• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Origem do medo de Gandalf

Quem se borra mesmo (pra variar) é o Legolas.. ou esqueceram do fatidico

"Ui, Ui... um balrog!" :g:


(só provocando!)

Tadinho do legolas.... em outras batalhas se saiu tão bem....
Injustiça comparar um elfo arqueiro com um mago pré-branco... e ainda mais exigir que ele não tenha medo...
hehehhe
 
O que era não posso adivinhar, mas nunca senti um desafio tão grande. O contra encanto foi terrível. Quase me destruiu (...)
Bom, isso é o Gandalf falando sobre o balrog, porém ele só vai saber mesmo o que é aquela hora que o Legolas me decepciona e geme "um balrog" aí Gandalf viu o que era, antes disso não dá pra dizer: "Gandalf tem medo do balrog." Porque ele não sabia que criatura era, só sabia que era muito forte e ele já estava cansado devido ao encanto feito na porta. Receio de enfrentar um inimigo forte todo mundo tem.
Agora uma coisa que eu não entendo, balrogs podem lançar encantamentos? Como?
 
Balrogs são espíritos de maiar corrompidos por Morgoth que o acompanharam em sua "queda" para Arda. Não são tão poderosos quantos os maiar de Aman, tais como Voronwë e Ëonwe pois assumiram um corpo físico assim como os istari, mas são poderosos, antigos e sábios nas artes do mal...
 
Concordo com o Alcarinollo. Mas mesmo assim, de agora em diante, farei como o Mene, e toda vez que me perguntarem se estou com medo, eu vou responder "Há forças contra as quais não fui testado ainda".
Isso mesmo, faça como Galdalf que não "tinha medo de nada"...
- Caramba, sua mãe está na UTI sendo operada no cérebro por um mecânico cego. Você tá com medo?
- Há forças contra as quais não fui testado ainda.
:doh:


O medo, Mene, já diz qualquer filosofia oriental, é a morte da mente! Onde há conhecimento, não pode haver medo! E Mithrandir, embora jamais tivesse enfrentado um Balrog, conhecia-os sim, pois era tão ou mais antigo que eles. Incisto para que você releia o capítulo "A Ponte de Khazad dûm" e procure lá um só verbete que possa ser interpretado literalmente como medo!
Me ache um então que diz que ele não tem medo do Balrog...
 
Alcarinollo disse:
Balrogs são espíritos de maiar corrompidos por Morgoth que o acompanharam em sua "queda" para Arda. Não são tão poderosos quantos os maiar de Aman, tais como Voronwë e Ëonwe pois assumiram um corpo físico assim como os istari, mas são poderosos, antigos e sábios nas artes do mal...

Não são espíritos de Maiar, uma vez que os Maiar são espíritos por definição. O que eles são é espíritos de fogo.

Voronwë não era um Maia, e sim um Elfo Noldo de Gondolin, amigo de Tuor.
 
No Silmarillion esta escrito que os Balrogs são espíritos de Fogo que inicialmente serviam Aulë (assim como quase todos os que Morgoth corrompeu, Aulë deve ser um chefe muito relapso...), Quando morgoth foi capturado eles ficaram quietinhos em Utummo, só reaparecendo quando Ungolianth tenta devorar o Lorde negro...
 
Mas é claro que Gandalf temia o Balrog. Quem não tem medo de um espirito de fogo imenso ?
mas, é claro, que Gandalf não iria desanimar a siciedade inteira por causa de seu medo. Gandalf não iria espernear e berrar "Meu Santo Eru, Tem um Balrog imenso vindo em cima de mim!!! o que que eu faço? Mãe me proteja"; Gandalf, apesar do medo, se manteu firme e enfrentou o seu medo e por isso ele é tão importante para a sociedade.



Me ache um então que diz que ele não tem medo do Balrog...[/quote]
 
Voltando ao tópico:
Acredito que quando Gandalf descobriu o que era," - Um Balrog - murmurou Gandalf - Agora eu entendo." ele soube que ia enfrentar o mal de forma mais pura.
Somos uma mistura de bem e mal. Temos também a consciência (o freio) a nos dizer até onde podemos ir (pelo menos eu tenho! :lol: ).
O Balrog não tinha medo, matava sem razão e lutaria até a morte (por isso o mal puro e ao contrario dos orcs, úruk-kai e o troll enfrentados até aquele momento, que tinham medo). Gandalf, ao contrario,, nunca matou sem necessidade. Quando se deparou com um ser maior que ele, não no sentido fisico, nem em poder, mas sem o "freio" a deter seus atos, sabendo que nenhum de seus companheiros poderia faze-lo, e apesar do medo, tinha duas opções: Lutar ou fugir.
Resolveu lutar, e apesar de não prever o desfecho, de um modo ou de outro, venceu.
 
Não são espíritos de Maiar, uma vez que os Maiar são espíritos por definição. O que eles são é espíritos de fogo.

Voronwë não era um Maia, e sim um Elfo Noldo de Gondolin, amigo de Tuor.

Ele quer dizer Eonwë, Arauto de Manwë e comandante das tropas de Valinor durante a Guerra da Ira.
 
Voltando ao tópico:
Acredito que quando Gandalf descobriu o que era," - Um Balrog - murmurou Gandalf - Agora eu entendo." ele soube que ia enfrentar o mal de forma mais pura.
Somos uma mistura de bem e mal. Temos também a consciência (o freio) a nos dizer até onde podemos ir (pelo menos eu tenho! :lol: ).
O Balrog não tinha medo, matava sem razão e lutaria até a morte (por isso o mal puro e ao contrario dos orcs, úruk-kai e o troll enfrentados até aquele momento, que tinham medo). Gandalf, ao contrario,, nunca matou sem necessidade. Quando se deparou com um ser maior que ele, não no sentido fisico, nem em poder, mas sem o "freio" a deter seus atos, sabendo que nenhum de seus companheiros poderia faze-lo, e apesar do medo, tinha duas opções: Lutar ou fugir.
Resolveu lutar, e apesar de não prever o desfecho, de um modo ou de outro, venceu.

Os Balrogs também sentiam medo... e não matavam sem razão... nem lutavam até a morte... e não concordo que sejam um mal de forma mais pura...
 
Os Balrogs também sentiam medo... e não matavam sem razão... nem lutavam até a morte... e não concordo que sejam um mal de forma mais pura...


Ok, já que alguém quiz cutucar, vamos colocar mais varas:

1) Os Balrogs também sentiam medo

Tenho a mesma opinião, senão eles não teriam o costume de atacar em bando, e nem fugiriam quando um monte de Calaquendi começaram a correr atraz deles na guerra da ira...

2) e não matavam sem razão

No mínimo eles deveriam sentir gosto pela coisa! Senão apenas a desculpa de que Morgoth mandou, já servia para eles...

3) nem lutavam até a morte

Isso é fato, ao menos sabemos que Ruina de Durin fugiu de Beleriand enquanto teve chance, senão teria ficadoaté o fim defendendo Melkor. Capaz de mais alguem ter a mesma idéia...

4) e não concordo que sejam um mal de forma mais pura

Ungolianth serve para dividir esse papel com o invejoso do Melkor.
 
Última edição:
Os Balrogs foram corrompidos, ou seja, eles foram convencidos a serem do 'mal" (se bem que, penso eu, para isso eles já deveriam ser um pouco chegado ao lado negro)...
Então eles não eram a essência do mal
 
Ninguém era a essência do Mal, nem mesmo Melkor.

O próprio Tolkien disse que não existe Mal absoluto em suas obras.
 
Ninguém era a essência do Mal, nem mesmo Melkor.

O próprio Tolkien disse que não existe Mal absoluto em suas obras.
8-O
Sério??? Isso é novo pra mim...
Gabriel, se me disser que ele disse isso nas cartas...vou descer agora na Fnac e comprar...(tá fazendo falta ler essas cartas...)
 
Ninguém era a essência do Mal, nem mesmo Melkor.

O próprio Tolkien disse que não existe Mal absoluto em suas obras.

Pensando bem nisso, é uma bela de uma verdade..

Como o mal poderia surgir se Melkor veio de Eru, um ser absolutamente bom?

Interessante.. :think:
 
Só façam eu desenrolar um novelo.

Se Gandalf não fosse um Maia, mas tivesse grandes poderes e artes, ele poderia derrotar o Balrog? Assim como um soldado humano, muito vivido e de grandes conhecimentos e poder, poderia fazer o mesmo?

Ou ainda, só contava por que Gandalf era um Maia?

Confuso... :eek:
 
8-O
Sério??? Isso é novo pra mim...
Gabriel, se me disser que ele disse isso nas cartas...vou descer agora na Fnac e comprar...(tá fazendo falta ler essas cartas...)

Então boas compras pra ti. =]

Carta 183:

(...) Na minha história não lido com o Mal Absoluto. Não creio que haja tal coisa, uma vez que ela é Nula. Não creio, de qualquer modo, que qualquer "ser racional" seja completamente mau. Satã caiu. Em meu mito, Morgoth caiu antes da Criação do mundo físico. Na minha história, Sauron representa uma aproximação do completamente mau tão próximo quanto possível. (...)
 
assim... eu concordo q gandalf num tinha medo... mas sabia q poderia perder a batalha... por que ele ja estava cansado...:tsc:

mas sabia q em boas condições daria uma boa surra nu babakinha de fogo :joy:
 
Só façam eu desenrolar um novelo.

Se Gandalf não fosse um Maia, mas tivesse grandes poderes e artes, ele poderia derrotar o Balrog? Assim como um soldado humano, muito vivido e de grandes conhecimentos e poder, poderia fazer o mesmo?

Ou ainda, só contava por que Gandalf era um Maia?

Confuso... :eek:
Basicamente, qualquer um poderia derrotar um Balrog. Fëanor e Glorfindel o fizeram no Silma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo