi num tópico por aí que eles não possuem poder de reprodução (os fánar, é assim o plural?)

Havia mais implicações com respeito ao fána?

16. Fëanor

Sim, o plural é Fánar mesmo!
    E olha...que eu me lembre não possuia outras limitações além dessa que você citou, a reprodução. Mas posso estar errado, e se estiver, quem me corrijam! :mrgreen:
    O Hröa que possuia diversas limitações que o Fána não tinha!
    Um Hröa precisava dormir, comer, respirar, e todas as demais necessidades biológicas. Já o Fána, como não tinha necessidades biológicas, também não teria capacidades biológicas, como no caso da reprodução!

Espero ter deixado claro! :wink:

17. Itarillë

Itarillë Usuário

Deixou sim, muito obrigada! :D

18. Celeborn

Celeborn Usuário

Se os fánar não tinham capacidade de reprodução, como Melian pôde ter filhos com Thingol? :o?:
    Ela mudou de fána pra hröa? :o?:

19. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Sim. Eru deu a ela autorização para procriar.

20. Cësárin

Cësárin Usuário

Onde diz isso, que Eru deu a ela permissão?

Compartilhar