• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Origem do medo de Gandalf

Acho que ele referia-se a Saruman, né não?

Mas arrogância pode ser facilmente confundida quando pensamos em velhos impacientes. :mrgreen:
 
Gandalf não é arrogante na minha opinião, pô ele é um MAGO!


Mas isso não justifica qualquer arrogancia, intolerancia, impaciencia e/ou qualquer outra coisa do tipo. Não é porque ele é um mago que ele tem que se achar melhor que os outros e perder a paciencia.

No entanto, também não acho que ele fosse arrogante. Ele sempre comandava a comitiva, mas todas as vezes conversando. Muitas vezes consultava Aragorn, ou deixava que Frodo decidisse. Em fim, ele era exatamente como um líder deveria ser, na minha opinião.

Quanto ao Barbarvore, acho que ele se referia a Saruman mesmo. Até porque era amigo de Gandalf.
 
O Gandalf é o mais sábio e o mais antigo, conhecendo certos segredos que todos ali desconheciam.
Não me pareceu arrogante em nenhum momento.. muito pelo contrário..
e Barbárvore pode ter dito aquilo se referindo a Sauron.
 
Acredito que a conduta de Gandalf não tinha nada haver com arrogancia.. e sim com a grande sabedoria q dominava.. estou distinguindo as duas coisas.. percebam q as atitudes dele sao comuns de quem é dono de grande conhecimento.. ao contrario de uma pessoa que tenta passar-se po sábio.

E quanto ao possivel "medo" de Gandalf, ele tinha conhecimento de td q enfrentava.. lembrem q ele, as vezes, dominava um certo grau de videncia.. e que escolheu usar o tempo dele para aquilo.. no ultimo momento é possivel que ele tenha percebido que tinha que enfrentar o Balrog. Afinal de contas ele mesmo diz : "Tudo o que temos de decidir, é o que fazer com o tempo que nos é dado."
 
Gandalf sabia desde o momento em que eles entraram em Moria que alguma coisa o aguardava - ou poderia saber até mais, como disse o Lord Treville =)

Eu acho que ele não sentiu medo nessa hora: para quem passou muitos anos andando pra cima e pra baixo pela Terra-média acredito que sua atitude nesse momento foi mero receio.
 
e interessante tudo isso, mas vejamos que o gandalf nao teve medo, e sim um respeito pelo inimog formidavel que seria o balrog...nao foi medo, mas receio de nunca ter lutado contra tal inimigo...o gandalf nunca mostrou seu verdadeiro poder na terra, talvez por nao ser a real função dele. Entao acho q ele nao teria medo do monstrengo...
 
mas não é dito quantos elfos e quantos trolls haviam, nem se os tais elfos eram guerreiros ou não (bastaria um troll para botar pra correr um vilarejo inteiro de camponeses...)...
enquanto no filme Legolas ficou puramente com o papel de acertar flechas em qualquer coisa, no livro fica mais evidente que ele auxilia com conselhos e com seus sentidos...
mas independente do que se diga, merry e pippin foram os mais inúteis para a comitiva...além de não fazerem nada e terem de ser protegidos toda hora, foi Pippin q atraiu a atenção dos orcs qdo estavam em moria, e foi por um motivo bem estúpido ainda...

Em Moria, e em qualquer outro lugar antes da partida de Frodo de Amon Hen à Mordor, Sam teve a mesma importância que Merry e Pippin. Mas em Mordor não se pode dizer a mesma coisa, Sam é o herói da comitiva.
Merry estava sempre atento, não estava na comitiva à passeio, que nem Pippin. É claro que ele era um Hobbit, e tinha muitas limitações, e mesmo nao desempenhando nenhuma função extremamente util, não era um Pippin da vida. O Pippin era o mais novo da Comitiva, e não tinha a menor noção do que estavam enfrentando, por isso não levou as coisas muito a serio no começo.



acho que Gandalf tinha medo do Balrog por que sabia que o tal é muito poderoso além de estar em desvantagem como a comitiva que ele queria salvar, mas quem tem muito medinho mesmo é o Legolas que negócio é esse de "Ai é um Barolg" esses elfos hein...
Fazendo agora uma regressão ao livro "O Hobbit" naquela parte em que Gandalf salva os anões e Bilbo ele diz que encontrou alguns elfos de valfenda fugindo apavorados dos trolls... como eu estava dizendo esses elfos...

Gandalf temia pela comitiva muito mais do que por ele mesmo, e sabia do mal que o Balrog representava. Mas Gandalf estava num hröa, e não podia enfrenta-lo nesse corpo.

Sobre o Hobbit, Você pensa que em Valfenda só há guerreiros? se fossem elfos camponeses, não há motivo para enfrentar os trolls, mesmo que fosse apenas um, eles não eram guerreiros então não tinham treinamento para isso.
Legolas temeu o Balrog porque além de Gandalf, ele por ser um elfo, sabia de acontecimentos antigos, e consequentemente conhecia um Balrog e sabia o que ele representava.

Outra coisa, o Legolas não foi tão útil quanto Gandalf, Boromir, e Aragorn, mas e Gimili? ele realmente teve uma importancia muito maior que a de Legolas? Gimili teve a mesma importancia de Legolas, praticamente só se destacando na comitiva durante as batalhas.
 
Acredito que a conduta de Gandalf não tinha nada haver com arrogancia.. e sim com a grande sabedoria q dominava.. estou distinguindo as duas coisas.. percebam q as atitudes dele sao comuns de quem é dono de grande conhecimento.. ao contrario de uma pessoa que tenta passar-se po sábio.

Na verdade, acho que como os Magos eram/são detentores de muito conhecimento, e tinham preocupações que abrangiam muitas pessoas, certos assuntos podem ser encarados como triviais ou "menores", daí o efeito de arrogância.
 
Na verdade, acho que como os Magos eram/são detentores de muito conhecimento, e tinham preocupações que abrangiam muitas pessoas, certos assuntos podem ser encarados como triviais ou "menores", daí o efeito de arrogância.

O efeito de arrogância que pode ser notado em Gandalf é o mesmo notado em qualquer outra pessoa que entende muito bem do que está falando e que todas as outras pessoas também sabem que essa pessoa é "expert" no assunto. No caso concordo com os "assuntos triviais" segundo o ponto de vista do Gandalf.
 
Creio que Gandalf não era arrogante. Pra mim, arrogância é um sentimento muito baixo para um Istar como Gandalf. Saruman ser arrogante até que vai, é plenamente aceitável, mas Gandalf não. Sempre vi o mago como um dos personagens mais irônicos/sarcásticos da saga. Ele não deixa escapar nada que os outros membros da Comitiva ou demais personagens falam/fazem de errado e sempre ironiza isso, mas creio que não por ser arrogante, mas sim por querer chamar a atenção da pessoa do seu modo, que é naturalmente irônico.

Não acredito que de forma alguma, como o Chuck disse, Gandalf fizesse de tudo para se mostrar superior a outrem. Ele sabia que era superior, era um Istar e não precisava ficar mostrando isso a ninguém. Sua missão na Terra-média não estava ligada à superioridade, e sim a servidão e humildade extrema, com a qual deveria convencer os Povos Livres a lutarem contra o Mal.
 
Creio que Gandalf não era arrogante. Pra mim, arrogância é um sentimento muito baixo para um Istar como Gandalf. Saruman ser arrogante até que vai, é plenamente aceitável, mas Gandalf não. Sempre vi o mago como um dos personagens mais irônicos/sarcásticos da saga. Ele não deixa escapar nada que os outros membros da Comitiva ou demais personagens falam/fazem de errado e sempre ironiza isso, mas creio que não por ser arrogante, mas sim por querer chamar a atenção da pessoa do seu modo, que é naturalmente irônico.

Não acredito que de forma alguma, como o Chuck disse, Gandalf fizesse de tudo para se mostrar superior a outrem. Ele sabia que era superior, era um Istar e não precisava ficar mostrando isso a ninguém. Sua missão na Terra-média não estava ligada à superioridade, e sim a servidão e humildade extrema, com a qual deveria convencer os Povos Livres a lutarem contra o Mal.

Concordo e o modo dele é naturalmente irônico, pois ele possui um conhecimento profundo, e todos os outros sabendo disso lhe permitem tal "arrogância" por assim dizer sem se ofenderem, até porque é difícil Gandalf falar alguma bobagem. Já o que acontece com Sauruman mostra o que realmente é ser arrogante, e no caso nada sábio.
 
Concordo e o modo dele é naturalmente irônico, pois ele possui um conhecimento profundo, e todos os outros sabendo disso lhe permitem tal "arrogância" por assim dizer sem se ofenderem, até porque é difícil Gandalf falar alguma bobagem. Já o que acontece com Sauruman mostra o que realmente é ser arrogante, e no caso nada sábio.
Bem, não foi exatamente isso que quis dizer. O que eu disse foi que ele não era arrogante, era só o jeito irônico/sarcástico dele.
 
Mas isso não justifica qualquer arrogancia, intolerancia, impaciencia e/ou qualquer outra coisa do tipo. Não é porque ele é um mago que ele tem que se achar melhor que os outros e perder a paciencia.

No entanto, também não acho que ele fosse arrogante. Ele sempre comandava a comitiva, mas todas as vezes conversando. Muitas vezes consultava Aragorn, ou deixava que Frodo decidisse. Em fim, ele era exatamente como um líder deveria ser, na minha opinião.

Quanto ao Barbarvore, acho que ele se referia a Saruman mesmo. Até porque era amigo de Gandalf.

Chuck, também não quis dizer que só porque ele é um mago tem que ser arrogante, mas coloque-se no lugar de quem só fazia trapalhada na Comitiva (leia-se Pippim) e junte a isso se você for meio fraco das idéias e ainda invejoso (isso Pippin não era), você tomando bronca de um cara, que manjava muito mais que você, no final ia ficar achando ele arrogante mesmo.

Mas como foi bem dito Gandalf sempre agiu como um sábio líder.
 
Não é só por ele ser mago que ele tem que ser bonzinho e essa coisas frescas. Pipin fez uma tremenda confusão. Vocês acham que Gandalf tinha que chegar e dizer: Peregrin, Tûk bobo, você atraiu um monte de orcs pra cá, meu rapaz.

Acham?
 
Chuck, também não quis dizer que só porque ele é um mago tem que ser arrogante, mas coloque-se no lugar de quem só fazia trapalhada na Comitiva (leia-se Pippim) e junte a isso se você for meio fraco das idéias e ainda invejoso (isso Pippin não era), você tomando bronca de um cara, que manjava muito mais que você, no final ia ficar achando ele arrogante mesmo.

Mas como foi bem dito Gandalf sempre agiu como um sábio líder.

Sim, concordo com você. Foi exatamente o que eu disse: embora Gandalf não fosse arrogante, algumas decisões que qualquer líder deve tomar podem ser confundidas com isso. Principalmente quando essas decisões são rígidas com determinado membro do grupo, ou que este seja afetado de alguma forma que não goste.

É o caso do Pippin :mrgreen:
 
na verdade, Gandalf perde a paciência não porque é mago... é porque ele TEVE de lidar com todos os povos livres da Terra-Média (Saruman escolheu lidar apenas com os líderes, massageando egos, coisa que Gandalf não faz. Daí o apelido que ele ganhou de Denethor porque ele trazia a realidade e não contos de fada)

E ainda por cima por séculos. Elfos vivem muito? Tudo bem, mas eles recolheram-se e não interagem com outros povos - homens, anões, hobbits, whatever. Então não tem de lidar com cabeças duras, ingenuos, burros, etc..

Já Gandalf não se recolheu como fez Radagast e os elfos, nem escolheu os que queria interagir como fez Saruman. Então por isso, ao contrário dos elfos ficou "rabugento", porque de vez em quando aparece cada um, que pelo amor de Eru!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo