• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2008 Pesquisas de intenção de voto

O que acham das pesquisas de intenção de voto?

  • São idôneas, um retrato da realidade e não influenciam os eleitores

    Votos: 1 14,3%
  • São duvidosas e provavalmente haja manipulação de dados

    Votos: 3 42,9%
  • São de resultados duvidosos por serem realizadas buscando o interesse de alguém

    Votos: 3 42,9%
  • Não sei / Outro (Justificar no post)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    7
  • Votação encerrada .

Duilin

Eruhín Alcarohtar
Hoje vivemos em uma república, democrática e com uma gozamos de liberdade de expressão.
Houve tempos que órgãos do governo trabalhavam para manipular sua imagem e a opnião das pessoas.

E hoje, com o grande poder da mídia, estamos mesmo livres dessa influência externa?

Vocês acreditam que as pesquisas de intenção de voto feitas pelo Brasil afora sejam realmente idôneas? Será que tem manipulação dos dados?

Ou será que mesmo que não haja manipulação dos dados diretamente as pesquisas sejam intencionalmente direcionadas e desenvolvidas de uma forma que alcancem um resultado de algum interesse?

Vocês acham que elas influenciam as pessoas?
Que o povão, ao invés de procurar a proposta política mais interessante, vai no que "já ganhou"?
 
Na verdade eu vejo que muitos indecisos deixam de votar num candidato com o qual até simpatzava com suas propostas, mas como ele está num partido nanico e tem chances remotas de vencer, deixa de votar nesse pra votar "no menos pior" entre os primeiros nas pesquisas.

mas ainda assim pesquisas não são confiáveis, vide o que aconteceu em alguns lugares.
 
Última edição:
Enquete adicionada ;)
--

Isso eu acho ruim, as chances remotas.
Tecnicamente são iguais a todos, mas o horário político ter tempo diferenciado eu acho uma grande contradição à democracia...
 
Pesquisas possuem metodologias muito bem definidas, exatas. É estatística pura.

Se um instituto de pesquisa divulga uma Pesquisa Eleitoral muito diferente do resultado das urnas, obviamente que o instituo tem que dar explicações do que aconteceu, se foi desleixo, metodologia ruim, pesquisadores ruim, universo mal escolhido ou pesquisados mentirosos.

Não pode simplesmente passar em branco.
 
O caso do Rio de Janeiro é um caso a ser verificado, porque pelo Ibope o Gabeira pulou de 6% pra 25%. Alguma coisa tá errado, não faz sentido esse dado ter uma diferença tão grande, tão longe da margem de erro.

Se a denúncia de contrato com o PMDB for verdade (e nunca saberemos), isso foi crítico. A discrepancia com o datafolha foi enorme.
 
No RJ deixem eles se explicarem..

Em SP era notório o crescimento do Kassab nas ultimas avaliações, mas mesmo assim o resultado das urnas estorou facil a margem de erro.
 
Nas três capitais do Sudeste, o resultado variou muito de última hora. Em São Paulo isso pode ser explicado, já que eleitores do Alckmin migrariam facilmente para o Kassab. Em BH, mais ou menos, pois o Márcio estava bem na folga e no final foi bem meio a meio. Mas no Rio, tá muito estranho.
 
No RJ deixem eles se explicarem..

Em SP era notório o crescimento do Kassab nas ultimas avaliações, mas mesmo assim o resultado das urnas estorou facil a margem de erro.

Aqui em SP ainda acho esquisito ter sido o único lugar com complicação na contagem dos votos e um salto tão grande do prefeito Kassab.

E ainda acho as pessoas facilmente influenciáveis.
Será que ninguém lê as propostas de governo dos candidatos? :eek:
 
Eu acho que o que pegou no Kassab foi que ele conseguiu o voto dos indecisos no fim. Reparem que o percentual dos demais caiu certinho no que tava dando as pesquisas e isso os institutos não tem como prever.
 
Na Kiss FM ontem, falavam osbre vereadores que não receberam votos.
Aí falavam a respeito de uma cidade, não lembro qual e citaram um cara que não tinha recebido votos, daí uma mulher ligou na rádio dizendo que tinha votado sim no cara.

E agora José?! rss
 
É sempre para interesse de algum candidato...não confio e tenho minhas razões, as manipulações acontecem.
 
Bom vamos ver agora

E quanto ao que já foi dito na minha opinião manipulam sim, vide o caso do Brizola no RJ uns tempos atrás.
 
Dessa vez, no segundo turno, nenhuma pesquisa errou resultado de nenhum lugar, que eu saiba.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo