• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tema do Senhor dos Anéis

Tem a ver sim. Tolkien poderia perfeitamente ter negado ter intenções de passar mensagens para que parassem de perguntar sobre isso e fiquem tentando achar diferentes relações dos elementos do livro com elementos de outros lugares.

Só que eu acho que ele não mentiria, pois acho que ele não ficaria em prejuízo se falasse que tinha intenções, sim. Era só dar um parecer, e parariam de encher o saco dele.
 
Fingolfin disse:
Principalmente pq Tolkien não vivia nenhum clima politico que o impedice de falar algumas coisas.

Exato...
Comparar uma "critica", tda uma questao ironica e social com a obra de Tolkien...
:eek:
 
Nob disse:
Ah, eu já respondi a isso aí.

Eu nao havia visto.. acho que postamos juntos...

Mesmo assim Nob... nao acho que se possa comparar com o exemplo dado (Macunaima)... pelos motivos q jah falei...
 
lordpas disse:
Acho dificil enquadrar Macunaima no meio dessa discussao... Totalmente nada a ver com Tolkien... para mim nao existe comparaçao alguma... :mrgreen:

Eu acho que tem a ver sim. Eu lembro de ter pensado isso enquanto lia alguma coisa sobre o SdA, há muito tempo, e cheguei a ler uma entrevista em que o sujeito dizia que o mais próximo de "Senhor dos Anéis" que existe no Brasil é o Macunaíma. De certa forma, faz sentido.

De início, ambos têm uma motivação lingüística: enquanto Tolkien queria construir seu "pano-de-fundo histórico" para as línguas élficas, Mário de Andrade estava inserido naquele contexto modernista do movimento antropofágico, que procurava a tal renovação da linguagem literária.
Certo, essa não é a minha comparação principal.

É esta. Apesar de não ter sido a intenção do Mário ao escrever, o livro ganhou uma dimensão de "representação do brasileiro"; como ele próprio disse: "Gastei muito pouca invenção neste poema fácil de escrever (…). Este livro afinal não passa duma antologia do folclore brasileiro.” O Macunaíma é "o brasileiro", e não são os hobbits a representação tolkieniana do povo rural da Inglaterra em que ele passou a juventuda?

Eu acho isso muito legal mesmo! Os literatas brasileiros desde sempre pareciam ter essa preocupação com o genuíno, com a busca pela identidade nacional. Desde os primeiros românticos - e de certa forma até no século XVII mesmo com o Gregório de Matos -, até os movimentos do século passado, sempre existiu esse pensamento. Eu acho interessante como na nossa literatura, aparentemente esse sede seja tão grande: passam os séculos, mudamos enfoques e os critérios, mas de certa forma está sempre lá esse objetivo.

E não é o mesmo de Tolkien? No final o que Tolkien queria não era uma "antologia folclórica" mundial (e também da Inglaterra)? É evidente que existem diferenças, mas pelo que eu vejo, ao menos superficialmente assim, Tolkien é bem menos valorizado lá fora do que os modernistas aqui, apesar de em algum nível seus objetivos seres semelhantes.
 
Poisé, Maglor. Tolkien quis recuperar e usar elementos da origem do povo britânico - e poucos valorizam isso lá fora no Tolkien. Em outros artistas essa busca foi até que bastante valorizada. Wagner é o exemplo que me ocorre agora (não lembrei de nenhum iglês). O problema é que o Tolkien (seus livros de ficção) nunca teve o reconhecimento acadêmico.
 
Realmente, eu vou dar o braço a torcer.. nunca havia pensado desse jeito Maglor.

Essa comparaçao da antologia do folclore brasileiro com o que Tolkien "queria" fez sentido para mim.

Desde os primeiros românticos (...)

Eh isso eu tbem concordo, obras como essas ajudaram a abrir portas para outros movimentos, mesmo que essas sejam apanas a versao brasileira do estilo que vinha de fora.
 
Como não?! Tolkien vivia numa época de Guerras e repressões violentas! Ele próprio tinha sido representante do Estado, membro do exército ingles(Fuzileiros de Lancashire), não podia de forma alguma que interpretassem sua Obra como uma forma de disseminar idéias "ruins" de forma indireta.
Quando o Sda foi publicado, em 1954, a 2ª Guerra Mundial ainda estava fresca na memória das pessoas, e já estava começando a surgir um clima de bipolarização do mundo. Sem dúvida Tolkien vivia sim num ambiente de influências políticas pesadas que o impediam de dizer certas coisas.
 
Quando o Sda foi publicado, em 1954, a 2ª Guerra Mundial ainda estava fresca na memória das pessoas, e já estava começando a surgir um clima de bipolarização do mundo. Sem dúvida Tolkien vivia sim num ambiente de influências políticas pesadas que o impediam de dizer certas coisas.

E por que ele se sentiria impedido? Afinal, ele estava escrevendo uma fantasia, um " conto de fadas" ( ai- remexeu na sepultura, mas me desculpem - AQUI é o termo adequado) que nada tinha a ver com o momento político que ele vivia... ou seja, ninguém poderia acusá-lo de estar fazendo apologias, como muitos HOJE insistem que ele fazia. Mesmo se fosse acusado, Tolkien teria mil e um argumentos para se defender - " quem, eeeuuuuuuuuu disse isso???????? loucos".
A verdade é que ele realmente não estava fazendo nada disso .... exceto contando uma boa história...
 
Lasgalen disse:
E por que ele se sentiria impedido? Afinal, ele estava escrevendo uma fantasia, um "conto de fadas" ( ai- remexeu na sepultura, mas me desculpem - AQUI é o termo adequado) (...)

Não se preocupe que ele não se remexeu na sepultura, não.

Espere o Imrahil colocar online sua tradução do ensaio On Fairy-Stories do Professor que tu vais entender o porquê. :mrgreen:
 
Lasgalen disse:
E por que ele se sentiria impedido? Afinal, ele estava escrevendo uma fantasia, um " conto de fadas" ( ai- remexeu na sepultura, mas me desculpem - AQUI é o termo adequado) que nada tinha a ver com o momento político que ele vivia... ou seja, ninguém poderia acusá-lo de estar fazendo apologias, como muitos HOJE insistem que ele fazia. Mesmo se fosse acusado, Tolkien teria mil e um argumentos para se defender - " quem, eeeuuuuuuuuu disse isso???????? loucos".
A verdade é que ele realmente não estava fazendo nada disso .... exceto contando uma boa história...

Concordei com a comparaçao do Maglor, mas como a Las falou, acho que a comparaçao do contexto politico nao se aplica...
 
o tema do sda eh justamente essa forssa
q cada um de nos tem, e q somente com
a ajuda de alguem ou de alguma coisa, nos
poderemos descobrir.
eh isso q acontece com o Frodo e com
Aragorn e outros tantos personagens do livro
e da realidade.

adios :wink: :wink:

:lol:
 
Lasgalen disse:
E por que ele se sentiria impedido? Afinal, ele estava escrevendo uma fantasia, um " conto de fadas" ( ai- remexeu na sepultura, mas me desculpem - AQUI é o termo adequado) que nada tinha a ver com o momento político que ele vivia... ou seja, ninguém poderia acusá-lo de estar fazendo apologias, como muitos HOJE insistem que ele fazia. Mesmo se fosse acusado, Tolkien teria mil e um argumentos para se defender - " quem, eeeuuuuuuuuu disse isso???????? loucos".
A verdade é que ele realmente não estava fazendo nada disso .... exceto contando uma boa história...

Eu também penso por esse caminho, Las. Naquela época e naquele contexto a neura com o pós-guerra, o comunismo e os fascismos devia ser muito maior do que a que existe hoje com o terrorismo. Se alguém resolvesse escrever sobre uma partida de golfe ou sobre uma bela tarde com um chá quentinho, provavelmente alguém já "descobriria" as "metáforas" que o autor colocou no texto. De certa forma, é por isso que eu adoro as explicações que Tolkien dá da sua obra, não ficam essas interpretações absurdas e forçadas, não existem nem margem para que elas existam como argumentos para qualquer coisa.
 
Como não?! Tolkien vivia numa época de Guerras e repressões violentas! Ele próprio tinha sido representante do Estado, membro do exército ingles(Fuzileiros de Lancashire), não podia de forma alguma que interpretassem sua Obra como uma forma de disseminar idéias "ruins" de forma indireta.
Quando o Sda foi publicado, em 1954, a 2ª Guerra Mundial ainda estava fresca na memória das pessoas, e já estava começando a surgir um clima de bipolarização do mundo. Sem dúvida Tolkien vivia sim num ambiente de influências políticas pesadas que o impediam de dizer certas coisas.
Sim.....sim é claro tanto q ele cita bem definitivamente claro q ele estava sendo acusado de insentivo à guerra e q ele naum apoiava isto....

mais voltando ao assunto:..
eu acho q o motivo principal de q Tolkien fize-c uma historia dessas era querer mudar a cabeça de mtos por ai ele sinceramente pensou:-"vou tentar deixar algumas pessoas doidas por aqui...hehehehehe"
e isso realmente tomou conta de nós...vamos dar os parabens pra tolkien......

"tolkien q estas ai no cêu,
dai a novidade tolkieniana de cada dia,
ensine a nós,
assim como......ops esqueci...hehe""""""vou procurar essa oração depois eu cito aqui pu6....
 
Então, por ele viver num período de pós-guerra onde as "neuras" provavelmente eram muito maiores, ele tinha de certa forma a "obrigação" de escrever um prefácio como este, para evitar ser acusado de mensagens ocultas. Acredito que as mensagens a que Tolkien se referiu no Prefácio são essas mensagens; mensagens "acusáveis". E o que eu acredito é que ele transmitiu mensagens que nada tinham a ver com Fascismos, Nazismos, Guerras, nem nada e sim com ideais de relacionamentos, valores, sentimentos e etc... Acho que ninguém pelo jeito concorda comigo né! hahaha :mrgreen:
 
Então, por ele viver num período de pós-guerra onde as "neuras" provavelmente eram muito maiores, ele tinha de certa forma a "obrigação" de escrever um prefácio como este, para evitar ser acusado de mensagens ocultas. Acredito que as mensagens a que Tolkien se referiu no Prefácio são essas mensagens; mensagens "acusáveis". E o que eu acredito é que ele transmitiu mensagens que nada tinham a ver com Fascismos, Nazismos, Guerras, nem nada e sim com ideais de relacionamentos, valores, sentimentos e etc... Acho que ninguém pelo jeito concorda comigo né! hahaha :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo