1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Persepolis - Marjane Satrapi

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Primula, 29 Mar 2006.

  1. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Acho que este é o melhor exemplo do poder que teriam os quadrinhos para divulgação de estórias que merecem ser ouvidas.

    E também um exemplo de como fazer uma biografia, material didático sem parecer bobo, esterilizado, etc.

    Basicamente é a biografia da autora, durante sua vivência em Teerã.

    As habilidades de desenho da autora são "rudimentares", mas combina com a estória, ainda mais quando Marjorie menina tem de se vestir como todo mundo. E em nada impedem a autora de fazer o seu trabalho: contar a sua estória, para que muitos ouçam.

    E não da forma histérica, que ouvimos nos gritos de vingança de muitas mulheres daquela região. É um conto pausado e eloquente, ela conta as partes boas... apesar das partes ruins.

    O primeiro volume é sobre a infancia de Marjane, e vemos a mudança no mundo com os olhos (e imaginação) infantil. É comovente ver que havia uma evolução em curso ali, com direitos iguais para homens e mulheres e que isto foi INTERROMPIDO!

    O mundo torna-se mais cinza com a falta de Deus no volume 2, onde Marjane está ficando mocinha. Essa figura de linguagem toma um caráter poético, pois mesmo tentando divertir-se como todo jovem, é apenas um alívio momentâneo, uma pausa. Um mundo onde não mais Deus está presente (apesar de se falar dele e rezar para ele o tempo todo).

    Mal posso esperar para ler o terceiro volume.
     
  2. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    O terceiro volume acabou de sair, se não me engano.

    Fiquei interessado quando vi esta HQ, o problema é que o dinheiro anda curto. Tanta coisa para se comprar...
     
  3. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    É eu sei que saiu, Juba... mas o problema era pôr as mãos :mrgreen:

    Apesar de saber que final feliz seria muito difícil (e que a gente ia ficar revoltado), gostei da sinceridade com que a autora escreveu tudo SEM distorcer sua própria história.

    Digo, seria tão fácil ela descambar e inventar um final que ELA gostaria que tivesse tido. Mas não, ela conta o que realmente aconteceu, mesmo que ela (agora adulta) quisesse ter feito algo diferente, combativo, etc.
     
  4. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    opa! não era o final! :joy:

    apesar que cairia bem como final, apesar de deprimente e derrotista... :think:

    agora estou curiosa para ver o que acontece no volume 4.
     

Compartilhar