• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedida a beatificação da Princesa Isabel

É um absurdo achar que a Princesa Isabel era apenas uma carola, ou mesmo que era impopular - decerto era bem mais popular do que qualquer presidente republicano que a sucedeu. Era exageradamente religiosa, sim, a ponto de aderir ao ultramontanismo, mas isso só minava sua popularidade frente a uma restrita classe política, e não perante a população como um todo. Apesar de religiosa, seu progressismo fica bastante claro nas ações que tomou na causa abolicionista, antes e no decorrer Lei Áurea, ações que nada tinha a ver com pressões estrangeiras, como sugeriram aí, e sim das próprias convicções de Isabel, que contrariavam os avisos de figuras próximas, ou até mesmo qualquer pretensão a um terceiro reinado. Isso sem mencionar idéias bastantes avançadas e que provavelmente seriam colocadas em prática durante seu reinado, como o sufrágio feminino e até mesmo uma antevisão da reforma agrária (com terras devolutas, e não desapropriadas) direcionada aos ex-escravos.

Curiosa essa tendência de certos historiadores de minimizar e apequenizar os feitos nacionais - tudo ou tem que ser uma fachada, a exemplo da independência ou da constituinte, ou deve servir a interesses estrangeiros, sobretudo ingleses, como a abolição, a guerra do paraguai, etc – interesses nacionais ou humanitários não existem. Os heróis foram só aqueles que morreram contra o governo vigente, como mártires, como Tiradentes e Zumbi, este que nem abolicionista era - heróis que são membros do Estado, que criam instituições fortes, que defendam o país frente a um perigo estrangeiro, que através e sob a lei melhorem o país... ah, esses não existem, dentro do Estado só há heróis quando o Estado em questão proveio de uma revolução recém realizada.
 
Nenhum destes fatos sobre as realizações da Princesa Isabel são desconhecidos. Inclusive, ela foi a única brasileira condecorada com a Rosa de Ouro pela Santa Sé por causa da Lei Áurea. A questão é: qual a razão do pedido de beatificação da Princesa Isabel? Até onde sei, não consta nenhum relato de que alguém tenha sido agraciado por algum milagre por orações a ela.

A não ser que os critérios da Igreja Católica tenham mudado e a beatificação tenha se tornado um título honorífico.
 
A não ser que os critérios da Igreja Católica tenham mudado e a beatificação tenha se tornado um título honorífico.
É por aí NESSE caso, eu acho, por se trata de reconhecimento por virtudes heroicas. Beata ela não vira.
Quem recebe sinal de ocupado quando reza pra outros santos :hxhx:
Desculpe Paganus, não resisti :hihihi:
Os santos nunca estão ocupados. Nosso coração é que vive ocupado para Deus e para eles.

Paganus, pregando a Palavra de Deus e rezando por suas almas for FREE!. Bjss, me liguem!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo