• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais seriam os motivos de Ilúvatar?

Por que Eru criou Arda? E os Filhos de Ilúvatar, por que eles existem? Quais seriam os motivos de Ilúvatar? Estaria ele imbuido a essa tarefa? Se sim, quem a propôs? o que seria a Chama Imperecível, já que não foi Eru que a criou? Teriam eles a mesma origem? Como seriam os Salões de Ilúvatar? :lily:

uhu. muitas perguntas. quem se disponibiliza pra discutir?
 
Que questão bacana :D

Bom amigo eu levo comigo uma teoria muito interessante sobre isso....Vc por acaso já leu Mennoch da Anne Ricce???

Bom o motivo para criação seria o não conhecimento do próprio ser que é Deus.
Complicado???

Bom seria mais ou menos o seguinte Deus(Eru) não se conhece, não sabe o que ele é e por isso cria formas de vida vindas dele próprio só que em estado de menor evolução. Como se vc pega-se uma célula de seu proprio corpo regredisse ela ao estado mais primata e deixa-se que esta evolua sozinha mediante a leis imposta por vc com a finalidade de descobrir através dela o real motivo da sua própria existencia.
 
Mas aí seriam todos os seres criados por Eru meros instrumentos para aperfeiçoação própria? Será que um Deus não deveria ter um motivo mais..... nobre? E a Chama Imperecível? Pelo que eu sei, Eru não a criou, portanto, de onde ela veio?
 
Senhor Das Thangorodrim disse:
Mas aí seriam todos os seres criados por Eru meros instrumentos para aperfeiçoação própria?

É, SIM.... VEJA BEM ESTOU COLOCANDO UMA TEORIA QUE PODE SER ATÉ CONSIDERAVEL VENDO DO PONTO DE VISTA DO PRÓPRIO DEUS, QUAL SERIA UM OUTRO MOTIVO?? E OUTRA VC JÁ PERCEBEU QUE TUDO GIRA EM TORNO DE TRÊS SIMPLES PERGUNTAS: "DA ONDE VIM, PRA ONDE VOU E O QUE EU SOU?" PODE SER QUE ESSAS TRÊS PERGUNTAS ESTEJAM CRAVADAS EM NOSSA ALMA, JUSTAMENTE PARA QUE NÓS PRÓPRIOS DESCUBRAMOS E REVELEMOS A DEUS A VERDADE DA EXISTENCIA DELE. POR QUE UMA VEZ QUE ELE É, ELE NÃO FOI, PORÊM NÓS FOMOS, SOMOS E SEREMOS.

Caramba, palmas para mim :clap: :clap:

Senhor Das Thangorodrim disse:
Será que um Deus não deveria ter um motivo mais..... nobre?

Quem somos nós para questionar seus motivos uma vez que somos criaturas e não criador. Mas se servir de consolo, eu acredito ser nobre a causa, atravéz de nós o Criador encontrara a verdade sobre si.
 
Temos que observar Eru dentro do contexto das crenças de Tolkien. Tolkien era catolico e a criação de Arda é talvez a parte da sua obra que mais se aproxima da Biblia, por isso penso que Eru não foi criado, ele sempre existiu. Tendo em conta que ele é infinito, não tem principio nem fim, para ele não existe tempo, por isso não existe principio. Tempo só existe para quem tem um começo e um fim, para quem não era e passou a ser. (Admito que ta um bocado filosofico, mas o topico puxa à filosofia)
Quanto a criação de Arda, penso que Eru quis criar algo a que podesse chamar seu filhos e não seu criados como os Anuir. Penso tambem que era um teste aos prórprios Anuir.
 
É simples, Eru tava cansado de ficar sozinho, então criou os Ainur e pediu pra eles criar uma musica pra entreter ele,ai deve ter tido a idéia do tipo povoar arda com seus filhinhos. Aí é isso, Eru criou os seus filhos pq queria ter alguem a quem amar e não ficar sozinho no vazio.
 
Quem somos nós para questionar seus motivos uma vez que somos criaturas e não criador. Mas se servir de consolo, eu acredito ser nobre a causa, atravéz de nós o Criador encontrara a verdade sobre si.

Ae, nós estamos falando de Eru e os seres criados por ele. Não traga isso para a nossa realidade, ok?

Pô, mas se um ser é atemporal, como ele se cansa de passar seu tempo sozinho? Isso não faz sentido....
 
Senhor Das Thangorodrim disse:
Quem somos nós para questionar seus motivos uma vez que somos criaturas e não criador. Mas se servir de consolo, eu acredito ser nobre a causa, atravéz de nós o Criador encontrara a verdade sobre si.

Ae, nós estamos falando de Eru e os seres criados por ele. Não traga isso para a nossa realidade, ok?

Pô, mas se um ser é atemporal, como ele se cansa de passar seu tempo sozinho? Isso não faz sentido....

Ae, nào achei que vc fosse interpretar assim, de qualquer forma foi mal por não ter sido mais objetivo, só quis fazer um paralelo, um paralelo que pode ser aceito no mundo de tolkien também....morou?
 
A chama imperecivel...bem vc disse que Eru não a criou, concordo porque
a chama faz parte de Eru e vice-versa, e novamente caímos na questão de falta de auto-conhecimento dele próprio. Talvez ele se faça a mesma pergunta.

O que é a chama imperecivel???Eu gosto de associar a Alma e acho que a questão seria não o que é mas da onde ela vem.

Vamos seguir esse raciocinio(coloque-se na posição de Eru):
Eru - o Unico - Por que??? Da onde vim??? para onde vou??? o que eu sou???

Chama Imperecivel - ?????????????????????????????????????????????????????

Idéia ! - Vamos criar algo que possa desvendar isso e que sinta a nescessidade de se auto descobrir e que ao logo do tempo que eu também irei criar irá conseguir desvendar isso. Mas como??? Ah!!!! Já sei !!!!!
( nesse momento Eru visualisa em seus pensamentos os detentores da resposta a sua grande pergunta, os Homens ), mas para que esses possam desvendar o grande mistério é nescessário que se crie toda uma infraestrutura (Ainur, Arda, Melkor - principalmente, elfos....)e também é nescessário que eles não possuam uma vida eterna pois se assim for a eternidade pode acomodar o desejo de evolução. A nescessidade de evoluir e descobrir as perguntas que irei cravar junto a Chama Imperecivel (alma) deles (seria esse o Dom dos Homens?) irá fazer com que ao longo das eras eles desenvolvam aos poucos o conhecimento sobre si sobre o mundo e sobre mim.

Eru - Eä !!!!
 
Esse questionamento é impossível de ser respondido porque vc teria que saber qual é o sentido da vida e da existência do universo e ninguem sabe isso.

Pode ser que ele criou o mundo para apreciá-lo como uma música, como fala no Canto dos Ainur.
 
Cara eu acho que esse tópico é bacana,por que eu viajo nas minhas idéias e tal.. :lol: é claro que nunca iremos saber ao certo, mas poxa viajar é nescessário.
 
Senhor Das Thangorodrim disse:
Quem somos nós para questionar seus motivos uma vez que somos criaturas e não criador. Mas se servir de consolo, eu acredito ser nobre a causa, atravéz de nós o Criador encontrara a verdade sobre si.

Ae, nós estamos falando de Eru e os seres criados por ele. Não traga isso para a nossa realidade, ok?

Pô, mas se um ser é atemporal, como ele se cansa de passar seu tempo sozinho? Isso não faz sentido....

Ei, assim você ofende... E sim, Eru criei tudo a partir do vazio porque era muito chato e tedioso antes. Depois que eu criei os Valar, já era possível até armar dois times de volei.

Mas falando sério, concordo com o que o Samwise Português disse. Temos que entender Ilúvatar e seus desígnios do ponto de vista do Deus judaico-cristão.
 
Putzz..... eu descordo completamente. Várias vezes aki nesse Fórum eu declarei minha opinião de que a partir do momento que um personagem foi criado, ele ganha vida própria e torna-se independente do autor. Portanto, esqueçam as crenças do nosso querido Professor. Eu quero saber o que vocês acham, porque isso é algo possível, e não o que Tolkien pensava, pois se for pra adivinhar o pensamento do cara que criou tudu akilo (uhu), nós estamos ferrados. Isso aki é justamente para o que o Anor Morn tá falando, pra viajar. :lily: Como vocês acham que Tolkien criou tudo akilo? Imaginando! Portanto, imaginem e discutam isso. Nossos pensamentos podem ser tão grandiosos e/ou divertidos quanto os do Mestre. :D
 
Claro, Senhor das Thangorodrin. Mas a partir do momento em que vamos discutir Tolkien, temos que ter em mente o conjunto da obra de Tolkien! Do contrário nada do que dissermos aqui vai fazer sentido.
Não podemos colocar a nossa vontade acima da vontade do próprio autor da obra, e é fato que Eru é o Deus cristão representado na mitologia de Tolkien.

Eu acho que nós podemos especular bastante aqui, mas sempre vai ter aquele gosto de "apenas viagem" e nunca algo mais concreto, simplesmente porque nem o próprio autor podia responder a isso, já que os propósitos de Deus apenas Ele mesmo conhece (isso na obra e na teologia cristã).

Sobre a Chama eu já acho que é diferente.
O próprio Ainunlidalë fala alguma coisa:

"Disse-lhes então Ilúvatar: -A partir do tema que lhes indiquei, desejo agora que criem, em harmonia, uma Música Magnífica. E, como eu os inspirei com a Chama Imperecível, vocês vão demonstrar seus poderes ornamentando esse tema, cada um com seus próprios pensamentos e recursos se assim o desejar."

Por esse trecho fica claro que a Chama é a Liberdade de ação e de escolha, o Livre-arbítrio que Ilúvatar deu aos Ainur e aos Seus Filhos. O Dom da Vida, que apenas Ele pode conceder. É dito "Imperecível" pois assim é a alma dentro de Ëa, ou enquanto ela existir.
 
:think:

Não adianta discutir. No mundo real, o homem faz essas perguntas desde tempos imemoriais: Quem Sou? De Onde Vim? Para Onde Vou? Qual É a razão da Minha Existência?

Nunca ninguém se aproximou das respostas, e nem vai se aproximar. Portanto, não há sentido perguntar essas coisas num mundo fictício, se não as podemos responder sequer no mundo real. É gastar neurônios inutilmente...

O que podemos discutir é o que Tolkien pensava sobre isso. E daí eu não tenho a menor idéia da resposta...
 
talvez eru naum tivesse ideia do q estava fazendo.........

estava ele pensando em toda a sua magnitude qdo lhe surgiu a idéia de como seria se houvesse outros seres....... como ele é "deus", logo seu pensamento se transformou em realidade, meio q "sem querer", criando os ainur..... daí, qdo ele viu o q tinha criado, ele quis saber o q aquelas pequenas criaturas podiam fazer...... daí ele foi improvisando até sair o q saiu........
 
talvez eru naum tivesse ideia do q estava fazendo.........

Eru sabia de tudo. E mostrou parte do que já antevera aos ainur em imagens, antes da criação de Arda. Não mostrou tudo o que aconteceria porque não era do seu desejo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo