• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito no SdA

Ainda mais que os escravos de Melkor e de Sauron não tinham "cor, língua nem religião" e também não tinham raça definida, tudo o que fosse inimigo virava escravo, é o conceito do prisioneiro de guerra e não do escravo como os negros no Brasil.
 
em 2002 ja havia registro de um post tão idiota quanto esse...e a solução seria ter dado um "toque to Tolkien" instituir um - sistema de cotas - muito em moda nos dias atuais...:think:
 
Calimbadil o fiel disse:
Ainda mais que os escravos de Melkor e de Sauron não tinham "cor, língua nem religião" e também não tinham raça definida, tudo o que fosse inimigo virava escravo, é o conceito do prisioneiro de guerra e não do escravo como os negros no Brasil.

Diferente pq? Os escravos negors que vinham da àfrica eram prisioneiros de guerra. Guerras entre eles mesmos! os portugues (e outros que lá passavam) faziam aliança com algumas tribos e pagavam pelos capturados dessas brigas. Claro que tinham os caçadores; mas boa parte era prisioneiro de geurra mesmo!
 
Sim mas estes prisioneiros africanos eram capturados para o comércio, já Morgoth capturava pra infernizar mesmo e não pra ter mão-de-obra.
 
Calimbadil o fiel disse:
Sim mas estes prisioneiros africanos eram capturados para o comércio, já Morgoth capturava pra infernizar mesmo e não pra ter mão-de-obra.
é...tenho que concordar.. Melkor não fazia contrabando de escravos... E na verdade nem dá pra dizer que Melkor era preconceituoso porque ele não gostava de ninguém, se bobear ne dele...
 
Daí já vira o Gollum que se amava e se odiava, que amava e odiava o anel, e vocÊ sabe que essa história de se amar e se odiar faz dele um cara meio piradinho né?:mrgreen::mrpurple:
 
Calimbadil o fiel disse:
Sim mas estes prisioneiros africanos eram capturados para o comércio, já Morgoth capturava pra infernizar mesmo e não pra ter mão-de-obra.

Quem vc acha que forjava as armas e armaduras do exército de Melkor? Quem providenciava comida? Quem carregava as pedras pra construir as torres?

É dito no Silma que os elfos e homens trabalhavam nas minas...
 
Sim mas se ele quisesse poderia colocar orcs lá. A escravidão com Melkor visa atormentar mesmo, mais do que tirar proveito, e também criar espiões como também é dito no Silma, algo como os povos não acolhiam os andarilhos antes conhecidos por medo destes terem se tornado espiões de Morgoth.
 
Bicho: escravo é escravo. Prisioneiro é prisioneiro.

Se o cara é obrigado a trabalhar é escravidão (tudo bem que também é uma punição) agora se o cara apenas fica preso sendo "sacaneado" (ex: Maedhros) é prisão mesmo.

Melkor escravizava mesmo, fazia os caras trabalhar até a morte (tá no Silma isso também). Só os que mais o deixavam puto é que ele dava tratamento especial!
 
Bom o objetivo era mostrar que Melkor escravizava qualquer um, e dava tratamento especial pros indivíduos que causaram problemas adicionais pra ele. Então, sem preconceito.
 
Ah sim! Isso eu concordo... não havia a idéia que certo etnia ou raça era inferior a outra. Na verdade só que os Homens (no geral) eram amis fracos e propensos ao mal!
 
Tem gente que cresceu com o preconceito fazendo parte da vida, e acha isso supernormal... acho sim que ele era preconceituoso, mas pega mal explicitar isso, né?
 
Arwen de Imladris disse:
Tem gente que cresceu com o preconceito fazendo parte da vida, e acha isso supernormal... acho sim que ele era preconceituoso, mas pega mal explicitar isso, né?

Não, isso não pega mal. Fóruns de debates são assim mesmo: sempre existem aqueles assuntos meio "tabus", mas aqui vc pode ter certeza que opiniõessão sempre bem vindas. Desde que seja mais que achismos.

O problema é que isso já fo debatido várias vezes, e em TODAS acabou-se por chegar num consenso que não havia preconceito na Obra. Agora novos argumentos e/ou fatos são sempre bem vindos!
 
Arwen de Imladris disse:
Tem gente que cresceu com o preconceito fazendo parte da vida, e acha isso supernormal... acho sim que ele era preconceituoso, mas pega mal explicitar isso, né?

não concordo só acho q ele retratou o mundo a sua volta , o preconceito era parte disso
 
Passamos o tópico dizendo que o mestre não era preconceituoso, não tem preconceito no SDA que se relacione às etnias do nosso mundo, e mesmo que tivesse poderia ser por puro deslize e não algo intencional.
 
é.. ele era racista, não gostava de mulheres..
o povo entra, fala mal do cara, mas tá dando dinheiro pra família dele, comprando o livro. Pq não ler, aprender o que se deve aprender com o livro e deixar esse assunto de "preconceito sdazistico" enterrado junto com aquele que segue, na lápide: Beren e Luthien?
unidos venceremos!
 
Com toda sinceridade eu não creio que haja algum tipo de preconceito por parte do Tolkien.
Pra mim o Tolkien apenas relatou sociedades com defeitos e qualidades, como qualquer outra que conhecemos atualmente, só que com uma atmosfera mas mágica.
Se fosse tudo perfeito não haveria história pra contar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo