• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Procurando livros parecidos com Demian de Hermann Hesse

Gui Rimbaud

Usuário
Faz um tempo que li Demian e percebi que certas características do livro são muito do meu gosto, e eu ando procurando um livro que tenha certas características específicas:
• Dois jovens muito amigos que amadurecem juntos e vivem seus dias pensando, refletindo, felizes, melancólicos, meio coming of age mas não exageradamente coming of age
• Uma escrita bem marcante mais puxada pra um modernismo/surrealismo/ ou realismo mágico dando ênfase em coisas como cores, sensações, paisagem, formas, animais peculiares numa estranheza misturada ao ambiente urbano, gosto muito dos Beatniks, de James Joyce, de certas coisas de Oswald De Andrade, do próprio Herman Hesse, Torquato Neto, Jorge Mautner...
• Tem de ser bem delicado e emocional, uma sensibilidade bonita misturada a escrita que as vezes é louca, caótica, engraçada...

Eu já li Siddharta do Hermann, é parecido mas não é bem o que eu quero, tem IT e O Corpo do Stephen King e As Vantagens de Ser Invisivel que gosto tbm mas já é bem coming of age no caso, também não é tanto o que eu quero apesar de ter muitos elementos que se encaixam no que eu tô procurando

Obs: pode ter bromance se for o caso
 
Não chegam a se encaixar perfeitamente em todas as características que você citou mas pensei em O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger e O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini. Se lembrar de mais algum eu posto aqui.
 
Não chegam a se encaixar perfeitamente em todas as características que você citou mas pensei em O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger e O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini. Se lembrar de mais algum eu posto aqui.
Conheço ambos, tenho até o pdf do primeiro, um dia leio, valeu pela resposta

Mas acho que o Caçador de Pipas não deve fazer muito meu gosto, o Apanhador no Campo de Centeio eu deva curtir mas eu ainda to procurando algo mais estético talvez não sei explicar ksksks mas de qualquer forma, foi bom tu ter lembrado deles, tem sinopses interessantes e já estão na minha lista kssk
 
Ah, lembrei de Quem É Você, Alasca?, do John Green. Quando li achei que seria só um livro engraçadinho e leve mas acabou sendo muito mais emocional e reflexivo do que eu pensava (apesar de ter sim várias cenas hilárias hehe).
 
Ah, lembrei de Quem É Você, Alasca?, do John Green. Quando li achei que seria só um livro engraçadinho e leve mas acabou sendo muito mais emocional e reflexivo do que eu pensava (apesar de ter sim várias cenas hilárias hehe).
Ta na minha lista, parece ser sensacional ksks um dia leio
 
Pensando no assunto, acho que Harry Potter se encaixa também caso você ainda não tenha lido, principalmente a partir do terceiro livro da série. Mas se for ler comece pelo primeiro livro, claro.

O Pintassilgo, de Donna Tartt, pra mim é um livro nota 10/10, a prosa é muito muito boa, os personagens, a história, tudo nesse livro é incrível.

Toda a Luz que Não Podemos Ver, de Anthony Doerr é outro livro que pra mim é nota 10/10. Se passa na Segunda Guerra Mundial e tem várias das características que você citou. Sério, acho que esse você vai amar, é um dos livros que mais me marcaram.
 
Pensando no assunto, acho que Harry Potter se encaixa também caso você ainda não tenha lido, principalmente a partir do terceiro livro da série. Mas se for ler comece pelo primeiro livro, claro.

O Pintassilgo, de Donna Tartt, pra mim é um livro nota 10/10, a prosa é muito muito boa, os personagens, a história, tudo nesse livro é incrível.

Toda a Luz que Não Podemos Ver, de Anthony Doerr é outro livro que pra mim é nota 10/10. Se passa na Segunda Guerra Mundial e tem várias das características que você citou. Sério, acho que esse você vai amar, que é um dos livros que mais me marcaram.
Harry Potter não gosto e acho que não se encaixa, não é a vibe que eu curto.

Pintassilgo conheço e quero ler ksks
Toda luz que não podemos ver não conhecia, irei dar uma olhada, me interessou, vlww
 
Lembrei de outro já que você citou It, do Stephen King: Novembro de 63, do prórpio King. Bom demais esse livro e o final é simplesmente perfeito (não vou dar spoilers, claro, a graça está em se surpreender, senão estraga). Se você gostou do It vai gostar desse, inclusive tem umas referências hehe.
 
Sempre indico O bosque das ilusões perdidas, do Alain-Fournier. Li ano passado, e entrou pros meus preferidos. É um típico romance de formação e traz essa relação de amizade e amadurecimento.

Alguns livros que eu adoro, e que não são necessariamente romances de formação, mas são histórias de infância e adolescência:

Menino de lugar nenhum, do David Mitchell
Mãos de cavalo, do Daniel Galera
A cidade e os cachorros, do Mario Vargas Llosa
A morte do pai (especialmente na segunda parte) e A ilha da infância, ambos do Karl Ove Knausgard
Não me abandone jamais (especialmente na primeira parte) e Quando éramos órfãos, do Kazuo Ishiguro
Deixa ela entrar, do John Ajvide Lindqvist
 
Última edição:
Lembrei de outro já que você citou It, do Stephen King: Novembro de 63, do prórpio King. Bom demais esse livro e o final é simplesmente perfeito (não vou dar spoilers, claro, a graça está em se surpreender, senão estraga). Se você gostou do It vai gostar desse, inclusive tem umas referências hehe.
Sempre indico O bosque da ilusões perdidas, do Alain-Fournier. Li ano passado, e entrou pros meus preferidos. É um típico romance de formação e traz essa relação de amizade e amadurecimento.

Alguns livros que eu adoro, e que não são necessariamente romances de formação, mas são histórias de infância e adolescência:

Menino de lugar nenhum, do David Mitchell
Mãos de cavalo, do Daniel Galera
A cidade e os cachorros, do Mario Vargas Llosa
A morte do pai (especialmente na segunda parte) e A ilha da infância, ambos do Karl Ove Knausgard
Não me abandone jamais (especialmente na primeira parte) e Quando éramos órfãos, do Kazuo Ishiguro
Deixa ela entrar, do John Ajvide Lindqvist
Obrigado pelas várias dicas, darei uma olhada em todos
 
On the Road, do Kerouac, possui as três características — de forma bem marcante, aliás — citadas por você no primeiro post.
 
Só um tipo de risada, variação de "kkk"

tenor.gif
 
Acho que não conheço nada que se enquadre nessa descrição aí, e provavelmente só exista o Demian mesmo haha (se tiver sido escrita com base nele, de fato); mas, puxando pela memória, conheço algumas coisas mais ou menos intimistas que tratam ou de alguma autodescoberta ou de alguma forma de amadurecimento (não necessariamente passagem da adolescência para a vida adulta), e com grande valor estético (mesmo sem entrar nesses pormenores de estilo que você parece buscar). Você poderia talvez procurar alguma resenha sobre estes e ver se algum desperta curiosidade.

O encontro marcado (Fernando Sabino)
O diabo no corpo (Radiguet)
Alexis (Marguerite Yourcenar)
Asas (Mikhail Kuzmin)
 
Faz um tempo que li Demian e percebi que certas características do livro são muito do meu gosto, e eu ando procurando um livro que tenha certas características específicas:
• Dois jovens muito amigos que amadurecem juntos e vivem seus dias pensando, refletindo, felizes, melancólicos, meio coming of age mas não exageradamente coming of age
• Uma escrita bem marcante mais puxada pra um modernismo/surrealismo/ ou realismo mágico dando ênfase em coisas como cores, sensações, paisagem, formas, animais peculiares numa estranheza misturada ao ambiente urbano, gosto muito dos Beatniks, de James Joyce, de certas coisas de Oswald De Andrade, do próprio Herman Hesse, Torquato Neto, Jorge Mautner...
• Tem de ser bem delicado e emocional, uma sensibilidade bonita misturada a escrita que as vezes é louca, caótica, engraçada...

Eu já li Siddharta do Hermann, é parecido mas não é bem o que eu quero, tem IT e O Corpo do Stephen King e As Vantagens de Ser Invisivel que gosto tbm mas já é bem coming of age no caso, também não é tanto o que eu quero apesar de ter muitos elementos que se encaixam no que eu tô procurando

Obs: pode ter bromance se for o caso

Eu não li Demian ainda. Está juntando poeira digital no meu kindle tem mais de ano. E também não li absolutamente nada do Hesse. Então, não sei se se enquadraria bem no que você está querendo.

Sobre o primeiro item, essa amizade... pode ser com um amigo imaginário? Ou então, pode ser sobre a amizade de uma criança e um adulto?
As duas coisas você encontra em Meu Pé de Laranja Lima, do José Mauro de Vasconcelos. Acho que o livro se enquadra, sobretudo, no terceiro item que você elencou: é de uma sensibilidade muito tocante, muito marcante. Li no ano passado e gostei muito mesmo.

OFF: peguei a dica do @Jacques Austerlitz sobre O Bosque das Ilusões Perdidas.
 
Eu não li Demian ainda. Está juntando poeira digital no meu kindle tem mais de ano. E também não li absolutamente nada do Hesse. Então, não sei se se enquadraria bem no que você está querendo.

Sobre o primeiro item, essa amizade... pode ser com um amigo imaginário? Ou então, pode ser sobre a amizade de uma criança e um adulto?
As duas coisas você encontra em Meu Pé de Laranja Lima, do José Mauro de Vasconcelos. Acho que o livro se enquadra, sobretudo, no terceiro item que você elencou: é de uma sensibilidade muito tocante, muito marcante. Li no ano passado e gostei muito mesmo.
Wow, legal, pode sim ser com amigo imaginario, gosto muito da ideia até, eu já ouvi falar nesse livro mas por algum motivo nunca dei atenção, vou dar uma olhada, valeuu
 
As duas coisas você encontra em Meu Pé de Laranja Lima, do José Mauro de Vasconcelos. Acho que o livro se enquadra, sobretudo, no terceiro item que você elencou: é de uma sensibilidade muito tocante, muito marcante. Li no ano passado e gostei muito mesmo.

OFF: peguei a dica do @Jacques Austerlitz sobre O Bosque das Ilusões Perdidas.
Minha professora leu esse pre gente na quarta série. Choro até hoje.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo