1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[PROJETO] Arcos de Tópicos

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Edu, 13 Jun 2008.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Edu

    Edu Draper Inc.

    A idéia é criarmos tópicos na AT que tenham temática em comum, com o intuito de podermos abordar diversas facetas de um mesmo assunto do modo mais objetivo e esclarecedor possível.

    Exemplo de Arco de Tópicos (= assunto em comum): Reis de Rohan; Cavalos dos reis de Rohan; Poder efetivo dos reis de Rohan na Terra-média.

    A meu ver qualquer usuário pode criar os Arcos, quer seja membro ou não do TBBC, e independentemente de ter ou não muito conhecimento das Obras, porquê o motivo desses Arcos é apenas plurificar a discussão. Vejo apenas duas exigências a serem feitas:

    1) Que o usuário informe, no fim do primeiro post do tópico, os demais que compõem o Arco.

    Exemplo de caixa com os tópicos que compõem o Arco "Rohan":

    2) Que haja algum critério para se incluir tópicos no Arco, senão estaremos fazendo apenas uma categorização/listagem da AT (porquê TUDO sobre Rohan poderia ser incluído no Arco sobre o assunto, desde "Qual a cor do cabelo de Éomer?" até "Origens etimológicas do nome Snawmana". That's a problem! [Veja adiante]

    Sendo assim, os Arcos de Tópicos podem ter duas funções básicas: a) criar um elo entre diferentes discussões sobre assuntos que têm grande correlação; b) ser uma lista de tópicos sobre assuntos que têm grande correlação.

    Agora, o pequeno problema relacionado ao item 2 acima: se os Arcos passarem a se comportar como listas, teremos que ter um Index pra organizar a coisa toda (contendo, por exemplo, os tópicos que compõem os Arcos Rohan, Gondor, Valinor, etc.). Ele teria que estar em constante atualização, para que os usuários possam se guiar melhor através da AT, o que daria um bom (bom?) trabalho. Se alguém souber como contornar isso, pelo amor do bom Iarwain Ben-adar, me diga!


    Observação: essa idéia não é minha, ela já havia sido comentada por alguém no mega-tópico. Eu apenas dei forma a esses aspectos mais gerais dela. Infelizmente não achei seu autor lá no tópico, então, peço que ele se manifeste para receber os devidos créditos! :mrgreen:
     
  2. Tapio

    Tapio Usuário

    Não sei se é extremamente necessário isso. Bastaria a pessoa fazer uma busca por tags e acharia uma discussão mais desejável. Só resta classificar os tópicos com as tags certas.

    O uso desses arcos pode gerar um "vício de navegação", onde as pessoas seriam, por assim dizer, desestimuladas a usar a ferramenta de busca, que é exatamente o oposto do que a administração deseja, e do que eu mesmo julgo saudável pra um fórum. A ferramenta existe pra facilitar e organizar, e seu uso deve ser estimulado.
     
  3. Edu

    Edu Draper Inc.

    A idéia não é categorizar os tópicos, mas sim criar tópicos com assuntos semelhantes, formando um arco temático.

    EDIT. Isso se o tema precisar de e valer um arco, etc.
     
  4. Tapio

    Tapio Usuário

    Hum. Desse jeito talvez.

    Mas, talvez por ser muito cético, não acredito muito nisso, a não ser pra muitos floodarem. Porque impedir um tópico de mudar de assunto bruscamente é um trabalho deveras hercúleo.
     
  5. Edu

    Edu Draper Inc.

    Esse é o problema, muito embora o projeto seja bacana no que diz respeito à termos diversas discussões tematicamente iguais acontecendo ao mesmo tempo e se desenvolvendo distintamente, conforme as pessoas prefiram postar em uma ou em outra.
     
  6. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Eu acho que é uma boa idéia pois possibilita várias discussões sobre um mesmo tema, assim promovendo um maior intendimento do mesmo. Além de evitar que o assunto de um tópico se desvie muito. Porém acho que os problemas levantados pelo Tapio, são eminentes, e exigiram uma "prudêcia grande dos membros do fórum.

    Teríamos que selecionar com cuidado tópicos que realmente tivessem "arcos", porque do contrário, estariamos criando discussões sem fundamento. :mrgreen:
     
  7. Edu

    Edu Draper Inc.

    Sim. A única solução que vejo é a seguinte: o VTBBC escolher os tópicos que participarão dos Arcos. Qualquer usuário poderia solicitar que um outro tópico entrasse no Arco, desde que (a priori):

    a) o tópico fosse dele;
    b) ele o enquadrasse nos padrões do Projeto Arcos de Tópicos (formatação, perguntas, etc.)

    Aliás, não vejo problemas em criarmos apenas tópicos novos para esse projeto, pois eles estariam em uma formatação nova. A "indexação" de muitas discussões também poderia servir para contribuir com a própria AT, no que diz respeito à estabelecer um guia para os usuários.
     
  8. Tapio

    Tapio Usuário

    Hum, desse jeito pode dar certo. Eu levantei aquilo pensando no cenário atual do fórum e tal, e não visando uma formatação diferente nos tópicos.
     
  9. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Eu gostei das condições propostas pelo Caranthir, porém eu acho que há tópicos que podem ser bons e que serima disperdiçados caso o dono não se lembre ou coisa assim. Então que seria legal se qualquer um pudesse sugerir tópicos. Aí para não violar "direitos autorais", pedimos autorização.

    As vantagens desse método é que todos poderiam procurar e sugerir bons tópicos, expandindo os horizontes. :mrgreen:
     
  10. Edu

    Edu Draper Inc.

    Será preciso algumas alterações nos tópicos para que se enquadrem no novo formato de discussão, para tornar a coisa mais abrangente, podemos, em vez de permitir que só os criadores dos tópicos os indiquem, deixar que todo o mundo o faça e pedir à moderação da AT que faça as alterações...
     
  11. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Por mim OK Caranthir. Mas quando você fala em alteraçõs, especificamente você se refere a que ? :think:
     
  12. Edu

    Edu Draper Inc.

    Olha, quando eu crio um tópico lá na AT tento "direcionar a discussão ampliando-a". Um exemplo é esse meu tópico
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Diante da pergunta dele, "E se... Melkor fosse um maia?", as pessoas provavelmente só diriam coisas idiotas, como "Ah! Ele seria muito mais fraco!", "Nossa! Ele seria muito mais fraco que os valar e poderia sucumbir à eles!", "Uh! Ele seria mais fraco que Manwë!", etc. (tá certo que eu exagerei nos exemplos, mas é mais ou menos isso o que acontece...). O que eu pretendo é apenas fazer perguntas decentes, de modo a fazer as pessoas pensarem, se questionar sobre o tema, etc. Ou seja, estabelecer um modelo para que determinado assunto seja discutido sem que isso signifique ater as respostas ao tópico apenas à ele =]
     
  13. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Entendi. E agora farámos uma avaliação dos tópicos por sugestão e votação ? E se sim, a votação seria feita aqui no clube, ou seria aberta ? :think:
     
  14. Edu

    Edu Draper Inc.

    As pessoas sugerem e o(s) membro(s) do VTBBC/a moderação da Área Tolkien, encarregado de montar os Arcos, selecionam, aprovando ou não as sugestões.
     
  15. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Alguém se disponibiliza a retomar?
     
  16. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Sinceramente, não achei a ideia muito boa...
     
  17. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Boa eu achei.... mas o trabalho é intenso!
     
  18. ALF

    ALF The Proudest Monkey!!

    Esse projeto é muito complexo. Acho que por enquanto deve ser trancado pelos seguintes motivos:

    1 - Vai dar muito trabalho fazer isso;
    2 - Vai consumir muito recurso, coisa que não temos no momento;
    3 - Corre um grande risco de criar "mais do mesmo" numa área que está ficando saturada de tópicos com discussões "monofrásicas";
     
  19. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Trancado!
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar