• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Plebiscito do Aborto

Você é a favor do aborto?

  • Sim

    Votos: 53 46,1%
  • Não

    Votos: 19 16,5%
  • Depende

    Votos: 41 35,7%
  • Estou nem aí

    Votos: 2 1,7%

  • Total de votantes
    115
Sim, eu sei que na hora de julgar as pessoas dão mais consideração e crédito à argumentos científicos do que espirituais.
Então, se vc entende isso, tente julgar dessa forma.

O que eu não concordo é quando as pessoas dizem que as mulheres devem ter direito de escolher o que fazer com seu corpo, porque pra mim elas "estão fazendo" algo é com outro ser vivo. Do jeito que as pessoas falam parece que elas vão apenas tirar uma pedra dos rins.
Concordo totalmente.
1) É com outro ser (se vivo, consciente, essa é a discussão), e a sociedade tem o direito de discutir esse ponto sim. Só rebato os argumentos que não acho válidos.
2) Mesmo que fosse apenas com seu próprio corpo, a sociedade tem o direito de interferir. Como fazemos com os potenciais suicidas, por exemplo.
3) Sou absolutamente contra a banalização do aborto. A questão é seríssima sob todos os pontos de vista; éticos, legais, religiosos, biológicos, etc. Por isso só sou a favor do aborto se acompanhado de uma série de medidas educativas e preventivas, a fim de que o índice de gravidez indesejada seja o menor possível, e que o aborto seja feito de forma consciente e como última solução.
 
Tudo bem, eu entendo seus pontos de vistas, mas não concordo com eles, desculpe.
Pra mim a criança que a mãe está esperando também sofre, mesmo que não vejamos isso, e por isso sou contra o aborto, em qualquer caso.
 
Cad, realmente não entendi o que você quis dizer. Não nos desviemos do assunto. Vc acha que o povo vai "provocar" estupros, é isso?

O porquê de estupros e suas mazelas sociais são outro problema.
Quis dizer que não se pode legalizar o aborto pensando nos casos de estupro. Deve-se combater o estupro. Sacou?
 
Eu penso que deveria depender da situação, deveria levantar todas as heptoses, deveria ver se a mulher fez por boa vontade mais não usou preservativo, e deveria ver se ela foi estuprada, porque se ela fez de vontade própria ela deveria estar ciente de que os riscos de acontecer algo era grande, nesse caso eu sou contra o aborto, cada um tem que arcar com as conseqüências. No casa do estupro eu sou a favor do aborto, porque a mulher não teve culpa de ser abordada por alguém...
 
Quis dizer que não se pode legalizar o aborto pensando nos casos de estupro. Deve-se combater o estupro. Sacou?

Ah, pára. É a mesma coisa de você falar que não se pode ter cotas na Universidade por que tem de se investir na educação básica.

Claro que é verdade, mas vamos resolver isso em menos de 100 anos?
 
Votei depende porque: até as primeira semanas em que o feto ainda nem existe, e caso seja um filho indesejado por ambas as partes, então, eu acredito que sim, que deve haver aborto.
 
Ah, pára. É a mesma coisa de você falar que não se pode ter cotas na Universidade por que tem de se investir na educação básica.

Claro que é verdade, mas vamos resolver isso em menos de 100 anos?
Sim, mas se rolar um plebiscito vc vota a favor?
 
Quis dizer que não se pode legalizar o aborto pensando nos casos de estupro. Deve-se combater o estupro. Sacou?
Devemos conbater o estupro, sem dúvida. Mas o estupro é parte daquele tipo de crime que SEMPRE vai acontecer, já que ele não tem apenas cunho social, e sim patológico - ou seja, podemos até reduzir seu número, mas a atuação das instituições competentes nunca vai conseguir impedir aqueles que praticam o estupro por desvio comportamental.

Mesmo no mundo que você imaginou 9aquele em que o esturpo poderia sumir), acho seu argumento falho. se ao mesmo tempo em que liberássemos o aborto em caso de estupro, iniciássemos uma campanha que em alguns anos conseguisse erradicar o estupro, você concorda que o próprio aborto deixaria de ser necessário? então qual seria o problema de ele ser legalizado neste caso?
 
O que eu não concordo é quando as pessoas dizem que as mulheres devem ter direito de escolher o que fazer com seu corpo, porque pra mim elas "estão fazendo" algo é com outro ser vivo. Do jeito que as pessoas falam parece que elas vão apenas tirar uma pedra dos rins.

Olá

O bebê fica nove meses (geralmente) dentro da barriga da mulher. É ela quem vai lidar com enjoos, náuseas, dores, inchaços, ganho de massa, efim... é o corpo dela sim que está em pauta também. É o direito dela fazer as escolhas que se relacionam da forma mais direta e ametafórica possível com sua corporalidade

Se a preocupação é com o feto... não entendo exatamente. É pq supostamente o Estado tem que garantir a integridade da vida das pessoas? Feto não tem carteira de identidade, certidão de nascimento... não é cidadão. Só passa a ser reconhecido como tal APÓS o nascimento.

P.S.: Edrahil, você está correto ao dizer que, segundo este argumento, o Estado deveria dar subsídios e condições para a realização do suicídio. Esse é um outro assunto polêmico, uma outra luta política mas também se refere a questão do controle individual do corpo frente ao Estado nacional
 
Última edição por um moderador:
Alguém pode me dizer até quando vai seguir esse chove e não molha do Governo? Se é pra votar, que se defina a data. Ou vão esperar o Papa ir embora pra colocar em pauta o plebiscito?

Você por um acaso viu alguma vez o Lula ficar no chove não molha??? Imagina!!! :hanhan:

Ele fala, fala, fala, mas não sei se fará o plebiscito.
 
:think: Sou contra o aborto em qualquer caso.

Vamos analisar alguns pontos aqui na minha humilde visão. Seria uma visão muita individualista e egoísta do ser humano pensar que se pode tirar a vida de um outro ser vivo sem ele ter chance de se defender. Isso já foi dito e repetido muitas vezes mas as pessoas parecem não dar importância a essa ação autoritária e impensada das pessoas. Dizer que quando nascer vai sofrer, isso é o mesmo que dizer "não saia de casa você pode ser atropelado", pois a vida é para ser vivida e pra se arriscar, não podemos prever um futuro de um homem apenas por estatísticas e pensamentos abstratos, pois por mais que venha a sofrer e ser rejeitado por familiares e pessoas da nossa sociedade racista/ discriminadora/ hipócrita, ele pode vir a ser um grande homem vencendo na vida com suas próprias forças, essa ao menos é uma vantagem do capitalismo (ponto de vista individual, e me desculpem por citar um tema que não esta sendo discutido aqui).

Será mesmo que devemos agir como profetas da vida? E dizer o que alguém pode/ vai ser, sem dar a ele ao menos uma oportunidade de tentar. Já vimos isso mais que uma vez em jornais e revistas, pessoas que simplesmente venceram na vida sem ter nada a favor delas. Pensem por esse lado e verão que ninguém é dono do destino de outro homem.
 
BradockG2: Entendo o que quis dizer, mas o que está sendo debatido aqui é principalmente a questão de a partir de que momento o feto pode ser considerado um ser vivo, e ainda, um homem, um "cidadão", com direitos e deveres perante a sociedade (até então, só direitos).

Pq se formos analisar pelo ponto de vista da potencialidade, então voltamos ao problema da camisinha, por exemplo. Eu posso dizer tudo o que vc disse no seu post, mas estar falando do sexo com camisinha. Ou seja, esquece o lance da potencialidade da coisa. O que importa é quando efetivamente o feto passa a ser considerado uma "pessoa". Uns dizem que na própria fecundação, outros quando ele passa a ter sistema nervoso, e outros dizem que só quando nasce. Ou seja, é interpretativo.
 
Gente
Gente, o Estado não está defendendo o que é certo ou o que mais agrada a cada um. Assim como alistamento obrigatório no exército, a proibição do aborto é a interferência do Estado diretamente nos corpos das pessoas. O mínimo que poderia ser feito é deixar que todos tenham o direito de escolha. Se quiser abortar, o Estado deveria prover as ferramentas necessárias para que esse processo (muitas vezes traumático) seja executado com a maior competência possível. Se não quiser abortar, ótimo.

O problema eh que envolve a vida de um terceiro ser (por q, do ponto de vista biologico, eh um ser vivo) e um ser humano (pertence a especie humana)
 
Devemos conbater o estupro, sem dúvida. Mas o estupro é parte daquele tipo de crime que SEMPRE vai acontecer, já que ele não tem apenas cunho social, e sim patológico - ou seja, podemos até reduzir seu número, mas a atuação das instituições competentes nunca vai conseguir impedir aqueles que praticam o estupro por desvio comportamental.

Mesmo no mundo que você imaginou 9aquele em que o esturpo poderia sumir), acho seu argumento falho. se ao mesmo tempo em que liberássemos o aborto em caso de estupro, iniciássemos uma campanha que em alguns anos conseguisse erradicar o estupro, você concorda que o próprio aborto deixaria de ser necessário? então qual seria o problema de ele ser legalizado neste caso?
Mas Anna. Eu não quero aborto, em circunstância alguma. Disse isso para os que, se houver plebiscito, podem votar SIM pensando nos casos de estupro. Pra mim a melhor solução é: Foi estuprada? Vai na delegacia, registra ocorrência e lá mesmo eles oferecem uma pílula do dia seguinte.
 
Mas Anna. Eu não quero aborto, em circunstância alguma. Disse isso para os que, se houver plebiscito, podem votar SIM pensando nos casos de estupro. Pra mim a melhor solução é: Foi estuprada? Vai na delegacia, registra ocorrência e lá mesmo eles oferecem uma pílula do dia seguinte.

Oque vai ter de estupro acontecendo...
 
Mas Anna. Eu não quero aborto, em circunstância alguma. Disse isso para os que, se houver plebiscito, podem votar SIM pensando nos casos de estupro. Pra mim a melhor solução é: Foi estuprada? Vai na delegacia, registra ocorrência e lá mesmo eles oferecem uma pílula do dia seguinte.

Que também é abortiva. ou seja, vai ser aborto do mesmo jeito.
 
O aborto em caso se estupro ja eh legalizado, neh?

Acho que poderiam legalizar em casos de enormes mal-formações, de modo que o bebê tenha poucas semanas de vida após o nascimento, ou então, uma vida bastante sofrida, tipo uma eutanasia, sabe (sim, sou a favor da eutanasia)
 
Em relação a eutanásia,já são outros quinhentos.

Agora concentrada no assunto em relação ao aborto:

Excluindo o caso do aborto expontanêo,no Brasil,acredito que o aborto voluntário será permitido quando necessário,para salvar a vida da gestante ou quando a gravidez for resultante de estupro.

No caso de ser constatado que a criança sera portadora de algum tipo de deficiência,seja ela,física ou mental,é um risco existente em toda gravidez,que pode ocorrer devido a n motivos biológicos.

Acredito que mesmo tendo ciência disto,o mais comum é aceitar os fatos pois,filho é filho.

E levando também em consideração que apesar de existir este preconceito em relação a deficiência,que é outro assunto mas esta relacionado,existe toda uma inclusão social referente ao assunto.E etc...Mas é extremamente difícil lidar com este tema pois,ele relaciona muitas outras questões,de ética,religião etc.

O aborto,fora esses casos,deve estar sujeito a pena de detenção ou reclusão.

Afinal existem diversos métodos contraceptivos,além de campanhas de prevenção.E declarações como "eu não possuo dinheiro para comprá-los" é uma desculpa,no meu modo de ver,pois existem postos que disponibilizam preservativos gratuitamente.

E fazer um aborto em função de uma irresponsabilidade deve ser considerado um crime.

Esta é a minha opinião,apesar de algumas pessoas terem relacionado assuntos de origem religiosa,e etc...(deixando bem claro que respeito a opinião de todos,mas mantenho as minhas.)

Enfim cada um é cada um.:roll:
 
Última edição:
Muito fácil falar se é a favor ou contra vendo a situação do lado de fora...

Engravidar é uma coisa que compromete muito a vida de uma mulher, acho que ela tem o direito de escolher se deseja ter um filho ou não. Essa "escolha" envolve métodos contraceptivos e muito planejamento. O aborto é só a última das opções.

Eu votaria sim, desejando do fundo do meu coração que depois do meu voto as crianças fossem educadas para utilizar conscientemente os métodos contraceptivos. Só então o tabu do aborto seria quebrado... (ou não, sei lá!)
Sem contar que com a legalização, essas questões médicas iam ser clareadas e realizar um aborto ia se tornar muito mais seguro.

Mesmo votando no sim, eu não faria um aborto se eu não tivesse um motivo dos grandes. Se eu engravidasse de um namorado e ele não quisesse o filho eu diria "fod@%$#6" e o teria mesmo assim. Ai, assunto difícil esse.



Mais uma vez, um plebiscito vazio, sem projetos, sem nada. É difícil votar no escuro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo