1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os orcs e os elfos tem patentes militares?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rossik, 14 Mar 2006.

  1. Rossik

    Rossik Usuário

    os orcs sao meio caoticos pra isso, imagino, e nao devem ir muito alem de "seguir o mais forte do bando" (ate q alguem se mostre mais forte!)

    mesmo assim, eles teriam algo com nomenclatura?

    e os elfos?

    algo tipo capitão, general...:think:
     
  2. Larissa

    Larissa Usuário

    Acredito que os elfos tinham seu "Rei" como "Capitão" das tropas. Mas não tenho certeza...
     
  3. Proview

    Proview Go

    No Silmarillion mostra que há sim algumas patentes.

    Quanto aos Orcs deviam haver sim por questão de organização militar, principalmente se contarmos que eles se uniam em grande quantidade apenas sob uma liderança forte (tipo Morgoth e Sauron) que exigia isso deles.

    Quando por si é possível que os Orcs tivessem uma hierarquia bem simples.
     
  4. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Creio só exista uma explicação a respeito disso quanto à organização militar de Rohan, num texto contido em Os Contos Inacabados. Nele, explicam-se a área e função de cada um dos Três Marechais, além de todo o sistema que o envolve. É bem interessante. :wink:

    Sobre patentes militares élficas, "órquicas", etc., acho que Tolkien nunca escreveu nada a respeito. Haviam, é claro, os capitães e líderes de exércitos, mas nunca li algo detalhado.
     
  5. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    Eu acho que tinham capitães orcs sim, e quanto aos elfos, se eu não me engano, eram generais que lideravam as tropas nos portões de gondolin.

    Ah,os orcs não se reuniam em volta simplesmente do mais forte, pelo menos me pareceu que o grão-orc nO Hobbit não era um grande guerreiro.
     
  6. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Bom certa vez li um texto, se não me engano no conselhobranco.com que tratava justamente da estrutura social e política dos Orcs. Os Orcs dividem-se em guerreiros e guerreiros. Se vc não luta pra viver morre lutando, rs...

    Geralmente os orcs dividem-se em clãs, cada um com o seu chefe e estabelecem funções específicas na hierarquia social, como nas sociedades bélicas da história antiga.

    Pra um orc ascender militarmente só na base da luta. Por exemplo: um orc só lidera enquanto puder manter essa posição de ‘mais forte’. Se ele não conseguir provar seu valor, ou o que chamamos de culhões já era. Isso fica bem claro naquela passagem de “O retorno do Rei” quando os orcs se engalfinham numa luta pra conseguir as roupas e armas do Frodo.

    Não creio que usassem a estrutura militar exata que conhecemos como generais, soldados, etc...

    Vou ver se acho a fonte exata...
     
  7. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Eu acho q os orcs deveriam ter estrutura e tática militar inexistentes práticamente.

    Mas como os elfos e humanos, embora n lembre de nenhuma ocorrencia pelo menos alguma estrutura deveria existir.
    Só q Tolkein nucna flaa sobre formações, nem emsmo sobre formas de luta, nem mesmo fala sobre uso de táticas militares simples, eu n lembro nem mesmo de tolkien falar sobre flanquear ou fazer um martelo e bigorna nem nada do tipo, muito menos em formação das tropas, acho q elas simplesmente saiam atacando mesmo, a diferença era mais no sentido de "vamos usar esse lanceiros contra a cavalaria" e nada além disso.
     
  8. Idril

    Idril Usuário

    Já eu serei do contra. Creio que os orcs tinham sim uma estrutura militar, bem como táticas. Senão, eles não conseguiriam atacar humanos, elfos e anões, não teriam vencido algumas batalhas e confrotnos.

    Sem organziação e tática, eles ismplemsente partitiam pro quebra-quebra sem sentido e rumo algum, o que não é o caso deles.

    Tem o texto sobre os rohirin, no COntos Inacabados, que o Eriadorion citou, por exemplo. =]

    E volto a insistir: não sou da opinião que a táticados exércitos da Terra-média
    seja "cada um por sí e seja o que Eru quiser". Eles deveriam ter táticas e alguma organização, sim. :wink:

    Ali´s, assi mque tiver tempo,p esquisarei sobre o assunto nos livros.
     
  9. Rossik

    Rossik Usuário

    bom....acho q no minimo, tatica eles tinham sim.

    mandar um scout (ou batetor, mas essa tradução é meio estranha..ehehe) para averiguar a posição do inimigo ja é uma tatica de batalha.

    e imagino q os "grandes estrategistas" fossem os mais fortes q sobreviveram às guerras.
     
  10. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Talvez eles tivessem táticas, mas como Tolkien não sabia sobre elas (não é a mesma coisa q as táticas de guerra q ele aprendeu na grande guerra, taticas da antiquidade e medievais são totalmente diferentes) elas ficaram de fora.
     
  11. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    e o ataque a isildur? aquele parece uma tática cruel mas eficiente!
     
  12. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    N lembro muito bem mas teve alguma grande organização ou foi "só" uma emboscada?
     
  13. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Foi uma grande emboscada bem organizada. :mrgreen:
     
  14. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    ehehehe, certo.

    Mas será q eles tinham formações como os orcs tem no filme (Pelo menos tem uma cena em que orcs com piques e escudos marcham em que parece q eles vão assumir uma hoplita ou falange)?
     
  15. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Provavelmente eles não eram totalmente desorganizados e devia haver sim algum tipo de formação. Se eles conseguiam manter a formação por muito tempo depois de iniciada a batalha é outra coisa.
     
  16. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Azog, Bolg e Úgluk são exemplos de patentes militares, embora tenhamos outros exemplos.

    Azog, servo de Sauron e líder em Moria, Bolg no norte das Montanhas Sombrias, capitão dos orcs na Batalha dos 5 Exércitos, e Úlguk capitão de Saruman na investida contra a comitiva no Amon Hen.
     

Compartilhar