Realmente não podemos colocar a capacidade de "prever o futuro" limitada com Onisciência. Não era apenas um atributo dos Ainur a capacidade de ler o futuro, o próprio Aragorn, ainda que seja um homem mortal descendente de Elros a possuía:
"Por fim então Aragorn e Éomer encontraram-se em meio á batalha e debruçaram-se sobre suas espadas e olharam um para o outro e ficaram felizes.
— Assim nos encontramos de novo, embora todos os exércitos de Mordor estivessem entre nós — disse Aragorn. — Não foi o que eu disse, no Forte da Trombeta?
— Foi o que disse — falou Éomer —, mas a esperança muitas vezes engana, e eu não sabia que você era um homem com capacidade de ler o futuro. Mas o auxílio que chega sem ser esperado é duplamente abençoado, e nunca um reencontro de amigos foi tão alegre. — Apertaram as mãos."
E outros existem também como Malbeth o vidente que, mesmo da raça dos homens, pode profetizar coisas acerca do futuro.
Obviamente isso se dá de maneira mais aguçada com os Valar ou mesmo os Maiar, mas mesmo Sauron com sua sabedoria (pois ele era extremamente sábio) não conseguiu ter sequer um vislumbre da estratégia maquinada por Gandalf...
Quanto ao que Morgoth poderia ou não saber sobre a Segunda e Terceira Era, se limita ao conhecimento que ele adquiriu na Grande Música, e acredito que não foi muito, uma vez que ele estava criando seus próprios temas e atrapalhando a harmonia geral...
Colocado para o Vazio, ele perderia absolutamente todos os poderes que possuia, por determinação de Eru, segue citação:
"Aconteceu, assim, de entre os Ainur alguns continuarem residindo com Ilúvatar fora dos limites do Mundo, mas outros, e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição llúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí fosse contido no Mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles. E por esse motivo foram chamados de Valar, os Poderes do Mundo."
E como em nenhum lugar está escrito ou mesmo subentendido que seria diferente caso um dos Poderes voltasse para o Vazio... Só podemos supor que Morgoth foi finalmente extirpado de todo o seu Poder, uma vez que esse mesmo poder foi por ordem de Ilúvatar circunscrito a Ëa. O que muito provavelmente foi a razão de se ter banido Morgoth para fora dos círculos do mundo, não faz muito sentido bani-lo se la de fora ele ainda pode atrapalhar pra caramba, e digo atrapalhar ativamente, com novas ações, e não em decorrência de ações antigas.
Espero ter ajudado