• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

os palantiris funcionavam como os aneis do poder

Finrond

Usuário
os poderes q um individo teria a usar um palantir seria igual o do anel do poder ou seja cada raça teria um poder diferente como um soh ver o q acontece e outra consegue dominar a mente de outra?
 
O Palantir não pode controlar am mente de seu usuario como o anel e sim a outra pessoa que o usa com muita lábia.
 
os palantiri tinham a única função de servir de meio de comunicação entre as várias cidades de gondor...
eram como um videofone...
 
Olha as Palantir foram feitas para serem usadas pelos Fiéis de númenor e seus descendentes.

Logo estes tinham maior domínio doq conseguiam ver. Uma pessoa poderosa como Sauron tb poderia usar a Palantir para enxergar mais longe.

Alguns podiam até enxergar oq se passava na mente das pessoas.

Mas nem mesmo Sauron poderia por exemplo invadir a mente de Denethor através da Palantir uma vez q Denethor era o usuário "legal" vamos assim dizer da Palantir. Explicando: ele era o representante dos homens de Numenor. Por isso ele sempre resistiu em Gondor.

Mas as imagens q Sauron passava para ele o fez desistir da luta e achar q a derrota era inevitável.

Mas a palantir, por ser um objeto feito por elfos, não tinha a maldade do anel. Ela não aprisionava seu usuário. Podia ser usada tranquilamente em boas intenções sem nenhum efeito colateral
 
Olha as Palantir foram feitas para serem usadas pelos Fiéis de númenor e seus descendentes.

Não, as palantiri foram feitas para o uso dos elfos e algumas foram dadas de presente aos fiéis :wink:

Elas viam coisas distantes, q ocorreram, q ocorreriam ou coisas sem sentido, eram como o espelho de Galadriel, mas uma mente forte podia controlar o q era mostrado pelas pedras, e foi o q Sauron fez enganando Saruman e Denethor...

Mas informações tem no capitulo dedicado a elas do Contos Inacabados :mrgreen:
 
ae, aproveitando o topic... tinha quantas palantiri e onde estava cada uma durante o perído em que se passa SdA? eu sei q tinha Isengard, Mordor e Gondor... as outras eu n sei n...
 
Haviam Sete Palantíri, como ensina a rima "Sete estrelas, sete pedras, e uma árvore branca".

A primeira, a pedra-chefe, era a pedra de Osgiliath, a cidade sobre o Anduin.
As seguintes são as pedras da Lua e do Sol, que ficavam respectivamente em Minas Ithil (depois Minas Morgul) e Minas Anor (depois Minas Tirith).
Depois temos a pedra de Orthanc, que viria a se tornar lar de Saruman;
A Pedra de Annúminas, pedra-chefe dos palantíri do Norte;
a pedra de Amon Sûl, ou Topo dos Ventos;
E a pedra das Emyn Beraid (Colinas das Torres), que não se conectava às demais pedras e mostrava o mar.

:wink:
 
Sete em Gondor, sabe-se lá quantas existem em Valinor, Eressea, quantas afundaram em Númenor etc :mrgreen:

[conspiracy mode=on]Sabiam q a pedra mestra ficava em Eressea? Então, ela via tudo q as outras palantiri mostravam e podia ver assuntos confidencias de Arnor e Gondor (e Númenor), era nada mais q uma forma dos elfos espionarem as altas politicas dos homens!!!![/conspiracy mode]
 
Provavelmente nenhuma afundou com Númenor, Riff. Se os Fiéis receberam as pedras de presente, eles levariam todas. Se conseguiram levar a Chief-stone de Osgiliath com seus metro e meio de diâmetro... :)
 
Se não me engano, à época de SDA, dos 7, o de Minas Arnor continua em Minas Tirith, o de Minas Ithil esta com Sauron e o de Orthanc foi aquele recolhido pelo Pippin.
Dos outros 4, o de Osgiliath foi perdido e dos 3 do reino do norte, 1 estava com Círdan e os outros 2 se perderam no Mar.
 
A Palantir-mestra ficava sim em Eressëa, e as outras 7 foram dadas pelos elfos de lá em presente a Amandil, pai de Elendil, que foram trazidas por Elendil em seu barco logo após o cataclisma de Númenor para a Terra Média.

Chegando lá, Elendil ficou consigo com 3, e as colocou nas torres de Emyn Beraid, no Amon Sul e em Annúminas. As outras 4 foram divididas 2 para cada para Isildur e Anárion, Minas Anor (Tirith) e Minas Ithil (Morgul), Orthanc e Osgiliath foram seus destinos.
 
Humm...que eu saiba, a Palantir que estava com Sauron caiu juntamente com ele.
Não?!
 
os palantir tinham como objetivo soh a comunicaçao, nem de perto o poder dos aneis, mot menos do um, era com outro objetivo
 
Anéis do póder foram criadas para controlar as raças.
Os Palatíri foram criados para a comunicão em primeia mão das torres do sol e da lua com minas Tirith, são ao todo 9, algumas estão perdidas :wink:
 
Os palantíri são artefatos que utilizam a comunicação mental; uma mente fraca poderia sim, portanto, ser dominada através do palantír. Não hipnotizada, mas fortemente influenciada, poderia sim senhor.

Esse trecho do Contos Inacabados resume muito bem as habilidades das pedras vigentes; grafei o mais relevante.

Contos Inacabados disse:
Por si sós, os palantíri podiam apenas "ver"; não transmitiam sons. Sem serem governados por uma mente diretora, eram instáveis, e suas visões eram (pelos menos aparentemente) fortuitas. De um lugar alto, sua face do Oeste, por exemplo, enxergava a vastas distâncias, com a visão embaçada e distorcida de ambos os lados, e acima e abaixo, e com o primeiro plano obscurecido por objetos mais atrás, que perdiam em clareza à medida que a distância aumentava. O que "viam" era também dirigido ou impedido pelo acaso, pela escuridão, ou por "cobertura" (vide abaixo). A visão dos palantíri não era "cegada" nem "obstruída" por obstáculos físicos, mas apenas pela escuridão; de forma que podiam enxergar através de uma montanha do mesmo modo que podia enxergar através de uma mancha de escuridão ou sombra, mas sem ver dentro nada que não recebesse alguma luz. Podiam ver através de paredes, mas nada enxergar dentro de recintos, cavernas ou locais subterrâneos fechados, a não ser que alguma luz incidisse ali; e eles próprios não podiam proporcionar nem projetar luz. Era possível evitar sua visão pelo processo chamado de "cobertura", pelo qual certos objetos ou áreas eram vistos em uma Pedra apenas como sombras ou névoas profundas. Como isso era feito (por aqueles que estavam conscientes das Pedras e da possibilidade de serem observados por elas) é um dos mistérios perdidos dos palantíri.

Um observador podia, por sua vontade, fazer com que a visão da Pedra fosse concentrada em algum ponto, em sua linha direta ou perto dela. As "visões" sem controle eram pequenas, especialmente nas Pedras menores, apesar de serem muito maiores aos olhos de um observador que se colocasse a certa distância da superfície do palantír (idealmente cerca de três pés). Mas sob controle de um observador habilidoso e forte, objetos mais remotos podiam ser ampliados, de certa forma trazidos mais para perto e com maior clareza, enquanto seu segundo plano era quase suprimido. Assim, um homem a distância considerável podia ser visto como uma figura minúscula, com meia polegada de altura, difícil de isolar em meio a uma paisagem ou multidão de outros homens; mas a concentração podia ampliar e clarificar a visão até que ele fosse visto em detalhes nítidos, embora reduzidos, como uma imagem aparentemente com um pé ou mais de altura, e seria reconhecido se o observador o conhecesse. Uma grande concentração podia até mesmo ampliar algum detalhe que interessasse ao observador, de modo que se poderia ver (por exemplo) se ele tinha alguma anel na mão.

(...)
Os palantíri não podiam por si sós observar as mentes dos homens, apanhados de surpresa ou a contragosto; pois a transferência do pensamento dependia das vontades dos usuários de ambos os lados, e o pensamento (recebido como fala) só era tranmissível por uma pedra para outra em concordância.

- Os Contos Inacabados; Quarta Parte - Os Palantíri; páginas 451 e 452.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo