• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pense em Deus....

Aham. Então qualquer um cresse em sua existência antes de alguém verificá-la não passaria de um cego que inventa coisas pra explicar o que não consegue entender. Pena que foram justamente esses caras que "descobriram" o átomo :|
 
Antes de tudo: ninguem pode provar que Deus existe, mas ninguem pode provar que Deus não existe.

Aliás, ninguem pode provar que nós existimos. Pensem nisso. Tudo é muito relativo, incerto, sem propósito. Fazer afirmações num universo sem propósito pode ser útil para o nosso mundinho, mas quem sabe o que há lá fora? quem sabe o que realmente há? quem sabe o que é realidade? quem sabe o que é ser?

Sei la, talvez Deus seja um estado de espirito... Mas se ele existe, e se ele quer nosso bem, provavelmente acontecem merdas na nossa vida que indiretamente trarão o bem para outras pessoas, ou para nós mesmos no futuro. É a reação em cadeira. Todo e qualquer movimento que você faz e interfere no espaço leva a outro movimento, a outra ação.
 
Você tem a prova de que ele existe em momentos de sua vida. Ninguém vai conseguir provar pra você que ele existe, e talvez você morra pensando que não existe. Mas talvez aconteça alguma coisa que faça você mudar de idéia, Tomé...

PS : Essa do Tomé foi brincadeirinha... :lol:
 
Bowser disse:
Jedan disse:
deus só vai existir apartir do momento que alguém provar sua existência, o que aconteceu com o átomo.

Então o átomo só passou a existir quando provaram isso? A terra também, antes de provarem que ela girava em torno do sol, era o contrário que acontecia, e quando provaram o contrário, a orbita se inverteu?
Eu acho que o que o Jedan quis dizer é que não há uma mudança radical biologicamente falando quando ocorre uma descoberta; só teoricamente. Por exemplo, pra mim Deus não existe, mas só vai existir pra mim quando for provado. Não que ele tenha surgido do nada quando alguém descobriu, até porque não consigo imaginar como alguém poderia descobrir algo que, nesse exemplo, não existe. :roll: Quer dizer que a coisa só vai existir pra gente mesmo quando nós tivermos provas plausíveis de que há sua existência.
Ele disse que teoricamente não há existência antes da descoberta de Deus para alguns, não na prática. O que eu concordo plenamente.

Sméagol disse:
Você tem a prova de que ele existe em momentos de sua vida. Ninguém vai conseguir provar pra você que ele existe, e talvez você morra pensando que não existe. Mas talvez aconteça alguma coisa que faça você mudar de idéia, Tomé...
Mas, Sméagol, aí que tá um ponto em que os ateus não pensam pelo mesmo modo. Se uma sequência de fatos extraordinariamente maravilhosos acontecerem na minha vida (o que eu espero que venha acontecer!!), não vou buscar explicação em Deus, e sim em outros fatos na minha vida que levaram a esses momentos bons acontecerem.
 
Ristow disse:
Eu acho que o que o Jedan quis dizer é que não há uma mudança radical biologicamente falando quando ocorre uma descoberta; só teoricamente. Por exemplo, pra mim Deus não existe, mas só vai existir pra mim quando for provado. Não que ele tenha surgido do nada quando alguém descobriu, até porque não consigo imaginar como alguém poderia descobrir algo que, nesse exemplo, não existe. :roll: Quer dizer que a coisa só vai existir pra gente mesmo quando nós tivermos provas plausíveis de que há sua existência.
Ele disse que teoricamente não há existência antes da descoberta de Deus para alguns, não na prática. O que eu concordo plenamente.

Sim. Mas quem acredita no que é comprovado como verdade indiscutível é um cego. Dizer "não acredito nisso porque ainda não foi comprovado" é se abster de raciocinar. A relatividade, os modelos atômicos e diversas outras teorias do meio científico foram resultado de mentes que duvidavam do que era dito pela ciência. Se você abdica da sua capacidade de raciocinar e tirar conclusões, deixando que alguma outra coisa diga o que você acha sobre as coisas, então está sendo passivo.
 
Concordo com você, Balbo. Eu acredito em vida extraterrestre, por exemplo, mesmo nunca tendo visto um ET e nem com provas científicas. Apenas filtro as ocorrências que me fizeram a chegar a essa conclusão, mesmo que incerta.

Só que não vou generalisar, não vou aplicar isso em qualquer teoria; no caso em questão, a existência de Deus. Por quê não? Fácil, porque nunca achei base plausível que me incentive a acreditar Nele, diferente dos ETs. Acho que é muito mais uma questão de fé, depente muito da mentalidade de cada um.
 
Eu tenho uns textos interessantes aqui! :wink:

Publicado: 19/02/2000
Atualizado: 23/07/2000

GENTIL FALTA DE DEUS - INTRODUÇÃO

de Paul O'Brien

Viver sem um Deus não é fácil. Mas a vida em geral, com ou sem um Deus, é um tarefa desafiadora e capaz de frustrar até o melhor de nós. Como humanos, somos especiais no sentido de que guiamos nossas vidas de uma maneira relativamente inteligente e racional. Nós somos criaturas naturalmente reflexivas. Nós temos a capacidade de fazer mais do que simplesmente viver nossas vidas; somos capazes de dar um passo à frente da nossa situação física e analisá-la, avaliá-la, fazer julgamentos, e tomar decisões. Você não precisa ser um professor de filosofia para enfrentar problemas colossais, como lutar com sua humanidade ou tentar resolver problemas morais importantes.

Há um tipo de problema filosófico que enfrentamos de uma forma ou de outra : Deus. "Deus existe? Eu acredito em Deus?". Algumas pessoas podem responder a estas questões com relativa facilidade, porque suas mentes já estão decididas a este respeito. Muitos se contentam em crer, enquanto outros se contentam em duvidar. Não é para estas pessoas que estou escrevendo agora, apesar delas estarem convidadas a ouvir. Aliás, a estas pessoas, se estiverem em paz e contentes, desejo admiração e respeito.

Mas eu ouso dizer que a maioria de nós luta com este problema de Deus de alguma forma. Fomos certamente criados para acreditar em certas convicções religiosas. Alguns de nós foram até ensinados a ter mais do que idéias e princípios, mas sim rituais complexos para participar assim como muita literatura para ler. Mas chega um tempo nas nossas vidas em que precisamos ir um passo adiante do que fomos ensinados e fazer nosso próprio julgamento do assunto. Algumas vezes escolhemos ficar onde estamos, mas às vezes decidimos mudar de idéia.

Tenho visto vários líderes religiosos e filósofos defenderem suas posições com a maior certeza. Eles falam com convicção, e podem ser bastante persuasivos. Mas se tantas pessoas estão tão confiantes de si mesmas, por tantas delas ainda lutam para solucionar os problemas de Deus e religião? Apesar da resposta a esta pergunta ser na melhor das hipóteses incerta, acredito poder dizer com segurança, que lutamos por não haver uma resposta fácil. Pode parecer dolorosamente óbvio, mas por favor tente não deixar escapar este fato da sua cabeça. Quando você discute assuntos sérios, particularmente sobre Deus, você está entrando numa das atividades mas desafiadoras. Deus é um assunto de uma era, e permaneceu não esclarecido por milênios em todos os seus aspectos, da esistência metafísica até a mais pessoal das crenças.

Sou como muitas outras pessoas. Fui educado para acreditar em uma determinada religião, cheguei a uma idade em que tive de reavaliá-la, e apesar de ter tomado muitas decisões religiosas em minha vida, ainda luto para resolver muitos problemas espirituais. Pessoalmente fui criado como católico, mas desde os 14 anos de idade sou ateu. Mesmo sendo Deus um assunto delicado, o ateísmo parece ser ainda mais complicado. Tenho sido grosseiramente mal entendido por muitas pessoas, mas também tive meus mais significativos e acalorados debates filosóficos sobre Deus e ateísmo. Não tem sido fácil para aqueles de nós que são ateus, e se você olhar mesmo superficialmente como os ateus têm vivido ao menos nos dois últimos milênios, encontrará uma história de perseguição e incompreensão.

No entanto, os tempos mudaram. Ateus ganharam grande respeito, e o ateísmo aparenta ser muito mais popular e aceitável, especialmente nos meios acadêmicos e intelectuais. Considero este um bom sinal - não que eu acredite necessariamente que todo mundo deva ser ateu - mas as pessoas estão sendo educadas com uma mente mais aberta e toleramente a respeito de crenças religiosas alternativas. Apesar do assunto ficar mais aberto, ainda é necessário uma grande ajuda, e eis porque estou escrevendo este livro. Confesso que sou novato no assunto. Sou jovem e inclinado a mudar de idéia de vez em quando. Mas espero que minha falta de experiência seja compensada por minha tendência de manter a mente aberta e considerar este um assunto ainda não terminado. Tenho encontrado muitas pessoas que são firmes e inalteráveis em seus caminhos; não quero ser uma delas. Se possível, devemos todos ser receptivos às razões e argumentos daqueles que dicordam de nós.

O que quero discutir não é simples, mas espero provocar alguns pensamentos mais profundos. Primeiro de tudo, vou resumidamente mostrar alguns argumentos tanto a favor quanto contra a existência de Deus, mas isto faço apenas com o desejo de esclarecê-los e colocá-los lado a lado.Vou assumir que todos eles falham ao resolver o problema em questão, e mesmo se eles fossem aceitáveis, ainda seriam religiosamente não convincentes. Então irei primeiramente dar atenção ao que considero o mais essencial dos elementos da crença humana numa religião. Nesta discussão tentarei mostrar algumas idéias de por quê o ateísmo é uma crença viável e efetiva, não tão anárquica ou infundada como alguns aparentam achar. Ao considerar a religião tanto em termos pragmáticos quanto em termos emocionais, menos racionais. Tentarei mostrar que o ateísmo é uma opção viável de vida. Tentarei descrever o ateísmo, apesar do ateísmo não ser exatamente uma religião. O ateísmo é na verdade uma crença com algumas implicações religiosas mais sérias. Tentarei defender a validade destas implicações com alguns argumentos.

Isto certamente incluirá uma boa olhada no teísmo. Na verdade, o ateísmo e o teísmo precisam ser colocados lado a lado a fim de explorar suas verdadeiras características. Não vou degradar o teísmo nem glorificar o ateísmo, mas contudo, devo analisar cuidadosamente o ponto de vista teísta para determinar o ponto de vista ateísta. Minha intenção nunca será provar a existência ou inexistência de Deus, nem vou tentar convencer ninguém que pensamentos teístas são de alguma forma falsos ou idiotas. Ao invés disto, vou citar os méritos e falhas tanto do teísmo quanto do ateísmo com uma grande ênfase em por o teísmo sob profunda análise. Levantarei questões e dúvidas quanto ao teísmo neste processo, mas nada além disto.

Para concluir, levantarei questionamentos, que são o que mais me motiva a escrever este documento. De imediato estou ciente de estar aumentando um tópico já congestionado, mas tenho convicção de que posso tornar as coisas melhores, e não piores, ao escrever. Estou me dirigindo diretamente aos teístas, especialmente os cristãos, e aos ateístas. Aos cristãos, faço apelo de que se esforcem para pensar melhor sobre o ateísmo se o considerarem condenável. Ao ateus, faço um apelo especial para que reconsiderem também sua posição. Estou cansado de debates acalorados que levam a ofensas pessoais. Considero frustrantes os cristãos de mente fechada, mas também acho os ateus que falam de maneira sarcástica e desrespeitosa igualmente desapontadores.

Tentarei agir como mediador, e certamente estou fadado ao fracasso. Acho Deus um assunto fascinante, que é muito urgente e importante para tantos de nós; felizmente posso oferecer algo construtivo a analisar. Se eu falhar ao articular estes tópicos, e falhar ao expor o ateísmo de forma aceitável e inteligente, então ao menos resumo a isto meu esforço: ateísmo precisa ser tratado como uma crença positiva. Ateísmo não deve ser considerado algum tipo de pensamento que se coloca contra o teísmo, mas sim um pensamento que vai em outra direção. Se eu não conseguir dar uma boa exposição desta tese, encorajo alguma outra pessoa a fazer o que não consegui.

Explicações Preliminares

Estarei sempre pisando em ovos durante esta discussão, mas não permitirei que isto se torne um medo paralisante. Permita-me esclarecer alguns pontos delicados desde já a fim de uma passagem suave pelas discussões que invariavelmente irão aparecer.

Continuarei com a informalidade, e não porque subestimo a inteligência de alguém. Eu o faço porque considero que usar este tipo de linguagem irá aliviar alguns excessos de zelo freqüentemente encontrados na literatura acadêmica. Este é um assunto sobretudo humano e vou tratá-lo como se estivesse conversando pessoalmente: com seriedade, mas não de forma pedante. Tenho um trabalho a fazer, e se alguém não me entender, estarei falhando neste trabalho. Falando tecnicamente, o autor de um documento filosófico não precisa ser tão delicado quanto eu, mas o assunto Deus é especial e entendo que esta delicadeza é, senão necessária, ao menos prudente.

Pensadores experientes, aqueles com muito mais experiência do que eu, sem dúvida encontrarão falhas e enganos em alguns dos conceitos que vou usar. Felizmente não serão detalhes importantes. Se forem, por favor me corrija para que eu possa revisar minha posição a respeito. Se os enganos forem pequenos, não deixe que eles o afastem dos pontos principais, mas avise-me de qualquer forma.

Usarei muitas palavras e subtítulos, e sempre surgirão questões do tipo "o que quer dizer com isto?". Tentarei esclarecer muitos termos, mas pessoalmente me oponho a um estilo estritamente lógico e formal na discussão de um Deus. Entendo por que alguns são atraídos por este tipo de abordagem, já que é valiosa quando usada para a maioria dos argumentos e conceitos filosóficos. Mas não vou gastar muito tempo listando definições ou definindo termos, já que isto tornaria a discussão mais obscura. Pela intuição, prefiro um estilo mais simplista mesmo com o sacrifício da precisão técnica.

Quando eu estiver falando dos teístas, tenha em mente que falo usando como base a concepção ocidental de teísmo, especificamente o Cristianismo, e às vezes mais especificamente ao catolicismo. Não incluo outras interpretações não ocidentais da natureza de Deus simplesmente porque as desconheço. Mesmo se eu pudesse incluí-las, acabaria deixando de lado alguma religião que deveria ser incluída na opinião de algum leitor. Eu estou, como muitos, mais familiarizado com o cristianismo e não é a intenção ignorar ou desrespeitar outras religiões que poderiam ser igualmente plausíveis. Espero que mesmo se minha análise está muito dependente de idéias católicas específicas, que os membros de outros grupos cristãos sejam capazes de separar os pontos importantes e a mensagem principal.

Também leve-se em consideração que estou usando as palavras "Deus" e "deus", que creio eu possuem diferenças pequenas mas importantes. "Deus" com D maiúsculo representa o Deus cristão, exatamente como fazemos com nomes de pessoas, que começam por maíuscula por se referir a uma pessoa específica. Já "deus" em minúsculas é um termo mais geral referindo-se a qualquer tipo de conceito de um ser supremo. Cristãos podem considerar que não há diferença, já que há apenas um deus - o Deus cristão. Mas algumas culturas mantêm crenças em numerosas divindades. Neste caso "deus" refere-se a apenas um tipo de ser, assim como "homem" e "anjo" se referem a outras classes.

Se estas explicações parecem desnecessárias, então fico feliz por termos um bom começo; estarei me dirigindo a uma platéia tolerante. Se pareço muito amável, que isto não seja considerado alguma falta de convicção mas sim o desejo de ser compreendido e respeitado. Há uma quantidade considerável de oposição intelectual e animosidade a esta empreitada e não creio que estas barreiras sejam justificáveis. Estamos discutindo um assunto de interesse de ambos, um problema em comum, portanto nossos esforços devem ser construtivos. Quero encorajar mais respeito entre aqueles que discordam neste assunto, e não farei qualquer tentativa de confundir, enganar ou insultar ninguém.

Então deixemos nossas mentes flutuarem pelos ares, mas mantendo os pés no chão.


A publicação foi autorizada pelo autor do ensaio original.
O ensaio base original está disponível em http://www.infidels.org/library/modern/paul_obrien/gentle/atheism1.html
As partes em itálico não devem estar corretamente traduzidas.
Traduções para espanhol e sugestões para correções na tradução e na gramática são bem-vindas.
 
Ristow disse:
Concordo com você, Balbo. Eu acredito em vida extraterrestre, por exemplo, mesmo nunca tendo visto um ET e nem com provas científicas. Apenas filtro as ocorrências que me fizeram a chegar a essa conclusão, mesmo que incerta.

Só que não vou generalisar, não vou aplicar isso em qualquer teoria; no caso em questão, a existência de Deus.

Aplicar o quê? O seu julgamento?
 
Não. O lance que você comentou, sobre não acreditar apenas no que foi comprovado. Eu disse que concordo com isso, mas no meu caso se aplica quando estou falando de Deus.
 
Mas eu não quis dizer exatamente isso. Quis dizer que temos de analisar os pensamentos que nos são propostos.

Por isso, é diferente, nesse caso, não crer em Deus por que não foi comprovado (ou seja, se for comprovado automaticamente você passa a acreditar, o que seria uma atitude totalmente passiva) e não crer porque você não encontrou argumentos ou evidências suficientes (coincidindo com o fato de que não há provas concretas).
 
Balbo disse:
Mas eu não quis dizer exatamente isso. Quis dizer que temos de analisar os pensamentos que nos são propostos.
Eu sempre estou aberto para qualquer pensamento, analiso também, mas continuo sem razões plausíveis.

se for comprovado automaticamente você passa a acreditar, o que seria uma atitude totalmente passiva
Não automaticamente. Não consigo imaginar uma prova. Não consigo imaginar uma forma de botar num papel a comprovação da existência de Deus. Ou teria que ser algo realmente convicente, ou eu teria que ver por mim mesmo.

não crer porque você não encontrou argumentos ou evidências suficientes (coincidindo com o fato de que não há provas concretas).
Também.
 
Ristow disse:
Não automaticamente. Não consigo imaginar uma prova. Não consigo imaginar uma forma de botar num papel a comprovação da existência de Deus. Ou teria que ser algo realmente convicente, ou eu teria que ver por mim mesmo.

Botar no papel realmente não tem como. Mas existe como seguir por uma linha de pensamento que chegue à conclusão de que Deus existe, e, é claro, nesse tipo de coisa você é quem julga se faz sentido ou não. Não é exato. Se nada que não fosse exato não fizesse sentido, não existiria filosofia, nem ciências políticas, nem economistas poderiam fazer previsões.
 
Mas, Sméagol, aí que tá um ponto em que os ateus não pensam pelo mesmo modo. Se uma sequência de fatos extraordinariamente maravilhosos acontecerem na minha vida (o que eu espero que venha acontecer!!), não vou buscar explicação em Deus, e sim em outros fatos na minha vida que levaram a esses momentos bons acontecerem.

Não me referi a momentos bons, mas sim em momentos ou fatos que parecem ser inexplicáveis . Vou dar um exemplo que aconteceu comigo recentemente:

Eu já havia prestado vestibular por dois anos, e ano passado foi minha terceira tentativa. Eu já fazia fisioterapia, mas o que eu queria mesmo era medicina. Como tava sem grana pra cursinho, fui estudando aqui em casa mesmo, e resolvi prestar apenas na UFG. No primeiro dia de provas, um domingo, não fui muito bem, e isso me desanimou um pouco pro segundo dia. Na segunda feira acordei meio mal, com umas dores no pescoço. Essas dores só foram aumentando, e quando a prova foi começar, eu estava com o corpo todo doendo, uma imensa dor de cabeça, e ardendo de febre.

Como sempre fiz nos vestibulares, iniciei uma oração, e terminei dizendo: "Deus, se for da sua vontade que eu seja médico, me ajude, pois essa também é minha vontade. E hoje, mais do que nunca vou precisar de sua ajuda. Espero que suas mãos guie as minhas nessa prova". Comecei pela matemática (minha especialidade) e não estava conseguindo realizar contas simples. Tive que pular matemática e só resolvi ela no fim.

Foi assim a prova toda, e quando sai já disse pro meu pai: "Não deu, foi a pior prova da minha vida, eu não conseguia pensar". Chegando em casa só tive forças de tomar o remédio e deitar. Aí meu pai foi corrigir a prova e veio a surpresa: eu fui super bem, como nunca em outra prova de vestibular.

Nesse momento eu só conseguia pensar em uma coisa: Deus existe e ele estava comigo o tempo todo! Isso me ajudou a ir muito bem na segunda fase e passar no vestibular.

São de momentos como esse que eu falei: coisas incríveis que acontece com você. Respeito todas pessoas, mas realmente tenho certa pena de ateus. Ser agnóstico até tudo bem (eu mesmo não tenho uma religião certa), mas simplismente pensar que tudo acaba nessa vida curta? Não consigo imaginar isso...
 
Eu denomino Deus como Aquele ou Aquilo que criou o universo, a matematica (que sempre existiu, sempre sera verdade e eh perfeita) e mantem tudo isso em ordem. A prova de que ele existe eh simplismente o fato de alguma coisa existir. Sobre isso nao posso falar mais nada.

Agora essa de achar que vc existe so pra sofrer eh pura falta do que dizer
 
Qu

Yumi_Kezuro disse:
Eu denomino Deus como Aquele ou Aquilo que criou o universo, a matematica (que sempre existiu, sempre sera verdade e eh perfeita) e mantem tudo isso em ordem. A prova de que ele existe eh simplismente o fato de alguma coisa existir. Sobre isso nao posso falar mais nada.

1. Porque sua necessidade de achar que "algo" precisou ter criado o universo?

2. A matemática é humana, não ache que ela é uma linguagem universal. Não é possível dizer que tudo possa ser aplicável sempre.

3. Porque o conceito de "perfeição"? Não existe "perfeição" na ciência, esta está sempre se atualizando e se isso incluir botar para abaixo o que era bem aceito na comunidade científica por mais de cinco décadas, que seja.

4. Eu existo. Uma caneca de plástico existe. Porque a existência de uma divindade é uma condição para qualquer outra coisa existir?
 
Há quem diga que já viu Deus, os apostolos disseram que viram Deus, que Jesus era Deus e tem muitas teorias que provam isso, mas voce n acredita. Por outro lado acredita que existe a Guiné Equatorial só porque ta num livro que ela existe, ou porque viu na televisão. Mas pode ser uma mentira, a Guiné Equatorial pode não existir, nã há uma teoria que prove a existencia da Guiné Equatorial, mas se calhar voce acretida que ela existe.
 
Samwise Português disse:
Há quem diga que já viu Deus, os apostolos disseram que viram Deus, que Jesus era Deus e tem muitas teorias que provam isso, mas voce n acredita. Por outro lado acredita que existe a Guiné Equatorial só porque ta num livro que ela existe, ou porque viu na televisão. Mas pode ser uma mentira, a Guiné Equatorial pode não existir, nã há uma teoria que prove a existencia da Guiné Equatorial, mas se calhar voce acretida que ela existe.

A Guiné Equatorial existe porque ela está mais do que documentada. Background histórico de colônia, abriga as etnias tais, tem os conflitos tais e por aí vai.

Por exemplo, relatos de expedição como esses são facilmente encontrados pela internet:

2.jpg


Agora: me mostra uma foto de Deus.

Aí você diz, visto a impossibilidade de tal documento; Há quem diga que já viu Deus, os apostolos disseram que viram Deus, que Jesus era Deus e tem muitas teorias que provam isso, mas voce n acredita

1. 2/3 da população americana acreditam que ETs já visitaram a Terra.

Só por causa disso, ETs já visitaram a Terra?

Só porque existem mais de 5 bilhões de teístas no mundo, Deus existe?

2. Jesus foi amplamente documentado, de maneira semelhante a líderes de revoltas que reuníam massas populares, como Spartacus.

Dessa maneira, aceito-o como personagem histórica. Mas o que exclui a possibilidade dele ter sido esquizofrênico, assim como muitos que o sucederam?

3. Não existem teorias que comprovem que Deus exista.
 
bom...
Deus naum iria querer acabar comigo por puro prazer..
acredito q o Deus q os humanos criaram para si e no qual muitos (como eu) acreditam, seja no mínimo neutro, não deve ter intenções sádicas ou de natureza semelhante. Quanto a isso fico tranquilo :wink:
 
Não, se está tudo dando errado na sua vida, é porque vc está colhendo o q vc plantou, Deus ainda está lá para te ajudar, mas c vc que errou, vc tem que consertar!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo