• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito no SdA

Ramalokion disse:
Não, não... vocês estão confundinfo. Os elfos da mitologia nórdica não tem anda com elfos de Tolken; os elfos nórdicos eram amis parecidos com aquele do harry Potter (eu não entendo nada do bruxinho, ams eu vi o filme que aparece...).

Tolkien se baseou em lendas antigas para criar uma Mitologia para a Inglaterra. Não tem muito o que discutir, e isso já foi dito: como cargas d'água colocar negros, asiátcos e indios num país que sempre teve população branca??

Cara, na verdade naum foi assim não. Os elfos descritos no Eda Antigo naum eram seres tipo elfos domésticos. Eram-sim- seres de aparencia humana, mas com um brilho especial, enfim, uma raça diferente, e naum uns duendezinhos ridículos. Pelo menos a informação que eu tenho é esta.

E pra vcs terem uma idéia, a estória de O Hobbit é praticamente um plágio de uma das estórias do Eda Antigo. Esta história fala tbm sobre um dragão que guarda um tesouro roubado de uma outra raça. Pra resumir tudo, um herói tem de ir atrás do dragão e recuperar o tesouro. É verdade tbm que está estoria do Eda tem MUITAS versões, mas isto naum muda o fato de que Tolkien se inspirou nela para escrever O Hobbit. E mais: todos os anões de O Hobbit são descritos nesta estória, inclusive seus nomes, e tbm o de Gandalf, que era um misto de elfo e humano, eu acho...

Enfim, Tolkien se inspirou nestas estórias escandinavas para fazer sua obra. Mas, calmalá: NÃO APENAS NELAS! Estou só dizendo que o Eda foi a PRINCIPAL fonte de inspiração.
 
Amrod Fefalas disse:
Cara, na verdade naum foi assim não. Os elfos descritos no Eda Antigo naum eram seres tipo elfos domésticos. Eram-sim- seres de aparencia humana, mas com um brilho especial, enfim, uma raça diferente, e naum uns duendezinhos ridículos. Pelo menos a informação que eu tenho é esta.

E pra vcs terem uma idéia, a estória de O Hobbit é praticamente um plágio de uma das estórias do Eda Antigo. Esta história fala tbm sobre um dragão que guarda um tesouro roubado de uma outra raça. Pra resumir tudo, um herói tem de ir atrás do dragão e recuperar o tesouro. É verdade tbm que está estoria do Eda tem MUITAS versões, mas isto naum muda o fato de que Tolkien se inspirou nela para escrever O Hobbit. E mais: todos os anões de O Hobbit são descritos nesta estória, inclusive seus nomes, e tbm o de Gandalf, que era um misto de elfo e humano, eu acho...

Enfim, Tolkien se inspirou nestas estórias escandinavas para fazer sua obra. Mas, calmalá: NÃO APENAS NELAS! Estou só dizendo que o Eda foi a PRINCIPAL fonte de inspiração.

As vezes eu levo sorte! Ia procurar os textos sobre esse assunto mas antes resolvi olhar o Fórum.

Cara dá uma olhada no post do Deriel no tópico "Númenor: Atlantida de Tolkien"

Lá está bem resumido o que eu queria te falar! :mrgreen:
 
Ramalokion disse:
As vezes eu levo sorte! Ia procurar os textos sobre esse assunto mas antes resolvi olhar o Fórum.
É o que os moderadores sempre dizem...:lol:

Mas ainda acho que, pra quem não leu o livro, fica parecendo que tem um certo preconceito... Agora quem leu, afirmar que há preconceito por parte de Tolkien é brincadeira,...

Desculpa, é que não me conformo, sempre que falo de Tolkien com alguém que não conhece a história, me vem com essa de Preconceito.
 
Se alguém quer procurar preconceito em livros dá uma olhadinha no mein kampf, aí você vê o que é preconceito, aliás uma tentativa de justificar ações simplesmente inaceitáveis humanamente como o que aconteceu cerca de 15 anos após tal livro ser escrito.
Já Tolkien embora convivesse numa sociedade que ainda não conhecia a declaração dos direitos humanos não era um sujeito racista, embora você note a marginalização dos povos "amarelos" no SDA eles não são tratados como simplesmente desprezíveis, mas apenas bárbaros belicosos e pouco cultos, não que a cor deles fosse a culpa disso, Alguém que lê o livro sem analisá-lo nem percebe tal coisa, só dá atenção à ficção que é excelente por acaso e ignora aspectos como a cor dos númenorianos.


E só lembrando de uma coisinha, Loki, acho que os númenorianos eram os gregos e não os egípcios, mas não importa.
 
Calimbadil o fiel disse:
E só lembrando de uma coisinha, Loki, acho que os númenorianos eram os gregos e não os egípcios, mas não importa.

Cara vc sabe que eu também sempre "imaginei" Gondor como uma cidade grega (mármores brancos... sei lá... os elfos também...)? Mas tem uma das Cartas em que Tolkien fala sobre isso e na parte sobre Gondor ele diz que eles teriam muita coisa dos egipcios, em especial o amor por construções grandiosas, a atenção para os mortos e cosias assim... Veja ele não diz que Gondor é um "Egito", ams que MUITA coisa é semelhante!

Além disso a coroa dos Reis de Gondor é bem parecida com a dos Faraós após a união dos 2 reinos egipcios, alto e tal...

Como Gondor seguiu a cultura numenóriana....
 
Ramalokion disse:
Cara vc sabe que eu também sempre "imaginei" Gondor como uma cidade grega (mármores brancos... sei lá... os elfos também...)? Mas tem uma das Cartas em que Tolkien fala sobre isso e na parte sobre Gondor ele diz que eles teriam muita coisa dos egipcios, em especial o amor por construções grandiosas, a atenção para os mortos e cosias assim... Veja ele não diz que Gondor é um "Egito", ams que MUITA coisa é semelhante!

Além disso a coroa dos Reis de Gondor é bem parecida com a dos Faraós após a união dos 2 reinos egipcios, alto e tal...

Como Gondor seguiu a cultura numenóriana....
Concordo, aliás, já vi em uma revista está mesma análise, comparando os gondorianos aos egípcios, e os Eorlingas(rohan) com os bárbaros...
 
Os carroceiros seriam os hunos que levavam suas yurtas em carroças!
Eu só acho que gondor dista do Egito no que se refere ao rei, pois esse não é o "fiodossol" mas sim um cara normal que dirige seu povo com justiça.
E convenhamos que o Faraó não tava nem aí pros operários né?
 
Post original de Elrohir Tinúviel
Concordo, aliás, já vi em uma revista está mesma análise, comparando os gondorianos aos egípcios, e os Eorlingas(rohan) com os bárbaros...

Se esses bárbaros q vc fala se refere aos nórdicos, vc tá certo...Não me lembro em qual Carta, mas é dito que os eorlingas teriam cultura semelhante à dos póvos nórdicos!!!

Post original de Calimbadil
E convenhamos que o Faraó não tava nem aí pros operários né?

Num sei se era bem assim não, cara...os rituais, onde os Faraós encarnavam os deuses visavam exatamente a proteção do seu povo, a fertilidade da terra e o crescimento de sua "nação"!! O trabalho poderia ser forçado sim, mas a proteção do faraó atingia tb seus operários!!
 
Última edição:
Nórdicos se referindo aos Cavaleiros arianos que povoaram a Europa e não aos vikings escandinavos, pois estes não eram "viciados" em cavalos como os povos das estepes tal como os eslavos e os rus.
 
Calimbadil o fiel disse:
Os carroceiros seriam os hunos que levavam suas yurtas em carroças!
Eu só acho que gondor dista do Egito no que se refere ao rei, pois esse não é o "fiodossol" mas sim um cara normal que dirige seu povo com justiça.
E convenhamos que o Faraó não tava nem aí pros operários né?

Em termos: muitos dos "operários" eram escravos, e os que eram egipcios emsmo recebiam pagamento e tudo... Não era assim tão cruel. Claro que alguns Faraós queriam amis que o povão se danassem, ams muitos davam ajuda ao povo e tal...

Mas aconetce queTolkien NUNCA colcoa essa questão de religião ligada ao Estado; por isso nenhum rei nas Obras tem essa ligação. O mais próximo disso eram os Reis de NUmenor que veneravam Eru...
 
Post original de Calimbadil
Nórdicos se referindo aos Cavaleiros arianos que povoaram a Europa e não aos vikings escandinavos, pois estes não eram "viciados" em cavalos como os povos das estepes tal como os eslavos e os rus.

Sim, sim...achei q tinha ficado claro!!! :mrgreen:
 
Rufgand disse:
Sim, sim...achei q tinha ficado claro!!! :mrgreen:
Pra mim sim mas talvez não pra todo mundo.:beam:


Bem lembrado Loki, Mas ao contrário dos egípcios os númenorianos não eram vidrados em Eru, e viviam em favor deles mesmo.
 
MAs creio que em Númenor não havia escravos né?
Faz tempo que li, mas não me recordo disso. Aliás tirando Sauron e melkor, ninguém mais na Arda tinha escravos né?
 
De fato os númenorianos não eram escravistas, mas nenhum povo que conhecemos e que teve alguma importância deixou de ter escravos ou de pelo menos vende-los.
 
Calimbadil o fiel disse:
De fato os númenorianos não eram escravistas, mas nenhum povo que conhecemos e que teve alguma importância deixou de ter escravos ou de pelo menos vende-los.
Sim, mas estou dizendo no SdA,... não tinha nenhum povo escravista né?
 
menegroth disse:
Sim, mas estou dizendo no SdA,... não tinha nenhum povo escravista né?

É realmente, os Númenorians não eram escravagistas :mrgreen: .... bem como quaisquer outros povos, fora os vassalos de Melkor e Cia...
 
Última edição:
Hummm... é os povos "bons" não tinham escravos. Realmente só quem era ligado a Melkor tinha escravos!
 
E também os prisioneiros que eram atormentados nas masmorras de Sauron e Morgoth, pior do que escravos, como Húrin durante 28 anos de cativeiro em Angband.
 
Ramalokion disse:
Hummm... é os povos "bons" não tinham escravos. Realmente só quem era ligado a Melkor tinha escravos!
Escravista foi dose mesmo... Escravagistas... Escravagista... (é pra não esquecer)

Bem, só por ai vc pode ver que preconceito passa longe das obras de Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo