1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Origem do medo de Gandalf

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por ygne, 6 Nov 2006.

  1. ygne

    ygne Sou um bastardi cronico

    Um amigo em lançou uma pergunta que me levantou um grande questionamento....
    Pq o gandalf teria medo daquele ser feito de fogo e rochas que habitava naquela minas....
    Eu sei q para haver alguma transformação nós temos que enfretar nossos medos... o foi o que houve a transformação de o "cinzento" para o "branco"....
    Mas qual é a origem daquele medo...
     
  2. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Re: Origen do medo de Gandalf

    ygne, quando você era criança, provavelmente tinha medo do escuro, do bicho papão, do Velho do Saco ou do Bozo (talvez tenha até hoje). Por que?
    O medo de Gandalf é o mesmo medo que nós sentimos, e vem do mesmo lugar. Ele sabia que o Balrog era um adversário temível, mas não sabia se podia enfrentá-lo e sair com vida. Essa parte desconhecida o assustava.
     
  3. ragnavar

    ragnavar Arqui Necromante

    Re: Origen do medo de Gandalf

    Sem dúvidas... os Balrogs eram os servos mais potentes de Melkor, corrompidos diretamente das forjas de Aulë, deviam ser seres de poder tão grande quanto o de Sauron, mas de uma forma diferente. Um dos maiores feitos de Fëanor, foi ter combatido doze Balrogs antes de morrer, o que em si mostra como aquele elfo era descomunal ...

    Gandalf em sua forma corpórea devia ter uma nítida noção do que isso significava...
     
    Última edição: 6 Nov 2006
  4. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Re: Origen do medo de Gandalf

    Apesar de ser um mago poderoso, Gandalf tinha medo do Balrog porque ele, em sua essência era mau.
    O poder do mau é sempre desconhecido, é como enfrentar um guerreiro no escuro. Gandalf era muito poderoso, mas até você usar todo o seu poder fica difícil medi-lo. Por isso, acredito que ele sentia medo. Mesmo sendo o Cinzento.
     
  5. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Re: Origen do medo de Gandalf

    Olá, gente, apenas discordando um pouquinho... Mithrandir não temia o Balrog. O que ele diz a frodo é que havia forças contra as quais ainda não fora testado. Isto não é medo, é apenas uma constatação! Mais à frente, quando já em Moria, ele desencoraja a Sociedade e o próprio Aragorn de tentarem combate com o Balrog, dizendo ser ele um inimigo forte demais para qualquer um deles. Mesmo assim, ele ficou firme na ponte de Kazâd Dum! Olha, aquela frase " You Shuldn't pass!" dita e seguida do gesto com cajado e espada (nada mais nada menos que Glamdring, a batedora, a espada de Turgon que, em Gondolin, dera cabo de tantas outras bestas de Morgoth) é uma das melhores e mais impactantes imagens do SDA. Quem fica com medo, na minha opinião, é o bicho, que vê ali uma nesga do real poder daquele ser que se "camufla" em um corpo de velho!
     
  6. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Re: Origen do medo de Gandalf

    Olha...se Gandalf não tinha medo do Balrog então eu não sei nada realmente sobre o SDA. Todos esses 14 anos lendo esse livro e eu não sei nada...

    Alca, digamos que eu tivesse que lutar, vida ou morte, com você. Alguém me perguntaria:
    - Menegroth, se tá com medo?
    E eu responderia:
    - Há forças contra as quais ainda não fui testado .

    Bem estou dizendo ali que eu estou com medo (porque receio também é um medo). Não é um medo assim:
    - Ai meu Eru! Vou ter que lutar contra o Alca... ai ai ai....

    Ele tinha medo sim. Porque ele sabia que as sua força era do mesmo nível do Balrog. E lutando contra alguém com poder equivalente você tem a mesma porcentagem de vitória e de derrota. Então se há muita possibilidade de ser derrotado, você terá medo.
     
  7. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Re: Origen do medo de Gandalf

    O medo, Mene, já diz qualquer filosofia oriental, é a morte da mente! Onde há conhecimento, não pode haver medo! E Mithrandir, embora jamais tivesse enfrentado um Balrog, conhecia-os sim, pois era tão ou mais antigo que eles. Incisto para que você releia o capítulo "A Ponte de Khazad dûm" e procure lá um só verbete que possa ser interpretado literalmente como medo!
    Eu achei algumas frases assim: "... encontrei um inimigo à minha altura..." ; "... nunca senti desafio tão grande ..." e, finalmente, quando o Balrog se revela: "Um Balrog - Murmurou Gandalf - Agora eu entendo - Perdeu o equilibrio e se apoiou no cajado - Que má sorte! E eu já estou exausto!"

    Olha, Mene, posso ser obstinado, mas não veja lá no capítulo onde Gandalf tenha sentido medo não...

    Um grande abraço do Alca!
     
  8. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Re: Origen do medo de Gandalf

    Não foram 4 não? :ahn?:

    Pra mim Gandalf não temeu o Balrog em si, como uma criatura maligna, mas o embate com ele naquele momento específico. Gandalf conhecia a criatura, sabia o que ela era, de onde vinha e o tamanho do seu poder. E aparentemente acreditava ser capaz de lutar com ela, como postou o Alca: "... encontrei um inimigo à minha altura..." ; "... nunca senti desafio tão grande ..." Mas naquele momento ele já estava cansado, e temia não conseguir rechaçar a criatura.
     
    Última edição: 7 Nov 2006
  9. ragnavar

    ragnavar Arqui Necromante

    Re: Origen do medo de Gandalf

    sim, sim, eram quatro... concordo com você, mas agora, relendo o trecho no Silmarillion vijo que não é aqui que esta escrito isso, mas eu me lembro nitidamente que Fëanor derrotou quatro Barlrogs, e foi derrotado pelo Gothmog (que morreu nas mão de Glorfindel).

    Sobre o receio de Gandalf...
    Nunca quiz dizer que Mithrandir tenha se melado de medo ao encontrar o Balrog, e sim que ele tinha receio. Lembrendo que ao contrario do caramunhão, os Istari tinham uma barreira que limitava seu conhecimento, dete modo eles não tinham seu poder total de Maia (o Balrog era full power!!!). Alem disso o Cinzento ja vinha lutando alucinadamente há alguns dias, ja deveria estar bem cansadinho. Tanto que a luta foi de igual para igual e o Mago ganhou em uma vitória apertadíssima!!! (Lembrem-se que ele morreu depois!!!)

    Se fosse na forma de Olórin, não tenho dúvidas que este Balrog covarde ( ele estava se escondendo, não é? ) seria um adversário mais fácil para superar, apesar do dom de olórin nao ser combativo.

    To gostando da discussão, pena que a menssagem que eu ia postar (era o dobro dessa) foi perdida (minha conecçao caiu...)...
    *** Abrindo a garrafa de cerveja, distribuindo os copos ***
     
  10. Edu

    Edu Draper Inc.

    O medo de Gandalf é o mesmo de alguém que está para enfrentar seu maior desafio, ou um inimigo terrível. Seria, levando para os dias de hoje, o medo de um soldado que quer enfrentar, sozinho, um tanque blindado. (Essa foi a pior metáfora que eu já usei. Por favor, desconsiderem-na :mrgreen: ).
     
  11. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Quem se borra mesmo (pra variar) é o Legolas.. ou esqueceram do fatidico

    "Ui, Ui... um balrog!" :g:


    (só provocando!)
     
  12. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Concordo com o Alcarinollo. Mas mesmo assim, de agora em diante, farei como o Mene, e toda vez que me perguntarem se estou com medo, eu vou responder "Há forças contra as quais não fui testado ainda".
     
  13. ragnavar

    ragnavar Arqui Necromante

    :lol: :lol: :lol: Poutz ... eu não li isso... deixa eu me recompor aqui...

    Hum... Realmente, será um ótimo mote... Entrarei nessa também... só aguardarei a oportunidade de usá-lo...
     
  14. Falassion

    Falassion Usuário

    E o pior é que é verdade!

    :lol:
     
  15. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Mas então, o medo que Gandalf sentia não era proporcional à realidade, certo? Quero dizer, ele tinha muito medo do Balrog, mas não era tããooo mais fraco que ele, né? Eu sempre imaginei algo como: Balrog = 57% Gandalf = 43%. Ou por aí.
     
  16. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Os Balrogs eram Seres antigos, de uma força enorme.. Gandalf sabia disso e não diria que tenha ficado com medo.. ficou receoso por estar cansado e ter de enfrentar algo tão forte (sozinho, pois as armas de seus companheiros nada podiam fazer). Mas Gandalf foi corajoso e mostrou seu valor.. talvez isso tb tenha contribuido para se tornar O Branco. Poderia ser encarado como um desafio na sua evolução?
     
  17. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    Por que as armas não podiam fazer nada contra os balrogs? Como eles eram mortos então?
     
  18. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Imagino que as armas não tinham muito o que fazer contra o Balrog, ele era muito poderoso e as armas "comuns" não tinham um poder significativo sobre ele, não fazendo grande diferença..
    Deixando de fora o Cajado, o Anel e a Espada de Gadalf claro..
     
  19. Edu

    Edu Draper Inc.

    Não eram propriamente as armas que não faziam efeito, era quem as empunhava. Dificilmente Peregrin Tûk poderia ferir um Balrog, mas Gandalf, sendo um maia, poderia fazê-lo. É a natureza do ser.
     
    Última edição: 7 Nov 2006
  20. Vivi

    Vivi Parmandili of Thrones

    Claro sem dúvida, mas as armas tb eram importantes.
     

Compartilhar