• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedida a beatificação da Princesa Isabel

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Princesa_Isabel1-922x1024.jpg

Princesa Isabel - Dom Orani João Tempesta pede beatificação da monarca

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acaba de receber o pedido formal de abertura do processo de bem-aventurança e beatificação da princesa Isabel junto ao Vaticano.

No texto, assinado por simpatizantes da volta da monarquia, a justificativa maior é a assinatura da Lei Áurea, de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, e as dificuldades que ela teria passado no exílio depois da Proclamação da República, em 1889.

D. Orani prometeu levar o caso à arquidiocese de Paris, uma vez que a princesa morreu na França, há exatos 90 anos. Será constituída uma comissão, comandada pelo monge beneditino d. Robeto Lopes, para dar início aos estudos e às pesquisas sobre a vida de Isabel. Os requisitos para que o Papa beatifique uma pessoa são basicamente três: provas de virtude em grau heróico, santidade popular e um milagre. A igreja, portanto, investigará testemunhos de pessoas que dizem ter sido curadas por orações feita à filha de d. Pedro II, reivindicação antiga de grupos pró-monarquia.

Fonte
 
Vejo isso com bons olhos, pois revive na mentalidade popular a figura da princesa Isabel e com ela toda uma tradição política de uma época em que o Brasil formava não um ou dois estadistas, mas dezenas deles, tradição propositalmente esquecida e que não encontra nenhum herdeiro nos dias de hoje (nem nos próprios monarquistas, tampouco nos partidos).

Não sendo requerida pobreza para a santificação, não entendo o espanto perante esse pedido específico, uma vez descontado espantos quanto a idéia de beatificação em geral.
 
Vejo isso com bons olhos, pois revive na mentalidade popular a figura da princesa Isabel e com ela toda uma tradição política de uma época em que o Brasil formava não um ou dois estadistas, mas dezenas deles, tradição propositalmente esquecida e que não encontra nenhum herdeiro nos dias de hoje (nem nos próprios monarquistas, tampouco nos partidos).

Não sendo requerida pobreza para a santificação, não entendo o espanto perante esse pedido específico, uma vez descontado espantos quanto a idéia de beatificação em geral.
Exatamente, é isso que os monarquistas querem e embora eu ache uma crocodilagem abrir um processo de beatificação por motivos políticos, não seria a primeira vez. Além disso li em algum lugar que existem relatos de curas realizadas, supostamente, em pessoas que recorreram à intercessão dela. Se isso for comprovado, é um forte indício, ainda mais hoje que o Vaticano deixou de complicar os processos de canonização. Desde João Paulo II, que canonizou mais santos que todos os Papas anteriores. Juntos.

Católicos podem dar mais informações. Não cabe a mim.

E não entendi essa 'Igreja Católica sempre de brinks'. Temos vários tipos de ideias políticas nos partidos que nos representam. Qual o problema do catolicismo defender a monarquia? A Igreja sempre a defendeu, tanto a romana como a ortodoxa, e seria interessante perceber como existe uma classe de bons defensores da monarquia, mesmo não-católicos, e seria legal ver como vira esse debate. A beatificação pode abrí-lo.

O problema é que o Vaticano pode recuar ao ver um uso muito político disso, seja pela legitimidade, por não querer mais se aliar aos velhos interesses monarquistas (já que a guinada democrática do Concílio Vaticano II levou-os em outra direção), por não querer ofender o todo do catolicismo brasileiro que é, em sua maioria, um catolicismo relativista, de prateleira, apolítico. Lemos nas entrelinhas: não quer muita briga com o que sobrou da Heresia da Libertação e seus ideólogos patéticos, como o Frei Boffetada.

Ou mesmo a bosta da CNBB que é super ambígua nesses casos em que se espera dela um posicionamento forte. Provavelmente alguns apoiarão. Outros criticarão, como muitos criticaram a beatificação de João Paulo II. Política, meus caros. E má teologia também.

Meu medo mesmo é que existe muito fascista, falso moralista entre os monarquistas. Existe todo um jogo ideológico que pensa na monarquia como uma teocracia brasileira, sob o Vaticano. Isso é sandice, sandice que nem o Vaticano aceitaria nem a CNBB. Só existe nas ideias dos católicos tradicionalistas mais fanáticos, como o povo da Associação Montfort, os perturbados da TFP e outros gatos pingados.
 
Última edição:
Não consigo nem expressar o que tô pensando, então vou resumir num smile:

:no:
http://pelatradicao.blogspot.com/2011/10/prologo-da-beatificacao-da-princesa.html
For your liking.

Aparentemente não existem registros de nada relacionada a graças alcançadas por intercessão dela. O que se quer é reconhecê-la Serva de Deus, pelas virtudes heroicas, o que me faz pensar que é realmente para defender a monarquia. Pio XII também é Venerável pelas virtudes heroicas, no caso a ajuda silenciosa que deu para os judeus durante os tempos da Guerra, a despeito das calúnias que alguns imbecis jogaram em cima dele sem provas.

Nesse link está o prólogo do processo de abertura a beatificação. Vale lembrar que ao contrário do que a imprensa diz, a beatificação não é um processo pra se 'chegar a santo', como uma etapa intermediária e sem valor em si mesma. De fato, alguns Bem-aventurados nunca chegaram (muitos nunca chegarão antes do Juízo) a Santo porque são de um outro estado espiritual. É isso que 'Beato' e 'Santo' significam, são reconhecimentos da Igreja a certos 'graus' de santidade. Ou alguém me corrija, não estou 100% certo a respeito disso.
 
Zumbi nem pensar, né?

A Lei Áurea foi somente uma etapa de um longo processo que envolveu mais intere$$es por parte da Inglaterra e de Portugal em aliviar sua dívida do que da boa vontade da Coroa portuguesa. A canetada foi somente para decretar o fim formal da escravidão, e não deu nenhuma garantia de posse de bens ou terras para os libertos e nem o status de cidadão brasileiro.
 
Faltou pedir a beatificação de Schindler, William Wallace, Lula (no futuro), Betinho, Chico Mendes, dentre outros.
Não, porque esses daí não representam nada de virtudes cristãs heroicas, pelo menos não no sentido que católicos monarquistas querem se referir à Princesa Isabel.
 
Ainda bem que ela não foi coroada, no livro O Príncipe Maldito (Mary del Priore) contaa história da quase coroação dela, como fica claro ela era uma carola que não tinha apoio de ninguém para assumir o trono, justamente pela sua carolice, se ela tivesse assumido era provável que uma guerra civil ocorresse para a abdicação dela, ela disse uma vez que antes de brasileira era católica.
 
Se você entende carolice por fé cristã inabalável, piedade religiosa, amor a Deus e frequencia nos serviços litúrgicos, isso é uma boa característica de um cristão devoto, como Tolkien. Mas virtudes heroicas são outra coisa.

Agora ser devoto nunca quis dizer nada com relação ao governo de um país. Ser cristão te torna menos capaz de governar? Isso não faz sentido, no máximo revela uma certa indisposição de alguns rivais políticos que poderiam usar a religião dela contra ela.

E ser católica devota é outro motivo que faz com que esses católicos a olhem com outros olhos, olhos de quem acha que poderia ser uma santa, dependendo dos possíveis milagres e virtudes.
 
O problema seria de quebra de soberania, ela como monarca do Brasil não deveria preferir um outro governo, se era monarca do Brasil, então servisse ao Brasil e não ao clero.
 
O problema seria de quebra de soberania, ela como monarca do Brasil não deveria preferir um outro governo, se era monarca do Brasil, então servisse ao Brasil e não ao clero.
Aí é problema. Entre as virtudes heroicas, se isso for contado como patriotismo falho, vai arranhar o processo.

Mas na boa, duvido que o Vaticano aprove isso. O Bentinho seria o primeiro a vetar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo