• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito no SdA

Tarim

Já fui Ulmo, o Grande! Agora diminui...
Eu sei que essa questao ja foi levantada mais de um milhao de vezes mas eu vou coloca-la aqui de novo por dois motivos...I-essa noite eu tive um sonho muito pertubador sobre o assunto e II-eu nunca recebi respostas a contento...Vamos la...
Na obra de Tolkien as casas dos Edain amigo dos elfos tinha somente homens brancos, enquanto os negros e amarelos eram viloes e os vermelhos eram selvagens( lembrem- se de Ghan Buri Ghan que se encontra com Theoden).Mesmo se dizendo um anti-racismo, Tolkien viveu na epoca do apartaide e sua postura quanto ao racismo pode ter sido somente para manter uma fama de bom moço e conseguir aprovaçao de seus colegas que tambem tinham essa postura...sera que pode ser isso????
 
Sinceramente, essa pergunta só pode ser respondida pelos filhos do Professor, que passaram mtos anos de sua vida partilhando das opiniões dele.

Não acho que Tolkien tinha essa visão racista levantada por vc e por diversos outros. Vc deve se lembrar, q um dos objetivos de Tolkien ao escrever sua história era o de criar uma origem, uma mitologia para a Inglaterra e para a Europa...partindo do pressuposto que na Europa a população é de raça branca, ele não poderia colocar negros e amarelos para originar a raça branca européia!! Não seria coerente!!

Além disso, para a visão européia do período medieval, os negros, amarelos e "vermelhos" (índios), eram sim raças selvagens, o que pode tb justificar essa diferença!!!

Essa é a minha visão, é claro, já q, além do q escrevi acima, não gosto de pensar em alguém tão culto como racista!!! :mrgreen:
 
Tambem nao gosto de ver o Mestre com esses olhos, mas as evidencias indicam isso...e eu citei que ele era anti racismo, embora tenha levantado a possibilidade de ser faxada
 
Não temos pq acreditar ser uma fachada. Não há nenhum indício disso, pelo contrário as explicações para a ausência ou relação de raças com o mal (Sauron) ou selvageria são totalemnte coerentes com o que ele queria escrever: uma mitologia para a Inglaterra.
 
acho que a unica pessoa que poderia responder a essa duvida morreu em 1972, ou seja o própio Tolkien, mas talvez se for levado em consideração como sempre deve ser levada qualquer obra literária, o conceito socio-histórico da época, ou seja havia uma grande forma de tentar ajudar os judeus depois do holocaustro, e ainda não existia, um liberte os negros da Africa, Tolkien pautou a maioria de suas obras na idéia iluminista do bom selvagem, que implicava que o homem tem a natureza boa, só que influenciado por mentes mais perigosas pode se tornar uma super arma mortifera, ou seja nem tão preconceituosa, mas ao msm tempo prega um preconceito por causa da cor e da mente facilmente influenciavel
 
Nós tivemos, há algum (bom) tempo, uma discussão bem produtiva sobre isso aqui no fórum: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=8533&highlight=racismo

O tópico é legal, vale a pena pelo menos uma olhada. Eu acho esse assunto bem complicado, acho até que o tratei com menos cuidado do que elemerece, naquela época. De qualquer forma, a posição de Tolkien sobre racismo era de ser radicalmente contra. Nós temos sobre isso no Cartas, quando ele ironiza, aparentemente bem aborrecido, uma pergunta de um editor alemão da época do nazismo se o SdA tinha algo de "ariano" (ou algo assim). Além de dispormos da afirmação dele do discurso de despedida do magistério em Oxford, quando ele afirmou ser contra qualquer forma de discriminação étnica.
 
Não sei se foi Tolkien ou Peter Jacson mesmo mas na trilogia de Senhor dos anéis tem um racismo enorme contra os anões.
Afe maria!
Primeiro, os anões são massacrados.
Segundo, gimli só fala besteira na reunião. Depois fica falando besteira o resto da trilogia.
Além de sacaneá-lo o tempo todo, ex: na entrada da floresta negra; na beira do rio quando frodo desaparece; na fortaleza quando ele não consegue ver o exercito;
terceiro: e o fato de que suas senas de luta são piada (ex: contra o troll em moria e contra os wargs)

hahahahaheh, coitado.
 
Olá a todos! Esse "preconceito" contra os anões, mais por parte de elfos e orcs, tem explicação dentro das obras de Tolkien. A orija dos elfos não surgiu deles, e sim dos Valar. Mais precisamente de Aulë que, impaciente com a demora do despertar dos Primogênitos, tentou ele dar vida a criaturas pensantes; mas como não tinha a menor idéia da aparência dos Filhos de Eru, criou os anões e ensinou-lhes sua língua. Por ter mantido em segredo a sua obra de Yavanna e dos demais, os anões sempre atrairão a antipatia dos seres das florestas e a rivalidade dos Eldars, como predisse Eru ao censurá-lo por sua ousadia.
Já o ódio dos orcs aos anões e vice-versa, surgiu na Guerra dos Anões e dos Orcs quando Azog matou e decapitou o pai de Dáin (acho que era ele...não lembro) em Khazad-Dûm. PJ acertou em retratar esta rivalidade (tirando os delizes das falas e atuações fora do contexto).
 
Última edição:
Na minha opinião Tolkien criou a história de um mundo fantástico, uma mitologia!
Por esse fato, SdA não é uma história politicamente correta, não temos herois negros, asiaticos ou árabes. Hoje em dia está muito na moda falar em preconceito, cotas para negros etc... Também não temos heróis gordos ou carecas, mas ninguém reclama!!! Ser politicamente correto é um saco! E se a história do Sda assim fosse, não seria tão boa! E no mais, se todos os seres da Terra-média fossem brancos, tanto os heróis como os vilões , sempre teria alguém pra dizer: "Tolkien era nazista!!!! A terra-média era seu mundo ideal, sem negros ou outras raças, apenas brancos!!!!" Podem apostar isso iria acontecer, as pessoas nunca estão satisfeitas, sempre querem ver chifre em cabeça de cavalo....
 
na verdade, essa kestao do branco ser o bom na historia e o negro ser o ruim, remonta ha mto antigamente...o q eu keru dizer eh q: a luz ("branca") representa a bondade, o estado mais puro das coisas, e as trevas ("pretas"), a maldade, o escurecimento do coração. axo q naum cabia ao professor (e creio, sinceramente, q ele naum estava nem disposto a iso), mudar esa tematica dos contos d fantasia, ou melhor, discutir esa kestao do racismo, pondo um heroi negro, por exemplo...
mas vale sempre lembrar q os hobbits naum sao akelas gracinhas q o filme mostrou...akelas garotinhos d pele superbranca e olhos azuis, q nem o Frodo...eles sao morenos, tem olhos castanhus, e, no entanto, o maior heroida historia eh un hobbit...
 
Cara, pra mim, ele naum se importava com coisas tão sem importância assim. Isto que vc levantou(de novo) é algo realmente curioso, que vale a pena pensar, mas, deve-se levar em conta duas coisas:
1) Muitos dos personagens de Tolkien NÃO foram criados por ele.
2) Já que naum foi ele o criador de, por exemplo, os elfos, ele devia estar respetando as informações retirada do EDA Antigo(livro com muitas estórias da mitologia escandinava, de onde ele retirou o nome de seus anões de O Hobbit e tbm de Gandalf..) Os elfos eram personagens constantes nestas estórias do EDA Antigo, e todos eram descritos como seres de rara blz, mas tbm naum há nenhuma menção deles serem negros. Tolkien apenas seguiu o que estava no EDA: naum quis retratá-los como negros, pois naum haveria base para tal.

Daí a vc dizer que Tolkien poderia ser racista é um passo enorme, cara... eu prefiro naum dar importância a isto... vc devia fazer o mesmo...
 
Amrod Fefalas disse:
Cara, pra mim, ele naum se importava com coisas tão sem importância assim. Isto que vc levantou(de novo) é algo realmente curioso, que vale a pena pensar, mas, deve-se levar em conta duas coisas:
1) Muitos dos personagens de Tolkien NÃO foram criados por ele.
2) Já que naum foi ele o criador de, por exemplo, os elfos, ele devia estar respetando as informações retirada do EDA Antigo(livro com muitas estórias da mitologia escandinava, de onde ele retirou o nome de seus anões de O Hobbit e tbm de Gandalf..) Os elfos eram personagens constantes nestas estórias do EDA Antigo, e todos eram descritos como seres de rara blz, mas tbm naum há nenhuma menção deles serem negros. Tolkien apenas seguiu o que estava no EDA: naum quis retratá-los como negros, pois naum haveria base para tal.

Daí a vc dizer que Tolkien poderia ser racista é um passo enorme, cara... eu prefiro naum dar importância a isto... vc devia fazer o mesmo...


Concordo plenamente!
Tolkien apenas se utilizou daquilo que já estava escrito no EDA Antigo, assim sendo ele não tinha como colocar Elfos de pele negra e coisas do tipo.
Além de que, olhemos a vida de Tolkien e a cultura que ele tinha. Tolkien nasceu em uma sociedade majoritariamente branca, em que o homem branco é exaltado e o negro não, era óbvio que ele escreveria uma história onde os personagens fossem nescessáriamente brancos, e isso não torna ele racista.
 
Não, não... vocês estão confundinfo. Os elfos da mitologia nórdica não tem anda com elfos de Tolken; os elfos nórdicos eram amis parecidos com aquele do harry Potter (eu não entendo nada do bruxinho, ams eu vi o filme que aparece...).

Tolkien se baseou em lendas antigas para criar uma Mitologia para a Inglaterra. Não tem muito o que discutir, e isso já foi dito: como cargas d'água colocar negros, asiátcos e indios num país que sempre teve população branca??
 
Bem agora me surgiu uma duvida...
Pois quem introduziu na cultura inglesa os elfos pequenos e tosquinhos foi Shakspare em sua peça "Sonhos de uma noite de verão". Pois salvo engano os elfos antes dele eram sim, altos belos e esguios, assim como os elfos que Tolkien descreve em suas obras!
 
Ulmo disse:
Eu sei que essa questao ja foi levantada mais de um milhao de vezes mas eu vou coloca-la aqui de novo por dois motivos...I-essa noite eu tive um sonho muito pertubador sobre o assunto e II-eu nunca recebi respostas a contento...Vamos la...
Na obra de Tolkien as casas dos Edain amigo dos elfos tinha somente homens brancos, enquanto os negros e amarelos eram viloes e os vermelhos eram selvagens( lembrem- se de Ghan Buri Ghan que se encontra com Theoden).Mesmo se dizendo um anti-racismo, Tolkien viveu na epoca do apartaide e sua postura quanto ao racismo pode ter sido somente para manter uma fama de bom moço e conseguir aprovaçao de seus colegas que tambem tinham essa postura...sera que pode ser isso????

Acho que se comparar o sda com a europa medieval podemos observar que na europa não havia negros, e mais tarde na época das cruzadas houve guerras enter essa etnias talvez isso tenha influenciado tolkien.
 
Todas as vezes que leio sobre preconceito no das tenho até calafrios.
É claro que não havia e é claro que Tolkien só poderia escrever sobre a maioria dos personagens Brancos porque se trata (SdA) da mitologia Européia. Se ele tivesse feito uma mitologia Africana os papeis seriam invertidos.
E ele mesmo (se não me engano devo ter lido em alguma carta) que o povo sulista só lutou a favor de Sauron devido a proximidade que Sauron tinha de suas terras e porque foram ludibriados e excitados por ele.
E pronto. :cerva:
 
Nephos disse:

AAAAI. (surtando) Arf arf. Cenas.
Os orcs deviam ser o povo tártaro mongol que tinha uma natureza violenta.
Os egípcios eram expansionistas o que justificaria a belicosidade dos Haradrim. Os "vermelhos" eram de certa forma rústicos mas ele foi bem maldoso com os "Amarelos" búlgaros e outros bárbaros "rufiões".
Mas não foi algo como preconceito e sim uma caracterização da Europa antiga.
 
Calimbadil o fiel disse:
AAAAI. (surtando) Arf arf. Cenas.
Os orcs deviam ser o povo tártaro mongol que tinha uma natureza violenta.
Os egípcios eram expansionistas o que justificaria a belicosidade dos Haradrim. Os "vermelhos" eram de certa forma rústicos mas ele foi bem maldoso com os "Amarelos" búlgaros e outros bárbaros "rufiões".
Mas não foi algo como preconceito e sim uma caracterização da Europa antiga.

Tá bela teoria, não fosse o fato que Tolkien compara Gondor com o Egito. :think:

Tolkien partiu de um principio simples: os povos do leste e do Sul não tiveram contato com os elfos de Aman e muito menos com os Valar; logo foram mais facilmente corrompidos por Melkor e Sauron. SÓ isso.

esqueçam essas bobagens de racismo, teorias de raças... Nas Cartas vocês encontram respostas sobre isso, na Valinor mesmo vocês podem achar textos sobre isso.
 
Então os haradrim são os Abissínios.
Eu sei que dá pra encontrar a resposta fácil, mas qual é a graça se você não pode tirar um pouco da sua cachola?
 
O perigo é que chega uma hora que o que sai da sua cachola está vindo de OUTRO lugar muito menos nobre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo