1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pergunta Cretina

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Little Fairy, 26 Fev 2004.

  1. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Eu sei que pergunta cretina resposta IMBECIL mas tem uma coisa que não me convenci no Silmarillion.Foi:quando houve a revolta dos noldor após o Ocaso de Valinor,Fëanor quis recuperar as pedras(por mesquinharia ou não aí é outra história),foi por perceber a arrogância de Fëanor que os Valar não quiseram ajudar ou por achar que já que ele perdeu as pedras agora ele que se vire para encontrar?Como vocês leram e interpretaram essa questão?Já que a recuperação das pedras tbém era de interesse dos Valar. :o?:
     
  2. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Nem uma coisa nem outra. Os Valar, por algum motivo misterioso (nunca se chega num acordo sobre esse assunto :mrgreen:), sempre relutaram em atacar Morgoth diretamente. Em todo o tempo até o final da Primeira Era, eles só fizeram isso duas vezes e da primeira vez ele acabou fugindo...

    E também tem o seguinte. Fëanor desconfiava deles, que eles queriam a jóia para si. Se eles tivessem partido para pegá-la, iam ter problemas com Fëanor. Ele não ia querer a ajuda dos Valar nisso.
     
  3. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Então, ficou claro Swanhild.Podemos dizer nesta ótica de leitura que pela ganância de Fëanor,não queria interferência dos Valar.E os Valar por sua vez,mesmo com interesse nas pedras não queria um embate direto com Morgoth.Você disse que esta questão não fica muito clara,preciso pesquisar,mas acho que tenho uma leve resposta para isto.No livro diz de Morgoth ser muito poderoso,acredito que esse MUITO PODEROSO poderia ser a causa dos Valar evitarem Morgoth,o desastre seria muito grande!Uma leitura mais cuidadosa de nossas partes poderia elucidar.
     
  4. Tilion

    Tilion Administrador

    Quanto à relutância dos Valar em atacar Morgoth, o mais provável, como fica claro no Silmarillion com a relutância de Aulë, é que os Poderes não queriam que acontecesse o mesmo que acontecera com o Fim da Primavera de Arda e na Batalha dos Poderes para proteger os elfos, isto é, a mudança na forma do mundo, que era sempre drástica e catastrófica. Enfrentando Morgoth diretamente, os Valar fariam um estranho simplesmente colossal em sua própria Obra, e evitaram isso sempre que possível.
     
  5. Faerum

    Faerum Usuário

    É dito em algum lugar, e já foi postado em algum lugar deste Fórum, que Morgoth tambem criou para si uma especie de "anel", só que este anel seria a propria Arda. Assim como o Anel de Sauron, o qual qualquer dano causado ao Anel, seria causado tambem em seu criador, o caso de Morgoth era o mesmo. Por isso que em todas as batalhas que ocorrem contra Morgoth, resultam na deformação de Arda, de alguma maneira, seja afundando continentes, seja criando montanhas. Como o Poder dos Valar é muito grande, era seu medo que eles acabassem criando um caos muito grande se artacassem diretamente o Senhor dos Destinos de Arda :D .
     
  6. Beledhëel

    Beledhëel Usuário

    Também creio (me corrijam se eu estiver errado) que os Valar acreditavam que Melkor pudesse algum dia se arrepender e voltar para o lado dos Valar...e Manwë e Melkor eram "irmãos" então Manwë sabia que Melkor era extremamente poderoso.

    Beled
     
  7. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Esse assunto é tratado no HoME X, Morgoth's Ring.


    Na verdade só Manwë mesmo que cria nessa possibilidade. Mas não mais depois dos acontecimentos da Primera Era.
     
  8. Faerum

    Faerum Usuário

    Obrigado pela resposta, Fëaruin
     
  9. Loky

    Loky Usuário

    Fraticídio de Alqualondë?

    :think:
     
  10. Faerum

    Faerum Usuário

    Hein? :o?: :o?: :o?:
    Que que vc quer dizer com isso?
    Faerum
     
  11. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    Bem, o Fraticídio de Alqualondë ocorreu quando Fëanor tentou levar a força os barcos dos Teleri do Porto dos Cisnes (Alqualondë) para conquistar seus objetivos de recuperar as Silmaris (acho que eh assim o plural), houve muita luta, mortes dos dois lados, Fëanor foi rechaçado trêz vezes até conseguir derrotar os Teleri e levar os melhores barcos jah construidos...

    Mas o que diabos ele quiz dize com isso eu n sei :mrgreen: , mas tb se ele queria saber oq era eu creio ter respondido :wink:
     
  12. Faerum

    Faerum Usuário

    Obrigado, mas já sabia o que era o Fraticídio (li o Silma 3 vezes), só queria saber a ligação da frase com o tópico, como vc mesmo disse

    Ma s obrigado mesmo assim.
     
  13. Loky

    Loky Usuário

    eu quiz dizer que eu acho q o fraticidio foi a razao dos valar terem abandonado e amaldiçoado os noldor........
     
  14. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    talvez, mas antes do fraticidio os valar ja disseram q aqueles q quisessem q voltassem pra terra-media.
    soh q dps do fraticidio veio a profecia de mandos, logo pode-se concluir q com o fraticidio q valinor c ocultou, sem ele aqueles q quisessem ir e vir poderiam assim faze-lo.
     
  15. Loky

    Loky Usuário

    eh q eles eram livres pra circular livremente por arda, soh foram banidos de valinor por causa do fraticidio............
     
  16. LordGriever

    LordGriever Usuário

    é q os valar são um bando de bundões e não quiseram ajudar
    vieram ao mundo pra ajudar mas abandonaram a terra média e foram molhar na ilhazinha particular deles lá.
     
  17. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Tá certo, foi um pouco radical LordGriever,mas vc entendeu porque abri esse tópico?Eu simplismente não me convencia dos Valar terem sido tão mesquinhos, porque tive de início a mesma impressão que vc...
     
  18. Proview

    Proview Go

    Os Valar relutavam em causar grande destruição ao mundo, sua obra, por isso não atacavam Morgoth diretamente... Sem contar q, talvez, eles consideravam q Arda já tinha muito da essência próprio Morgoth, de modo q apenas Aman "merecia" sua atenção e proteção (apesar deles nunca terem abandonado completamente o restante de Arda, em especial a TM)...
    O aconteceu com os Noldor foi realmente conseguência de suas atitudes, embora se bem me lembro nem todos os Noldor q foram p/ Beleriand participaram do Fatricídio (ou não?), dai os Valar podem ter exagerado...
     
  19. Hellboy_theOld

    Hellboy_theOld Usuário

    Não é uma pergunta cretina. Todos temos nossas dúvidas, então pergunte sem medo! É pra isso que serve o Diga Amigo e Entre! :mrgreen: Nossa, como eu sou bonzinho!
     
  20. menelmacar

    menelmacar Usuário

    Acho que pelo motivo de que os valar tinham os elfos como filhos, eles queriam que os mesmos pudessem escolher e seguir seus proprios destinos e por isso deixaram eles livres para fazerem o que quisessem, mas o fato de os valar nunca encararam morgoth tambem é uma dúvida pra mim.
     

Compartilhar