• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeiro teaser trailer da série

Capa da página da série no Facebook:

273908457_2987517721561391_4508951154708592938_n.jpg


Armenelos?
Eu diria Eldalondë ou Andúnië
 
Criando coragem para ver esse trailer, mas não quero ver o trailer, quero sentir a mesma sensação que tive ao ver o primeiro filme do Senhor dos Anéis, sem perspectiva alguma.
 
Pensei em Sauron escapando em um estilhaço da queda de Númenor. Mas creio que seja muito cedo pra figurar já na primeira temporada.
 
Intrigante o mistério do meteoro e do indivíduo que cai com ele... Disseram que será o mesmo que empunha a maçã

Será? Sendo a maçã um ícone que representa a imortalidade?


Boa hipótese. Ainda mais porque há trecho em que é dito que Sauron, ao se figurar como Annatar, meio que antecipou o que os Valar fariam com os magos. Faz sentido, ao invés de um sujeito bonitão, um mago velhinho enganador. Até meio que pra enganar o espectador junto com os personagens....
 
Criando coragem para ver esse trailer, mas não quero ver o trailer, quero sentir a mesma sensação que tive ao ver o primeiro filme do Senhor dos Anéis, sem perspectiva alguma.
Entendo isso. Li O Hobbi sem nenhuma perspectiva e foi surpreendente e maravilhoso.
 
Pensei em Sauron escapando em um estilhaço da queda de Númenor. Mas creio que seja muito cedo pra figurar já na primeira temporada.
Ou Sauron ficando amnésico, caindo na Terra, depois de tentar deixar Arda e se estropiar todo bem a la teoria dos terraplanistas...
:P
 
Vi uma vez o trailer e precisaria ver mais vezes para entender melhor e opinar, mas sei lá. Me parece uma metralhadora de Red herrings e talvez eu nem deva ficar vendo pelo em ovo agora e só devesse ver quando a série sair mesmo.
 
Vi de novo e errrrrr....

season 2 nbc GIF by The Good Place



achei muito CGI e com grande potencial de estar mais do lado "o hobbit" do que "senhor dos aneis" numa escala que seria algo assim:


|........|........|........|........|........|........|........|........|........|........|........|........|........|........|........|
hobbit ___________ série da Amazon??? ______________________ senhor dos aneis




Galadriel e Elrond não seriam JOVENS IMATUROS naquela época, eles fariam sentido na cabeça dos produtores como "MAIS JOVENS" do que a gente viu antes. Assim como fizeram no hobbit com o Legolas e o Thranduil. Cacete, produtores.

A imortalidade dos elfos dá oportunidade para narrativas muito interessantes. Nem tudo se resume a "se o personagem era mais jovem, precisamos transformá-los em jovens adultos com arcos de desenvolvimento de personagem a todo custo" quando o "desenvolvimento" desses personagens se deu láá atrás na primeira era. E isso sem nem falar na catástrofe que vai ser essa compressão da linha do tempo.

Estou sendo grumpy, mas não consigo dizer que confio nessa série. Tudo que eles lançam grita caça níquel. É tanto playing safe que no fim talvez não seja tão safe. Parece que falta confiança no próprio taco, ao deturpar personagens já estabelecidos em outras adaptações. Não tenho nada contra uma Galadriel guerreira, mas acho que uma Galadriel acrobata seria bem nada a ver. A travessia dos elfos foi difícil, mas não poderia ser algo quase impossível a ponto de não permitir que pessoas """normais""" atravessassem, porque aí já perde minha suspensão de descrença. Agora vão tentar me convencer de que um povo élfico inteiro, com algumas crianças e tudo (suponho), todos vestidos com armaduras completas, subiram a montanha de gelo no estilo filme de ação?

Tá certo que o exagero das habilidades élficas, principalmente do Legolas, era divertidinho no senhor dos aneis (o senhor dos aneis deu umas exageradas mas não a ponto de estragar os filmes, já o hobbit exagerou a ponto de estragar a coisa para mim). Mas não se sustenta uma história em que TODOS os elfos eram stunt doubles.

Os elfos são a espécie do "aspiration", dos sonhos molhados de todo mundo, isso é certo. Mas o que torna eles tão interessantes é justamente que a habilidade física ainda é um complemento a uma sabedoria que só é possível porque eles vivem milhares de anos. O mais interessante é justamente o mistério do que se passa na cabeça de quem viveu 5000 anos.

E, claro, a parte da sociedade deles encarregada de lutar vai lutar muito bem, porque eles estão praticando há mais tempo do que qualquer mortal. Mas não tentem me convencer que toda uma sociedade élfica consegue escalar uma montanha de gelo como a Galadriel faz no trailer.

E, sei lá... tem imagens legais aqui e ali, mas a produção não parece ser feita pelas mesmas pessoas, parece que tem algo faltando no ar, talvez seja a pré produção, talvez seja a pós produção, mas parecia que o que era feito pelo Peter Jackson e cia - até o hobbit!!! - tinha mais worldbuilding nos detalhes de cada cenário, um clima de "realmente, este é outro universo, mais antigo, mais mágico, mais lendário".

Pode ser que isso seja resultado da pós produção das trilogias também, com o bom uso da técnica de colorir as cenas em pós produção. Vi um vídeo muito bom sobre isso:





Sigo com a fortíssima impressão de que hollywood & cia não sabem lidar com a IDEIA da imortalidade dos elfos, talvez por medo que o público não consiga entender, e talvez porque eles mesmos não conseguem abrir aquelas cabeças duras deles.

Eu SONHO com o dia em que todos, eu disse TODOS os elfos adultos sejam feitos por atores mais ou menos da mesma idade. Independentemente de serem pais ou filhos entre si. Esse vai ser o dia em que eles talvez tenham entendido como a coisa funciona.
 
Última edição:
Continuando (eu estava editando meu post, mas vou continuar aqui agora).

Como falei acima, os elfos são a espécie do "aspiration", dos sonhos molhados de todo mundo, e achei ótimo que um ator negro esteja nessa posição. Estava mais do que na hora de termos personagens negros associados ao que existe de mais "aspirational" no nosso imaginário coletivo.

Vídeo da rainha Contrapoints, vejam entre 21:30 e 28:10 -



Ela fala sobre como foi importante como narrativa o clipe da Beyoncé no Louvre. Acho que sobre essa história toda de elfos negros basta assinar embaixo de tudo que a Contrapoints disse e com isso posso seguir reclamando da incapacidade de produtores de filmes e séries blockbusters de lidar com a idade e o arco de desenvolvimento de personagens élficos.
 
OK, agora que já falei sobre como o elfo negro não entra na minha crítica - aliás, pelo contrário, a cena dele é uma das únicas que me passou aquele feeling da trilogia original, assim como a cena que sobrevoa a cidade, que está linda - posso continuar com meu argumento.

Como eu vinha dizendo, sigo com a fortíssima impressão de que hollywood & cia não sabem lidar com a IDEIA da imortalidade dos elfos, e queria que todos os elfos fossem atores de entre, sei lá, 20 e 30 anos, talvez com a exceção dos elfos que excepcionalmente envelheceram, tipo os que foram torturados em Angband ou o Círdan, que tinha barba e parecia mais velho.

Olhem que coisa linda é o Athrabeth, o diálogo de Andreth e Finrod sobre a natureza da mortalidade e da imortalidade e sobre como elfos e homens encaram a vida, o universo e tudo mais a partir das experiências deles.

Claro que eu não tenho ilusão alguma que um produtor da Amazon fosse conhecer algo tão escondido no HoME, mas uma pessoa minimamente razoável que leia o senhor dos aneis e o silmarillion conseguiria captar a ideia da coisa.

Desde a sociedade do anel eu acho muito significativo e preocupante que a idade dos elfos é RELATIVA. O referencial de qual ator vai fazer cada elfo tem a ver com os FAMILIARES do personagem. Que lambança.

Querem um exemplo?

Elrond e Arwen. Elrond tem mais ou menos 6500 anos no senhor dos aneis. O ator Hugo Weaving tinha mais ou menos 40 anos. Já Arwen tinha mais ou menos 3000 anos e Liv Tyler tinha mais ou menos 23 anos na trilogia.

Eu defendo que os atores deveriam ter a mesma idade, mais ou menos. No mínimo Elrond não deveria parecer ter idade para ser o pai da Arwen, de propósito. "Ah, mas o público ia estranhar". É PARA ESTRANHAR! Isso faz parte do worldbuilding: elfos são imortais. Isso faz a gente sentir o mesmo senso de estranhamento e deslumbre que o Sam quando chega a Rivendell e vê os elfos.

Mas não tiveram coragem de fazer isso.

Depois vem o Hobbit. Legolas tinha mais ou menos a mesma idade da Arwen, e Orlando Bloom tem a mesma idade de Liv Tyler. Lee Pace, que faz Thranduil, é mais novo que eles! O que é ótimo, faz sentido. Ele parece mais velho que o Legolas no filme, mas ok, vou dar o crédito.

Agora a série da Amazon. Na segunda era temos dois personagens queridos e conhecidos do público que só viu os filmes: Elrond e Galadriel. Até aí tudo bem. Faz sentido eles estarem na série, e até faz sentido eles serem personagens centrais. Mas para hollywood os personagens centrais precisam ter arcos de desenvolvimento, precisam partir de um ponto "problemático" e evoluir como pessoas.

Daí vem a série e resolve comprimir a linha do tempo.

Elrond e Galadriel já têm uns bons milhares de anos de idade. A evolução da vida élfica, pelo que me lembro, é de ser criança e adolescente por uns 100 anos e depois virar adulto "de verdade" com uns 300 anos, algo assim (impressões minhas).

Eles já eram adultos há muito tempo na segunda era.

Mas OK, a série mostra cenas da primeira era - acho que vão ser flashbacks curtos por motivos legais dos direitos de adaptação.

Mas ainda assim... Galadriel como imatura impulsiva, Elrond como aspirante a político manipulador... O problema talvez nem seja tanto que tenham colocado esses personagens nessas gavetinhas, mas o medo que eu tenho com o clichê desse "tipo" de personagem. Já consigo imaginar o arco de de desenvolvimento deles, e não faz sentido nenhum.

Mais uma vez: a base para a "decisão" de qual idade eles terão e quais serão os conflitos desses personagens não é feita com base no que faz sentido na linha do tempo da vida e do desenvolvimento desses personagens, mas sim com um critério comparativo, isto é: a série ignora que eles não são "jovens" porque o que interessa é que eles são "mais jovens do que no senhor dos aneis", o que dá a oportunidade de contar uma história de "como eles se tornaram quem a gente viu no senhor dos aneis". E o perigo está na linha do tempo comprimida e pela justificativa dos meios pelos fins.

Acho que essa série teve uma pré produção corrida demais e acho que isso vai ser visível no resultado final. Tudo corrido demais, sem tempo para uma reflexão essencial para dar alma a esse projeto.



Aliás, boa parte do que eu venho reclamando pode ser explicado pela analogia das gavetinhas.

Vamos ter a gavetinha dos proto-hobbits, a gavetinha dos anões, a gavetinha da espada-que-foi-quebrada, a gavetinha de um pseudo-Aragorn, e por aí vai... Fins que justificam os meios. Receita pronta pra dar ruim.
 
De todo o trailer, essa é uma das cenas que mais me chamou atenção. Parecem ser o hobbit e a criatura que veio do espaço, imediatamente após a queda do cometa, né?


Outra imagem interessante:
Imagem



Este tweet está muito bom: "While I aesthetically LOVE long elvish hair, it makes soooo much sense for a generation of elves at constant war to have short hair. Actually it would be to show elves growing it out during peace and then cutting it short for battle, if that’s the idea they’re going with."


Achei bem interessante MAS PORÉM TODAVIA se tem UMA coisa clichê sobre os elfos que eu acho que eles deviam manter são os cabelos longos dos elfos. Inclusive o elfo negro, seria legal ele de cabelos longos. Isso contribui para esse ar que o Tolkien chamava de faerie ou algo assim.

Mas a cena dos elfos cortando os cabelos em época de guerra e deixando crescer em época de paz seria lindo. Mas né a linha do tempo vai ser comprimida então nem ia dar tempo de mostrar vários períodos de paz ou de guerra.

Eu realmente detestei essa história de comprimir a linha do tempo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo