• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que o Olho?

iraneon disse:
por que o diabo?

Eu vi num livro. Dizia que o Diabo era representado por um Olho porque podia ver tudo o que se passava na terra, e que esse olho podia penetrar na alma das pessoas que "olhavam" pra ele. Pelo menos foi isso que eu li.
 
DarkRider disse:
Bom, Tolkien era um religioso, e um Olho era usado para representar o Diabo. Será que Tolkien estaria usando a metáfora Olho de Sauron para dizer que Sauron era tão cruel? Seria influência da religião?

Sauron podia ver muita coisa que acontecia na TM, pois seu poder não era limitado apenas ao Palantir.

Muito bem lembrado, pode ter a ver com religião sim, com certerza. Tolkein era católico fervoroso...
 
Acho que o olho foi usado simplesmente pelo fato de representar bem a questão do alcance da visão de Sauron. O que pode representar melhor uma ampla visão do que um grande olho?
 
Isso de Diabo e olho é puro delirio, nada a ver, o olho era uma metafora da mente e pensamento de Sauron... não era um olho gigante era o "pensamento dele", aquele 'farol" do filme tb é delirio...
 
Eli Nerwen disse:
a unica parte do corpo q consegue ver tudo eh o olho.....
se fosse o pé, naum daria mto certo... :lol: :lol:
Tb acho..o olho representa que ele está de "olho" em tudo o que faz o portador. :)
 
Como já disseram o olho era p/ represntar a mente sempre vigilante de Sauron, tanto p/ com seus servos como para com seus inimigos (além da procura pelo anel q pode ter algo a ver tbm)
 
"o olho que tudo vê" que se referre ao diabo aparece desenhado no livro Angus- o primeiro guerreiro, e dele sai sangue e nâo fogo além disso quando tolkien escreveu o senhor dos anéis ele disse várias vezes que o seu livro não tinha nada a ver com religião.
acho que o porque do olho é o fato dele estar sempre vigiando.
 
Thais Tûk disse:
Qual a relação direta entre um olho e o diabo? :think:
DarkRider disse:
Eu vi num livro. Dizia que o Diabo era representado por um Olho porque podia ver tudo o que se passava na terra, e que esse olho podia penetrar na alma das pessoas que "olhavam" pra ele. Pelo menos foi isso que eu li.

:think:
 
Bom, acho q essa história de ser "o Olho de Sauron" é um pouco figurativo, tipo dizendo que ele via tudo por isso era representado pelo olho, como mtos aqui já disseram....
Mas essa parada de q o diabo tb ser representado pelo olho e por isso a comparação acho nada a ver... :eek:
Todos acham q o diabo é akele diabinho de rabo e vermelho q tood mundo imagina, mas na Bíblia (acredito na Bíblia sim, e dai?) está escrito q o diabo vem vestido como um anjo de luz para enganar as pessoas....... mas isso dai ja eh outra história....... e eu não quero mudar o objetivo do topico......... :roll:
 
o olho é por causa da vigililancia pois por exemplo quase niguem fugia do calabouço de sauron sem ele saber.
 
Ei, eu não vi esse negócio do Olho no Angus não. Achei numa enciclopédia lá da minha escola :wink: ! E ´lá tava dizendo que ele era representado tanto por um anjo tanto por um Olho. E minha avó, que é católica fervorosa, me contou isso também!

É bastante interessante fazer uma comparação entre essas duas coisas, uma vez que sabemos que Tolkien era um católico fervoroso. Ele pode ter dito isso, mas quem não consegue escapar de influências de sua cultura na hora de escrever alguma coisa?
 
o olho no angus tem numa figura do livro vermelho, nas primeiras páginas e tolkien muitas vezes disse que sua obra não tem nada a ver com a religião
 
iraneon disse:
o olho no angus tem numa figura do livro vermelho, nas primeiras páginas e tolkien muitas vezes disse que sua obra não tem nada a ver com a religião

Ele colocou coisas parecidas com a religião, alguns elementos da bíblia, mas não colocou a religião em si. Pode ver que não aparecem elfos monges que dizem pra os personagens: "Ore para Eru senão você vai para o Vazio!". Nada disso. Nem nenhuma divulgação da religião católica. Apenas meros elementos. Nada a ver.
Teria alguma coisa a ver se ele REALMENTE tivesse citado o nome de Jesus, Deus e etc. Como se passa em um mundo fictíco, não deve ter nada que tenha RELAÇÃO DIRETA com a religião, mas ele pode ter colocado alguns ELEMENTOS, não só do catolicismo, mas também de outras lendas (alguem já parou pra ver uma semelhança entre Númenor e Atlândida).

ELEMENTOS (um olho para representar o mal) e RELAÇÃO DIRETA são coisas diferentes a meu ver. :wink:

PS. Eu não estou usando como base o Angus não, mas sim aquela enciclopédia e o que minha avó contou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo