1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Copa 2014 Protesto em Porto Alegre contra mascote da Copa termina em repressão policial

Tópico em 'Esportes' iniciado por Kainof, 5 Out 2012.

  1. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Na quinta-feira à noite, dia 04/10/12, rolava pelo facebook a imagem do mascote da Copa do Mundo Fifa 2014 numa das regiões mais movimentadas de Porto Alegre cercado por um grande aparato policial:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Os comentários dessa imagem no facebook eram todos de revolta contra a atitude de cercar o boneco gigante de plástico com viaturas e policiais do POE (Pelotão de Operações Especiais) da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, enquanto várias vias da capital gaúcha ficam sem policiamento e à mercê de assaltantes. De fato, a segurança pública tem se tornado cada vez preocupante em Porto Alegre.
    Junto com esses comentários indignados, alguns planos de furar o bicho, por piada ou não. No facebook, a foto e os comentários atingiram proporções virais.

    Horas mais tarde, coincidentemente ou não, um protesto que acontecia nas ruas de Porto Alegre contra a privatização e cercamento dos espaços de lazer público, levou os seus manifestantes até o local próximo do mascote gigante. Foi aí que a confusão começou:

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    A reação dos manifestantes à interferência policial foi violenta, assim como a truculência dos policiais na tentativa de conter o protesto que virou vandalismo:

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O vídeo do momento é assustador:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Há também um vídeo filmado pelas câmeras de segurança do local disponível na reportagem no link acima.


    Protestos e manifestações públicas são comuns em Porto Alegre, mas quase nunca atingem esse nível de extremismo e violência.
    Existem já diversos questionamentos sobre a possibilidade de organização de protestos através das redes sociais quando bem utilizadas.
    Sobre o desperdício de profissionais da segurança que poderiam estar protegendo o cidadão ao invés de um amontoado de borracha e vento.
    Além claro, da velha rixa entre protesto violento x truculência da Brigada Militar.
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Sério, eu não entendo essa truculência da polícia, se fosse um protesto violento (que eu apoio) eu entenderia, mas eles são sempre truculentos, até nos protestos pacíficos, não somos ditadura há 27 anos, mas os meios de repressão daquela época não foram avisados.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Eu não defendo nenhum tipo de extremismo. Nem de um lado, nem o outro.

    É fato que a polícia exagerou, desde antes do protesto.
    Pra quê tanto efetivo mobilizado pra se proteger um boneco? Beira o ridículo...

    Mas por outro lado, pensando como autoridade policial, é preciso considerar que houve uma suposta ameaça organizada.
    Depredar um patrimônio, seja ele público ou privado, é crime. Portanto, deve ser reprimido!

    Muitos poderiam tentar justificar o ato, alegando que a polícia recebe denúncias de ameaças todos os dias e não dá a mínima.
    É fato! Mas um erro não justifica o outro...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Exagero de ambos os lados, onde ninguém é santo nesse incidente e ao mesmo tempo foi algo muito patético e bizarro.

    Eu não vivo em Porto Alegre, então não estou totalmente a par de como estão as coisas por lá, mas poderiam ter erguido esse boneco dentro de um shopping de grande movimento e nada disso teria acontecido.
     
  5. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Porto Alegre é uma cidade acostumada a comportar protestos e manifestações. Impossível que um destacamento especial da polícia militar não saiba disso e não saiba como lidar com esse tipo de coisa. Ou foi completo despreparo profissional ou foi agressividade pura.

    Me entristece que tenhamos chegado a tal nível democrático no qual estamos e não possamos manifestar descontentamento com o governo. Ainda que saibamos que pouco vai adiantar bater panela nas portas dos palácios governamentais, porque quem está lá dentro não dá a mínima para quem o elegeu, mas não é quem o mantém no comando. Ainda que saibamos que realizar uma marcha de protesto não vai adiantar, porque as pessoas ficarão mais interessadas em reclamar do engarrafamento do trânsito do que apoiar. Ainda assim, temos o direito de protestar, em público se preciso, de forma contundente se necessário.

    Mas o que me entristece ainda mais é ver pessoas esclarecidas e bem cotadas defendendo a violência. Defendendo a repressão policial, a truculência. Triste, tristíssimo. Triste que em nome de uma contrariedade político-ideológica, alguém defenda a agressão aos "burguesinhos de esquerda sustentados pelos pais". Que argumento idiota! Generalização escrota. Vocês viram os vídeos e fotos? Perseguição, agressão contra pessoas indefesas e com os braços levantados. Agressão gratuita contra pessoas filmando ou fotografando ou apenas paradas. Viram as mulheres caídas no chão ou ensanguentadas? Atrocidade é o nome disso! Covardia. Extravasamento de impulso violento. Até quando o corpo policial admitirá alguns dos mais agressivos seres da sociedade?

    Nada, nada justifica essa ação policial. Acho que qualquer um que respeite a integridade humana concordará.

    Quanto ao protesto. Em princípio ele era pacífico e totalmente de acordo com o momento no qual a cidade vive. O que penso que ocorreu foi que com o movimento no facebook, algum valentão tenha saído de casa para tomar parte. Ou que durante o trajeto da manifestação, bêbados (como afirmaram os policiais) aleatórios tenham se juntado aos manifestantes. Porque sempre tem um babaca. Ainda assim, o movimento inicial foi de cercar o boneco. Acredito que aí devem ter ocorrido ameaças ao mascote da Copa. Esse foi o momento crítico. Se a polícia tivesse identificado os mais exaltados ou líderes e efetuassem uma aproximação pacífica e preventiva neles, ao invés de chegar batendo indiscriminadamente, ou "descendo o cacete" como é dito aqui e típico da Brigada Militar, o ocorrido poderia ter se resolvido sem maiores danos. Mesmo que o boneco fosse danificado, os responsáveis deveriam ser detidos, ok. Mas preferiu-se o espancamento dos manifestantes. Cortes, concussões, quedas, pontos, hematomas, terror, trauma, por um boneco gigante inflável de borracha... uma troca justa e humana, como se espera do Estado e do seu aparato de segurança do cidadão. Só que não...

    A contrapartida violenta dos manifestantes não se justifica. Violência nunca é justificável. Quem reagiu foi idiota. E os vândalos mereciam mesmo a prisão. Mas quando entraram em choque, as coisas ficaram "levemente" injustas se comparar bêbados com pedaços de calçada contra policiais treinados, armados e protegidos por escudos...
     
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Acho que a coisa começa a ficar perigosa quando as próprias pessoas não entendem muito bem o porquê de protestar.
    Nesses casos, a força policial tem de ser muito cuidadosa.

    Hoje eu bvi no jornal um fato que aconteceu aqui no Rio e me lembrou um pouco esse caso.
    Na praia de Ipanema, um grupo pequeno de guardas municipais abordaram um banhista que estava com um cachorro na areia da praia, fato que não é permitido.
    O resultado da abordagem foi o ataque totalmente desproporcional de uma turba contra, se não me engano, três agentes.

    O ponto a ser enfatizado nesse caso é que os guardas estavam agindo conforme a lei, visando ao benefício comum.
    Em resposta, as pessoas atiraram cadeiras, côcos, barrascas e tudo mais que estava à mão nos policias.

    Em Porto Alegre, poderia ter acontecido algo muito parecido.
    Imaginem uma patrulha pequena, a pé e sem equipamento de choque ou controle de turba que se depara com um grupo danificando patrimônio público.
    A intervenção é justa e legal. Mas pode descambar para um tumulto generalizado, pois as pessoas extrapolaram o limite entre um protesto pacífico e uma ação ilegal.
     
  7. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    vocer esta falando desse evento, eu acho:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    E não foram 3 agentes, foram bem mais que isso. Eles imobilizaram (!!!) o rapaz e foram arrastando ele para fora da praia. Os banhistas ficaram chocados com a violencia e cercaram os guardas, que sacaram seus cacetes e foram abrindo espaço na porrada, porém os banhistas não pararam e obrigaram os guardas a soltar o rapaz e fugirem para o calçadão. No fim do video não mostra, mas depois que a turba se dissipou, os guardas voltaram para a praia e pegaram um dos rapazes que protegeram o muleque e espancaram ele, levando mais tarde o mesmo para a delegacia.

    E eles NÃO estavam agindo de acordo com a lei. Eles estavam sendo TRUCULENTOS, agindo com violencia desproporcional e causando um incidente totalmente evitavel.
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    O caso em Ipanema não entra tanto nessa discussão de Copa. Ali foi só os agentes do mau-caráter do Dudu Paes querendo mostrar poder numa área do Freixo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar