• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Papel

Anica

Usuário
Há algum tempo estão disponibizando no mercado aparatos para leitura de livros eletrônicos, acabando assim com a necessidade do papel. A Amazon lançou recentemente um que era mais leve e "arrumava" alguns erros dos modelos mais antigos (como por exemplo, a tela do leitor).

Vocês comprariam um desses? Vale a pena investir nesse tipo de tecnologia? E o principal: os livros de papel acabarão um dia?
 
Olha! Acho bem dificil!!!! Alguém já leu e-book na tela? ler um email é uma coisa... ler centenas de página é muito cansativo!!!!!

Meu mp4 tem a opção "leitura" em que vc coloca um livro em bloco de notas, putz! não dá nem pra comentar a tosqueira!
 
Olha...é inegável que a facilidade de você levar um ou vários livros em um pequeno compartimento e poder ler a hora que for é bacana. Sem contar que lhe pouparia ter que comprar aqueles livros (estou dizendo os livros que são distribuídos pela internet de graça, sem pirataria).

Mas, tirando a portabilidade, não vejo como isso pode ser útil. Pra mim não valeria apena porque só leio um livro de cada vez. E um livro é facilmente transportado para qualquer lugar.

Ecologicamente falando, seria bom, mas a maioria dos livros são feitos de florestas replantadas agora não é?
 
Eu não consigo ler na tela. Apesar de passar muito tempo na frente do computador. Não adianta, não consigo me concentrar e meus olhos ardem. Claro que talvez eu me acostume ou alguém crie uma lente para os meus óculos que suavize esses problemas... tudo é possível. hehe

Acho que o livro no papel nunca vai acabar. Talvez diminua, vire fetiche, mas sempre vai ter quem compre, não?
 
Deus que me livre! Já trabalho lendo na tela o dia todo, kilos e kilos de documento, sem poder sair da cadeira e me jogar no pufe ou numa rede pra ficar a vontade lendo um livro eu não sei o que seria :dente:
 
Kindle da Amazon parece fácil de transportar é fininho, leve. Eu tenho que ler sobre vários assuntos, enquanto leio o que gosto. Pretendo experimentar. Como adoro papel, texturas, espero que continuem as edições impressas.
 
Eu acho que vai ser inevitável o fim dos livros nesse formato que conhecemos. As telas mais modernas não cansam tanto os olhos (é só saber regular direitinho o brilho que fica tranquilo), sem contar na facilidade do transporte.

Mas eu vejo dois problemas pessoais nisso: 1. eu gosto de ler na beira da praia e não levo nem meu mp3 pra lá... que dirá o kindle? 2. eu acho prateleiras cheias de livros a principal qualidade que uma casa pode ter.
 
Acho que sim. Carregar uma biblioteca inteira em bolço, é muito tenta dor. E o fato de ser cansativo ler em uma tela, tem solução, ainda não descobriram, mas tem solução, afinal de contas muitas coisas eram ditas como inextinguíveis, e hoje em dia não existem mais (sem exemplos no momento), logo, o livro vai se tornar obsoleto um dia, acabando por se tornar um artigo de arte.
 
Eu não consigo ler no computador, agora nesses leitores portáteis não deve ser muito diferente.

Não acredito que o livro como conhecemos mude tão rápido de formato e deixe de existir como papel, até por quê, pelo menos para mim, a leitura é um ritual. Vou a livraria ou sebo, rodo pelas prateleiras, leio as orelhas até encontrar algo que gosto. Depois vou para casa, deito na cama para ler. Sei lá, não trocaria tudo isso por um mote de dados num pedaço de plástico.
 
Acho que o problema não é nem a tela cansar os olhos, é que o livro é muito mais maunseável do que qualquer dispositivo que eu já tenha visto para ler no computador. O formato mesmo, sabe? Quanto a ler sentada no PC eu sou totalmente contra pelos motivos que eu já falei - me canso de trabalhar assim, e ler deveria ser um prazer.

E fala sério, tem coisa melhor que se jogar num canto e ter um livro na mão? Não acho que um dispositivo eletronico vá conseguir um formato mais confortável.
 
Uma coisa que eu adoro é ler com um bloquinho de post-it... Vou fazendo indicações nas páginas de citações ou coisas interessantes... No computador tem o grifo, mas não é a mesma coisa!
 
Eu não acho que o papel irá pelos ares não...rsrs mesmo pq, quem quer ler um livro por uma telinha tecnológica e cansativa, a tocar em belas folhas de um livro???? Eu diria que ninguém...coisa mais sem sentido mesmo, essa é uma das poucas coisas que o homem não poderá mudar o modo, por que já é perfeito! =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo