• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que teorias de conspiração são atraentes

Elas atraem, realmente porque acham-se mais cultas e informadas ao ponderar sobre elas. Como já bem disseram.

Mas não existe uma real ponderação. Apenas uma gravação de dados pra posterior citação, na esperança de parecerem letrados. :P

E eu falo de gente daqui do forum mesmo. Claro, nem todos querem apenas parecer espertos, mas a falta de uma real ponderação é fato.

Omykron disse:
Como realmente morreu hitler?! assassinado pelos EUA e suas tropas especiais, assassinado por sua mulher e/ou general mais proximo, ou ele realmente se suicidou?!
ngm sabe.........

Que diferença faz? O resultado final é o mesmo oras. :roll:
 
Clarice Starling disse:
Ja que vc foi falar de igreja..
eu acho que o Vaticano esconde varias coisas sobre a biblia e talz.. Alguem concorda comigo?
(nossa, isso foi uma teoria de conspiracao)

talvez sim, mas sobre o catolicismo em si, e nao a biblia...

Agora, uma "teoria de conspiraçao" que eu acho possivel é a que os eua escondam ets... pq q n dexam ninguem entrar na area 51? :roll:

Eu nao to falando de ETs humanoides... mas talvez formas de vida extraterrestre, como bacterias, fungos, pequenos animais... ou até mesmo uma forma de vida diferente, talvez vestigios de que haja vida em forma de energia (sem um corpo...), etc...

PS: isso é só uma hipótese, eu não afirmo plenamente que há vestigios de ets na area 51, mas tenho minhas desconfianças :roll:
 
Na minha opinião as conspirações existem, claro, não tão fantasiosas, mas de um jeito manipulador! Oras, quem aqui tem certeze de que meu post não está sendo capturdo por uma entidade maior? Não me venham com, é claro, o moderador hahahaha, pois pelamordeeru hein?
 
Eu acho que nem o maedhros escreveu: As conspiracoes existem mas nao tao fantasiosas.
Por exemplo, Um conspiracoes sobre ET's, formas de vidas fora da terra, é uma forma da pessoas poder extrapolar de sua vida habitual, monótona.
Mas coisas como, a morte de Hitler, de JFK, sao conspiracoes que podem existir, talvez por parecer mais possiveis
 
Teorias de conspiração são bacanas. Gostaria de fugir um pouco do aspecto "científico" para tratar de alguns pontos aqui levantados, ou seja, opinar sobre algumas teorias de conspiração abordadas:

1) JFK:

Talvez uma das mais misteriosas, mas conforme a já discutida em outras ocasiões "Navalha de Occam", Lee Harvey Oswald poderia ter distúrbios de personalidade, assim como o carinha que assassinou John Lennon. E só. Mas que foi tudo MUITO mal explicado, isso foi... inclusive a sugestão de que houvesse um segundo atirador. Ridícula mesmo só a idéia do Oliver Stone de que Fidel Castro foi o mandante do assassinato.

Para mim, interessante é a versão do New Order, na música "1963": Kennedy, que era um veterano mulherengo, queria se livrar da esposa, e encomendou seu assassinato em uma situação pública, mas, irônicamente, o tiro saiu pela culatra. :lol:

2) Homem na Lua:

Uma das mais interessantes. O fato é que a viagem à Lua não possuía tanta relevância na época, a não ser mostrar o poderio dos Estados Unidos na Guerra Fria, quando estavam perdendo na Corrida Espacial após a União Soviética ter lançado o primeiro satélite espacial, ter levado o primeiro ser vivo ao espaço e também o primeiro homem. Era uma mera questão de se gastar uma quantidade impressionante de dinheiro só para mostrar que podia fazer aquilo. Coisa de moleque besta, para não dizer outra coisa.

A importância da viagem à Lua só veio mesmo ser entendida bem depois, no final da década de 70, quando se procurava saber se existiam minérios que pudessem se aproveitar na Terra, ou se havia água congelada no satélite, que pudesse servir de sustentação ou até mesmo de combustível a futuras viagens espaciais mais longínquas, como a famosa viagem à Marte. Mas naquela altura já se havia gastado dinheiro demais, houve o seríssimo problema da Apollo 13 e a NASA já estava com o projeto dos veículos espaciais reutilizáveis (ônibus espaciais) pronto como forma de se baratear os custos das pesquisas espaciais, e o novo projeto espacial americano era incapaz de levar um homem à Lua novamente, e isso foi o que ocasionou toda a controvérsia que acabou resultando na teoria de que o homem realmente nunca foi à Lua.

Realmente, era muito mais barato fingir que o homem havia ido à Lua do que realmente ir lá. E o impacto na ocasião seria o mesmo, que era só "desmoralizar" a União Soviética. No entanto, tudo não passa de uma teoria...

3) Morte de Hitler:

Até onde se sabe, Hitler se suicidou. Se os americanos o mataram, não acredito que isso fosse impossível. No entanto, uma das teorias de conspiração mais interessantes que eu já tomei ciência sobre isso foi a de que o Holocausto foi provocado pelos americanos para culpar os Nazistas. Meu pai, inclusive, tinha um livro que falava sobre esta teoria, mas o mesmo foi "perdido" na época da ditadura militar, e eu até hoje sou louco para saber exatamente o que se alegava a este respeito.
 
hum... eu concordo com quem disse que as teorias da conspiração, dependendo do assunto, podem muito bem ter um fundo de verdade. as próprias agências de inteligência nos dão motivo para acreditar nisto, afinal de contas, ou não parecem incríveis algumas das informações que foram liberadas pela CIA após a chamada 'quarentena', por exemplo as informações sobre o golpe de 64 e o apoio direto dos EUA?? há alguns anos, dizer que havia navios americanos nas proximidades de nossa costa naquele dia seria considerado uma 'teoria da conspiração'...
 
As teorias da conspiração geralmente são elaboradas por pessoas que não acreditam que as coisas possam ser simplesmente como aparentam...Por um lado isso é bom, é positivo ter um espírito questionador, mas, como já disseram, isso não é, necessariamente, sinônimo de senso crítico, mas, muitas vezes, denota apenas uma pessoa que quer mostrar-se superior aos outros, mais esperta, mais perspicaz...

Daí, normalmente essas teorias se espalham pq são atraentes...o ser humano tem uma irresistível atração pelo oculto, pelo mistério.

Porém, acredito que as teorias que envolvem questões políticas são as que mais chances têm de possuírem um fundo de verdade... Em grandes proporções, por mais que se queira, é impossível manter um segredo hermeticamente guardado...alguma coisinha sempre se espalha, e essa coisinha muitas vezes é o elemento a partir do qual se formulam essas teorias.

Tenho uma amiga que tem uma interessante teoria sobre o impeachment do Collor. Ela diz que tem certeza de que foi a Maçonaria quem deu início e força a esse movimento. Quem é realmente Maçom, que leva a coisa a sério, não sai por aí anunciando aos quatro ventos. O Collor além de ficar ostentando isso, fez um monte de besteiras que denegririam a imagem da Maçonaria. Então, segundo essa minha amiga, foram eles que elegeram o Collor, bancando a campanha dele com rios de dinheiro (lembram dos altos efeitos que ele usava no horário eleitoral?), e, qdo ele começou a pisar na bola, puxaram o tapete dele com a mesma eficiência...Aparentemente foi a Globo quem fez isso, mas não é segredo pra ninguém que o Roberto Marinho é maçon, né? Ela diz que acredita nisso com base em algumas informações que ela "pescou" em conversas com um namorado que era maçom.

Não estou dizendo que acredito nisso, mas que tem uma certa lógica (como várias teoria da conspiração) isso tem...É como já disseram, o q não é bem explicado levanta a possibilidade de se aventarem várias hipóteses. E quer algo mais misterioso e menos explicado que a maçonaria???
 
Realmente, a Maçonaria se mostra uma entidade secreta bastante misteriosa. Lembro de um tio meu que tinha em seu poder um livro bastante interessante, aparentemente da Maçonaria, que falava bastante coisa sobre várias intervenções históricas desta organização, mas o que me chamou a atenção na época foram as narrações sobre o projeto espacial alemão (que realmente existiu) na época da Segunda Guerra Mundial. Até hoje eu não sei se os alemães realmente conseguiram desenvolver um projeto viável daquilo que hoje conheceríamos como "disco voador". Infelizmente estas informações vão ficar no campo da falácia, já que não me lembro do nome do autor, e pouco importaria, já que dificilmente se encontraria um livro como este por aí... :|
 
Não sei se a maçonaria é tão secreta assim... Há meses eu estou recebendo um email na forma de spam, só com um título "Conheça a Maçonaria". O último email deles veio com um link pra um site que não existe. :lol:

Se eu, por algum motivo chegar a conhecer a maçonaria, talvez eu conte pra vocês alguns causos de lá.

... :mrgreen:
 
Eu recebo o mesmo e-mail, mas as informações que são dadas somente instigam a pessoa a querer conhecer mais ainda a instituição. O link para o site que é repassado é www.templarios.org.br.

(realmente o site se encontra atualmente fora do ar, mas há cerca de três meses eu o consegui visualizar por inteiro)
 
Isso é bastante óbvio, mas o mundo ainda se pergunta o porquê de alguém ter atirado em Kennedy. E no leque de possibilidades que se abre diante deste questionamento vai desde a mera loucura até as mais complicadas teorias de conspiração (morte encomendada pela própria inteligência americana sendo a mais "enigmática" de todas elas).

As teorias de conspiração não buscam simplemente as respostas, mas sim o porquê das respostas... é assim como vejo.
 
Instigam a paranóia. O medo e a curiosidade se somam e tornam quase que irresistível a compulsão por saber mais de coisas que nos são ocultas e que deveriam de fato continuar a ser.
 
Eru disse:
Instigam a paranóia. O medo e a curiosidade se somam e tornam quase que irresistível a compulsão por saber mais de coisas que nos são ocultas e que deveriam de fato continuar a ser.

Acho que o princípio básico da Lei de Murphy é universal: "se algo pode dar errado, dará". E mesmo quando um evento simples acontece debaixo do nosso nariz, preferimos acreditar numa complexa rede de intrigas e jogos de interesses do que no infeliz infortuito de uma pessoa estar presente no lugar errado na hora errada. :mrgreen:
 
Joe Cool disse:
Eru disse:
Instigam a paranóia. O medo e a curiosidade se somam e tornam quase que irresistível a compulsão por saber mais de coisas que nos são ocultas e que deveriam de fato continuar a ser.

Acho que o princípio básico da Lei de Murphy é universal: "se algo pode dar errado, dará". E mesmo quando um evento simples acontece debaixo do nosso nariz, preferimos acreditar numa complexa rede de intrigas e jogos de interesses do que no infeliz infortuito de uma pessoa estar presente no lugar errado na hora errada. :mrgreen:

Sem dúvida, e quanto mais infantil é a sociedade, mais recai sobre o fantasioso. EU apenas discutia o aspecto motivacional do processo. :D
 
me lembro de quando estava estudando história dos Maias , Astecas e Incas de ter vários livros que diziam que esses povos tinham contatos com alienígenas. Eu acredito que, coo disse o Hobbit de cueca, que a maioria das conspiraçoes sao frutos de coisas que naum são bem explicadas, nesse caso por falta de material histórico para analizar corretamente essas culturas. Todo fato que cause certa dúvida e naum possa ser explicado provavelmente poderá se tornar uma conspiraçao na mão de alguem ou até um religião.Acredito que as religioes em sua maioria (ou totalidade) sáo formadas por interpretaçoes comodas de algum fato, como uma conspiraçao.
 
Dragão das Trevas disse:
Eu acredito que, coo disse o Hobbit de cueca, que a maioria das conspiraçoes sao frutos de coisas que naum são bem explicadas, nesse caso por falta de material histórico para analizar corretamente essas culturas.
sem duvida, e como o ser humano sempre está buscando uma reposta para tudo (que mau costume, né? :lol: ) uma estoria mal explicado sempre vai dar pano pra manga... é por isso que as teorias da conspiração são tão interessantes!!
 
Anna C'wen disse:
Dragão das Trevas disse:
Eu acredito que, coo disse o Hobbit de cueca, que a maioria das conspiraçoes sao frutos de coisas que naum são bem explicadas, nesse caso por falta de material histórico para analizar corretamente essas culturas.
sem duvida, e como o ser humano sempre está buscando uma reposta para tudo (que mau costume, né? :lol: ) uma estoria mal explicado sempre vai dar pano pra manga... é por isso que as teorias da conspiração são tão interessantes!!

E é por isso que a mitologia grega é tão cheia de "deuses", como justificativa para explicar aquilo que eles não conseguiam explicar.

Atualmenhte, fizemos apenas um upgrade: trocamos os "deuses" pelas ciências. Mas ainda há muita coisa que não se explica. E no campo filosófico, parte-se para aporias, ou seja, "força-se" uma resposta que se adeque a alguma conveniência ao problema, não necessariamente sendo a sua resposta verdadeira.
 
Joe Cool disse:
Atualmenhte, fizemos apenas um upgrade: trocamos os "deuses" eplas ciências. Mas ainda há muita coisa que não se explica. E no campo filosófico, parte-se para aporias, ou seja, "força-se" uma resposta que se adeque a alguma conveniência ao problema, não necessariamente sendo a sua resposta verdadeira.

Sim, mas a religião no nosso caso a religião já era usada para explicar o que naum podia ser explicado, atualmenteas interpretaçoes da biblia mudaram assim podendo adaptar aos avanços da ciência caso contrário perderia força....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo