1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os Palácios de Mandos.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Asca, 26 Dez 2006.

  1. Asca

    Asca Usuário

    Bom, os palácios de Mandos ficavam em Valinor (tanto antes quanto depois da separação dessa de Arda), ou eles não se encontravam em Arda?

    Porque dize-se que os Anões vão para os Palácios de Aulë (o que eu entendi como um área a parte dentro dos domínios de Mandos). E se os palácios de Aulë e Mandos ficam em Valinor ou nos territórios das terras imortais, por que Gimli foi o único anão a pisar nas Terras Imortais?

    Fiquei meio confuso... :think:

    P.s. Não considerei o fato dele ser o único a pisar com vida... só o de ir pra lá mesmo.
     
  2. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Os Palácios de Mandos ficam em Aman, Asca e servem de morada para todas as almas. Os elfos aguardam um período antes de retornarem para seus hröa; os homens também permanecem um tempo, mas depois de vão, somem dos círculos de Arda. Já os anões também ficam em um salão reservado para eles e depois são enviados para as Forjas de Aulë (que os anões chamam de Mahal) e lá trabalharão até o fim dos tempos com seu mestre.
    Mas sabe que fiquei em dúvida? Os anões vão trabalhar com Aulë em fëa ou em hröa? Eles retornam a vida como os elfos? :think:
     
  3. Asca

    Asca Usuário

    Então isso comprova a minha teoria de que Gimli foi o único a pisar com vida nas Terras Imortais e sana minhas dúvidas.

    Valeu, Elring!
     
  4. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    E mais uma duvida Elring...Nos apendices do SdA fala que os grandes reis dos anoes retornam em seus decendentes...Seria da mesma maneira que os elfos fazem, ou o retorno deles em seus decendentes eh soh no sentido figurado???
     
  5. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Os elfos não retornam em seus descendentes, eles reencarnam em um novo corpo semelhante/igual(?) ao que tinha antes. Eu sempre entendi esse "retorno em seus descendentes" dos anões como um renascimento.
     
  6. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Lembre-se de que ele ficou apenas em tol eressëa, não pôde entrar em Valinor.
     
  7. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Mas Shanti, o retorno dos elfos tbm nao seria um renascimento????
     
  8. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Não, porque eles não renasciam, ou seja, não passavam pela infância de novo e etc. Eles reencarnam prontos, do mesmo modo como morreram (claro, sem ferimentos nem nada do tipo). Exatamente da onde vem esse corpo é um mistério, só se sabe que é em Mandos.

    Gimli foi o único a pisar nas Terras Imortais, afinal apenas vivos pisam. :dente:
     
  9. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Além de Glorfindel, algum outro elfo fez isso? (não que ele tenha sido o único dos eldar a "retornar".)
     
  10. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Em teoria todos os elfos reencarnavam e ficavam em Aman, a menos elfos que tinham uma pena a cumprir, como Fëanor, ou os que recusavam o chamado de Mandos. Se não me engano Finwë, não pôde reencarnar para que suas duas esposas pudessem viver ao mesmo tempo, mas preciso confirmar pois faz tempo que li a respeito.

    No Silmarillion é relatada a reencarnação de Finrod, filho de Finarfin:

    “(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”

    Legal a idéia de pai e filho se encontrando e tal. =]

    Glorfindel reencarna em Aman e volta para a Terra-Média; creio que esse apenas tenha sido um jeitinho que Tolkien arrumou para justificar os dois nomes iguais, já que com elfos isso não ocorre.
     
  11. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Ocorre sim! Veja o exemplo de gelmir.
     
  12. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Não são todos os anões que retornam, Ulmo, apenas os Sete Pais. E mesmo assim não está especificado como esse "retorno" ocorre. Se os anões possuem um fëa como os Filhos de Eru, os anões podem reencarnar (o que acho difícil, mas não impossível) ou formam algum tipo de elo espiritual com o herdeiro direto da família, que geralmente recebe o nome de um dos Sete, como Durin. É minha opinião, vou dar uma pesquisada na Valinor sobre o assunto.
     
  13. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Puxa, eu li esse trecho esses dias e tinha interpretado como sendo os dois "espíritos" caminhando juntos. Mas pensando bem, eles eram elfos, né?
     
  14. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Ou tudo pode ser uma lenda também.
     
  15. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Tipo, vão pra terra e da terra é feita a hröa de mais um anão que nasce?
    Bem místico.
     
  16. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Valeu Elring...MAs entao, sera que eh como o Calimba disse???Sera que era feito para eles um novo hröa para eles???
     
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Os Sete Pais foram criados dessa forma e Eru os adotou como seus filhos enquanto Aulë os criava; dando aos anões vontade e fëa, assim como os elfos e homens. Creio que os anões não ganham hröa novo, mas reencarnem em seus parentes, como está descrito no Silma, apesar de não haver a palavra reeencarnação. Nem sei se Tolkien acreditava em Sansara :dente:
    Lembrando que quem determina onde e quem irá retornar para um hröa é Eru, através de Manwë que é o juiz e que transmite sua sentença por intermédio de Mandos.
     
  18. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Eu acredito que tudo isso seja apenas uma lenda, afinal é injusto os pais dos anões reencarnarem (re-entrar na carne) e os demais anões não.
     
  19. Sano

    Sano Porque né

    Também acho, e além do mais é injusto os anões (filhos adotivos de Eru) reencarnarem, e os humanos (filhos verdadeiros de Eru) não.:humpf:
    Acho que eles ficam ao lado de Aulë, porém sem Hröa.
     
  20. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Penso que na verdade o fato de os descendentes adotarem os nomes dos sete pais dos anoes seja uma maneira de eles invocarem a força e a nobreza que eles tinham, e nao uma reencarnaçao verdadeira...fui ler alguma coisa sobre isso e as minhas leituras me levaram a essa conclusao...
    Muitissimo obrigado pela paciencia Elring...
     

Compartilhar