• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de transcrição de nomes em Tengwar

Re: Nomes em Tengwar

Q. = Quenya, idioma dos altos-elfos da Terra-Média (Noldor).
S. = Sindarin, idioma dos elfos cinzentos (Sindar).

Olha só, em Português (Daniel) ficaria assim:
2#P5%.Ö

Em Quenya (Erunámo) ficaria assim:
`V7U5~Ct^

Espero ter ajudado!

P.S.: Para ver as tengwar perfeitamente, baixe este arquivo. São só dois cliques, ao contrário dos 39 para colocar uma imagem.
Por favor, em sua infinita misericórdia, para fazer uma imagem, use CTRL + C no texto em Tengwar e CTRL + V em qualquer editor de texto, imagem...
Seja você também um colaborador da Campanha "Vamos Salvar Os Dedos Do Istimo". ;)

P.P.S.: Se você não conseguir ver as tengwar; estiver com muita preguiça; quiser ver uma imagem com todas as opções de fontes que eu tenho; ou apenas quer que eu trabalhe mais um pouquinho, peça as imagens que eu colocarei com todo o prazer.

P.P.P.S.: Peço-te que não faças tatuagem com nenhum dos exemplos, visto que eles podem se alterar, fazendo com o que está escrito não seja mais o correto. Caso alguma regra mude, é muito mais fácil alterar uma regra de Tengwar do que alterar uma tatuagem errada.

REPITO, NÃO FAÇA TATUAGEM COM O TEXTO ACIMA, POIS PODERÁ SER ALTERADO; O NÃO CUMPRIMENTO DESSA DICA É COLOCAR SUA CONTA EM RISCO.

P.P.P.P.S.: Quando precisar criar mais de um post, aperte o botão "Editar" e edite o post. Isso evita que um lote de posts sejam da mesma pessoa, melhorando o fluxo, sem mencionar a estética, do fórum. ;)
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

Pra começo de conversa, MUITO OBRIGADO.

Desculpa ter perturbado com várias mensagens e abusado da sua boa vontade...

Agora, o que pode ser alterado, meu caro Istimo Ainencaitor, conforme você mencionou???
(ACABEI DE VER NO OUTRO TÓPICO)

Obrigado.
 
Re: Nomes em Tengwar

Tentando ajudar...
No caso do nome transcrito do português, pode ser ajustado o modo tengwar português (já estamos na terceira versão - MTP3).
No caso do nome traduzido as mudanças normalmente se dão por novas interpretações do vocabulário nas línguas élficas, fazendo com que traduções não sejam tão precisas ou mesmo que fiquem incorretas.
Por exemplo, no caso do meu nome, Eduardo, o significado seria protetor da riqueza ou algo parecido. Herenvarno é uma tradução seguindo interpretações mais antigas e acaba sendo protetor da prosperidade na interpretação atual, quando Almavarno seria uma tradução mais adequada segundo interpretações recentes (graças à ajuda do Slicer!). Não posso alterar o username sem criar um novo perfil... quase como uma tattoo.
 
Re: Nomes em Tengwar

Entendi.
Gostaria de saber como é feita essa tradução, aprender mais...
Acho que preciso de um professor...
Vou caçar algum...
 
Re: Nomes em Tengwar

Quanto à questão da tatuagem, entendo todo o rigor do Istimo, mas no final das contas, a decisão é de cada um... o que ele quer é não se comprometer, no que ele tem toda a razão, pois existe muita gente louca por aí que toma decisões por conta própria e não quer enfrentar as conseqüências e daí joga nos outros.
No mais, eu como tatuado que sou, só posso te recomendar a pensar bem em tudo, principalmente no que desenhar e onde vai colocar. Eu preferi começar mais conservador, em uma área pouco exposta (as costas) e depois, à medida que fui me identificando com a arte e me apaixonando por ela, fui explorando partes mais expostas (pernas, braços). Eu nunca me arrependi das minhas e continuo a fazer novas, mas elas todas passaram por longa maturação e pesquisas...
Se você vier a fazer a tattoo dessas, você sempre vai poder "argumentar" que seria "uma posível tradução" seu nome (o que não vai satisfazer a um amante da lingüística tolkeniana), mas você vai ter que estar preparado para as constantes perguntas sobre o que significa, como também acontece para ideogramas. Prepare-se, porque é um saco!
 
Re: Nomes em Tengwar

Sim, a decisão é tua. Podemos ter, como mencionado pelo Herenvarno, interpretações diferentes, pois nem todo material escrito por Tolkien está disponível (Tolkien morreu em 2 de Setembro de 1973; nós acabamos de descobrir como os pronomes funcionam, meia tabelas de pronomes nossa estava ultrapassada, acabamos de saber os pronomes de 68, ele teve 5 anos para mudar tudo antes de morrer, nós não sabemos).

Claro, eu quando passo algo tenho certeza que está correto, mas correto até onde nosso conhecimento permite. Exemplo: em um outro tópico, eu disse que não poderia traduzir a palavra "liberdade", não é de todo verdade. Eu tenho a palavra fairië para "liberdade"; contudo, a palavra para "livre" era fairë. E o que tem isso tudo?! Bem, Tolkien em determinado momento decidiu que a palavra fairë ("livre") não era mais válida; ou seja, fairië perde a validade também.

Possivelmente ninguém em toda a sua vida saberá que está errado, mas eu saberei. É claro, se alguém souber e te avisar, você amaldiçoará até minha 13ª geração. Então, recomendo que não faça tatuagem, exceto quando o texto for escrito por Tolkien.
Caso você não se importe, você pode dizer quando te perguntarem o significado: "Em algum momento de Arda, isso era tal-coisa-em-élfico".

As línguas élficas evoluiram durante as Eras de Arda, e foram mudadas durante a vida de Tolkien. O Quenya e o Sindarin vinham de uma língua primitiva, mas devido aos anos separados eles se distanciaram. Glass e Alassë são "alegria" em duas línguas élficas (Sindarin e Quenya); são muito parecidas, deixando claro que derivaram da mesma raíz, mas são diferentes.

Desculpe pelo discurso "prolixo", mas é para esclarecer e apagar a idéia que temos uma língua pronta na qual trabalhamos. É meio quebra-cabeça, algumas peças não encaixam, umas estão faltando, tem peças de outros quebra-cabeças misturados e algumas peças que nem sabemos se é do mesmo quebra-cabeça.
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

Não posso alterar o username sem criar um novo perfil... quase como uma tattoo.

Na verdade você pode.... Mas terá que esperar 180 dias contando de sua inscrição... daí vc solicita a alteração...

Estou pensando em fazer isso, mas realmente não tenho certeza, sempre penso que o pessoal que freqüenta os mesmos tópicos que eu pode estranhar, ou até confundir... estou ponderando ainda.
 
Re: Nomes em Tengwar

Obrigado pela informação... é bom saber, porque ainda sou novo aqui e a alteração de username não vai afetar muito a minha identificação.
No mais, porque não adotar uma estratégia de transição por conta da alteração? É meio chato, mas por algum tempo vc poderia informar sobre a mudança e seu username antigo por exemplo na assinatura.
 
Re: Nomes em Tengwar

Obrigado pela informação... é bom saber, porque ainda sou novo aqui e a alteração de username não vai afetar muito a minha identificação.

A solicitação só pode ser feita após 6 meses, por isso complica...

No mais, porque não adotar uma estratégia de transição por conta da alteração? É meio chato, mas por algum tempo vc poderia informar sobre a mudança e seu username antigo por exemplo na assinatura.

Estou realmente tendendo a isto.
 
Re: Nomes em Tengwar

Caros,

Entendo a preocupação e tudo mais.

Uma coisa sempre tive em mente, aprender ao máximo antes de tomar qualquer decisão, portanto, não se preocupem, já que, seguindo essa linha, estarei pronto para as conseqüências.

Obrigado por tudo.

Infelizmente, no momento, estou sem tempo disponível para começar a aprender as línguas élficas. Mas, assim que possível, dedicar-me-ei e aprenderei.
 
Re: Nomes em Tengwar

Olha eu não sei muito bem tengwar mas talvez seja uma boa idéia.. seira diferente não é mesmo?
então..eu prefiro kandis mas boa sorte
ps:Dá pra fazer a passagem dos nomes direto pro tengwar ou tem que ver o significado do nome e ter toda a burocracia de passar td pra Sindarin?
 
Re: Nomes em Tengwar

Olá, Gostaria mto de saber como ficaria em Tengwar as seguintes palavras


Vëon

Eruanne

Lúmë


Mto Obrigado :mrgreen:
 
Re: Nomes em Tengwar

Galera, encontrei um site que transcreve Tengwar de Quenya e alguns outros idiomas. Já tenho meu nome em Quenya, (Diogo q significa Santo + Aquele que vence) Ainencantar. Segundo o site, o nome em Tengwar fica lE5$flE1E6

Por favor, será que alguém poderia confirmar se está correto? Valeu.
 
Re: Nomes em Tengwar

oi!!
gostaria de saber meu nome...jessica
em tengwar!
obrigado

Jessica no MTP3 (RC3, mas o RC4 não deve mudar muita coisa) fica assim

fÔiTaE

Olha eu não sei muito bem tengwar mas talvez seja uma boa idéia.. seira diferente não é mesmo?
então..eu prefiro kandis mas boa sorte
ps:Dá pra fazer a passagem dos nomes direto pro tengwar ou tem que ver o significado do nome e ter toda a burocracia de passar td pra Sindarin?

Não vc pode usar o MPT3 (Modo Tengwar Português).

Olá, Gostaria mto de saber como ficaria em Tengwar as seguintes palavras


Vëon

Eruanne

Lúmë


Mto Obrigado :mrgreen:

Vëon - yR`N5

Eruanne - `V7U`C5"$

Lúmë - `j~Nt$

como ficaria ASPRINO e BREGALAD em tengwar, obrigado a quem responder

ASPRINO - (que lingüa é essa?)

BREGALAD - w7ls]j]2 (no Modo de Belereiand)


Galera, encontrei um site que transcreve Tengwar de Quenya e alguns outros idiomas. Já tenho meu nome em Quenya, (Diogo q significa Santo + Aquele que vence) Ainencantar. Segundo o site, o nome em Tengwar fica lE5$flE1E6

Por favor, será que alguém poderia confirmar se está correto? Valeu.

Ainencantar - lE5$5a#4#6

Não estou entrando no mérioto da tradução, apenas da transcrição

Se não estiverem conseguindo ler, avisem...
 
Re: Nomes em Tengwar

Olá Pessoas!

Será q alguém na sua boa vontade poderia me ajudar a escrever um nome em Tengwar?:D

Estou tentando achar alguém q consiga escrever corretamente em Tengwar mas tah tão dificil...

Se alguém puder dar a sua colaboração eu vou ficar agradeciidaaa!:grinlove:

O Nome é:Leandro(e se nom for pedir mto, "Lê" também...):abraco:

Obrigadaaaaaaa pela atenção!

ah se alguém quiser meu msn pra entrar em contanto e tentar me passar o nome é:ju_wood@hotmial.com

Boa noite para todos!
 
Re: Nomes em Tengwar

Olá... gostaria de tirar uma dúvida... meu nome em Quenia é: Atanóno = Renato, bom pelo menos foi o que achei ! se não for... me digam pq estou meio perdido ainda ! e tipo eh dessa forma q se escreve em tengwar ? `C1C5Y5Y

bom... tava tentado escrever "Amante da Noite" e cheguei a algo como "laitalómi" ou "lómilaita" me ajudem por favor ! grato ! :yep:


Ahhhh... num podia esquecer de agradecer à mente maravilhosa que teve a ideia de colocar a fonte pra postar ! facilitou mto além de engrandecer nosso aprendisado... Slicer... sem querer pagar um pau !!! mas... :clap:

Vlws agradeço desde já !
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo