Re: Planescape : Torment (PC)
Não é bem assim. Cada um desses "sub-roles" tem consequencias significativas para seu personagem até o fim do jogo. Alguns são realmente "rasos", mas outros não. Mas no final, se você considera uma ocupação com consequencias significativas como "brincar de casinha", beleza. Quando você trabalha, aqui na vida real, para uma quadrilha criminosa, isto pode ter consequencias significativas no resto da sua vida ( como um estigma social, por ex. ). E é isso que Fallout faz.
Segundo esse seu conceito, a própria vida real é cheia de "brincadeiras de casinha". Percebe?
Você que tá doido comparando trabalhar numa quadrilha criminosa na vida real com o "nível de realismo" de Fallout... Em NENHUM aspecto dá pra comparar nem minimamente o quão distante elas estão...
Comparar QUALQUER atividade do mundo real como minimamente bem representada num jogo (nem estou falando mais de Fallout) chega a ser ultrajante... e olha que temos coisas como Oblivion atualmente...
Se a realidade pra vc é tão simplista quanto a representação de Fallout, sua vida deve ser bem chata...
Errado. Vários "sub-roles" que você assume - membro de gangue, escravista, mafioso, etc. possuem uma consequencia social, seja como um mero modificador de reação social, seja como lhe tratando pelo próprio "role" (ser mafioso ou escravista por ex.. faz com que várias pessoas o tratem pelo role ).
Nada significativo ao ponto de vc dizer que o mundo "reage" ao fato de vc ser mafioso, etc... Não passa de um modificador de atributo ou no máximo uma reação diferenciada com um ou outro personagem... E ainda assim a sua "carreira" como mafioso/escravista/astro pornô acaba ao fim da quest... vc não pode continuar agingo como um... A não ser, como eu disse, que vc resolva brincar de casinha e ficar lá parado igual um 2 de paus no hideout da máfia, falando com npcs e fingindo que está acontecendo alguma coisa...
Fallout pode ser finalizado sem que precise atacar ninguém. Há inclusive FAQs na internet de dicas pra como se fazer isto. (procure the Pacifist faq no google ).
Tá vc ignorou oq eu disse, então vou colar de novo:
"Existem sim muitas situações em que vc pode resolver as coisas só na lábia, mas existem muitas outras que a única solução é o combate... O máximo que vc pode fazer é evitar esse lugares/missões e continuar jogando... Mas pra mim isso é forçado... isso pq nem tô levando em conta os combates aleatórios..."
Ou seja, é possível sim terminar o jogo sem nenhum combate, mas vc terá que "contornar" (evitar) várias missõess/situações que exigiriam um combate, logo pra mim isso é forçado... E de qualquer forma, ainda existe o problema dos combates aleatórios quando se viaja de um ponto para o outro, que sim, podem ser evitados com a fuga, mas acho que fica meio ridículo...
- em jogos com muito role-playing, (como Fallout, Planescape e Arcanum por ex. ), suas possibilidades e escolhas são dinâmicas e determinadas ou por atributos e caracteristicas, ou por suas escolhas anteriores. Tem inteligência baixa? Suas opções de diálogo serão como a de um individuo estupido. Tem carisma alto? O sexo oposto será muito mais simpático a lhe ajudar. etc, etc.
- em jogos com pouco roleplaying (como Baldurs Gate) a importancia de seus atributos ou decisões passadas é mínima para o desenrolar do jogo - ter inteligência alta ou baixa não tem efeito nenhum em diálogos; decisões passadas pouco importam nas futuras, etc.
Isso é o que chamamos "árvores de decisão" (como mostrado nos gráficos ali em cima) - jogos com muito role-playing possuem grandes "árvores" cheias de ramos pra todos os lados. Jogos com pouco role-playing possuem uma árvorezinha seca, com 1 ou 2 raminhos magros pra lá e pra cá. Enfim, Baldurs Gate é um ótimo jogo mas em se tratando de Role-Playing... fica ruim de competir com Planescape e Fallout (damn, até Ultima 4 de 1986 tem uma árvore maior que Baldurs Gate!!! )
Admite logo aí Erú.
Sim, admito que acho Baldur's Gate 2 muito mais jogo em todos os sentido dq Fallout 1 e 2...
Aliás vc deveria fazer o mesmo em relação a Fallout, pq dizer que Ultima 4 tem árvore de decisão mais elaborada que BG2 foi forçado pacas...
E só pra constar, BG2 tb tem restrição de diálogos dependendo do seu nível de carisma/sabedoria/inteligência; reações/diálogos diferenciados de acordo com o seu alinhamento no jogo e dos demais personagens que estejam na sua party... Mas não, o nível de desdobramento nos diálogos (árvore de decisão) dele nem se compara a Planescape... Mas como já disse, essa "limitação" foi certamente uma escolha dos produtores que preferiram fazê-lo mais nos moldes clássicos de D&D, onde a ação predomina sobre a interpretação.