• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tema do Senhor dos Anéis

Cara, se ele queria deixar uma mensagem ele precisava de um tema! :wall:
E eu não preciso usar "linguagem de internet" pra escrever rápido. :wink:
 
Glorfindel de Valinor disse:
Bem me desculpe :) , concordo q para vc deve ter sido difícil de ler..., tem pessoas q são assim mesmo... :) e bom, acho q foi só com vc o problema da leitura né :)
Eu também não consigo entender, e não sou obrigado a entender a linguagem da net! Afinal, em um fórum de discussões, o correto é se fazer entender, da melhor forma possível.

Acho que o maior problema está na concordância, não só na ortografia. :wink:

Glorfindel de Valinor disse:
Bom, eu credito q Tolkien ñ tenha se preocupado com o Tema do livro, mas apenas em deixar uma menssagem.
Para esclarecer, vou citar alguns trechos do prefácio do livro, escrito pelo próprio autor:

O Senhor dos Anéis foi lido por muitas pessoas desde que finalmente foi lançado na forma impressa, e eu gostaria de dizer algumas coisas aqui, com referência às muitas suposições ou opiniões, que obtive ou li, a respeito dos motivos e do significado da história. O motivo principal foi o desejo de um contador de história de tentar fazer uma história realmente longa, que prendesse a atenção dos leitores, que os divertisse, que os deliciasse e às vezes, quem sabe, os excitasse ou emocionasse profundamente. (...)
Quanto a qualquer significado oculto ou "mensagem", na intenção do autor estes não existem. (...)
Outros arranjos poderiam ser criados de acordo com os gostos ou as visões daqueles que gostam de alegorias ou referências tópicas. Mas eu cordialmente desgosto de alegorias em todas as suas manifestações, e sempre foi assim desde que me tornei adulto e perspicaz o suficiente para detectar sua presença. Gosto muito mais de histórias, verdadeiras ou inventadas, com sua aplicabilidade variada ao pensamento e à experiência dos leitores. Acho que confundem "aplicabilidade" com "alegoria"; mas a primeira reside na liberdade do leitor, e a segunda na dominação proposital do autor.
Resumindo, segundo as palavras de Tolkien: não existe mensagem a ser passada com o livro!

Glorfindel de Valinor disse:
Pois ele tinha acabado de voltar da guerra, bem em uma parte do livro, e acho que ele gostaria de deixar alguma menssagen.
De qual guerra você está falando? :o?:
 
Glorfindel de Valinor disse:
Primeiro, quem vc penssa q é, vc Ñ É TOLKIEN E MUITO MENOS PENSSA COMO ELE, QUEM É VC PARA BATER O PÉ A UMA QUESTÃO, POR QUE PESSOAS COMO VC ACHAM Q SABEM TUDO SOBRE TOLKIEN, VCS SABEM MUITO... MUITO POUCO, MAS VC ESTA CERTO, ERRADO É QUEM TE ESCUTA. E VOU LHE RESPONDER PQ ESTAMOS QUERENDO SABER AS MENSSAGENS Q O SENHOR DOS ANÉIS DEIXARA, POIS EU ABAIXEI UM TÓPICO PARA ISSO, E C VC Ñ ESTIVER INTERESSADO NESTE ASSUNTO PQ ESTA POSTANDO AKI ENTÃO? Agora voltando ao meu estado normau..., eu acho que poderiamos colocar o SUPOSTO tema "A menor das criaturas é capaz de grandes feitos" como uma menssagem para o SUPOSTO E NA MINHA OPNIÃO obs: reparem a colocação na minha opnião RIDICULO TEMA a luta do bem contra o mau, deste jeito, q a luz vence o maus pelo conhecimento, e ñ pela força q é no q o mau c basei, o q vcs acham?

Acabei de descobrir a "mensagem" principal do SDA !!!! :mrgreen: " A GENTE TEM QUE TER UMA PACIÊNCIA NA VIDA ...." :lol:

A propósito: é A Lasgalen, viu .... :P
 
Lasgalen, talvez o nosso limite seja a sociedade em que vivemos - a sociedade e seus pré-conceitos. Tento imaginar algo que, digamos, daqui a 100 anos seja considerado como normal na sociedade mas que hoje nós achamos absurdo. O divórcio era considerado um absurdo para a geração dos meus avós. É um exercício de imaginação difícil, mas acho que a resposta pode estar aí.

Mas aí já entramos na questão de um julgamento, e não de um fato ser propriamente novo. O que hoje é um absurdo pode deixar de ser no futuro - mas já existia no passado mais longínquo. Talvez a única coisa "nova" que exista sob o sol é a resposta sobre o mistério da existência. ...

Quando eu encontro um livro bom, uma coisa que me vem à mente é que deve ter sido muito gratificante para o autor escrevê-lo...

Bingo! Aí é que está: um autor escreve um livro para se divertir, para libertar um instinto criador, ou mesmo para ganhar dinheiro, simplesmente. Jamais para passar " mensagens" a alguém, porque isso seria de uma pretensão sem par. É como o Nob falou: cada pessoa vai apreender a temática de uma obra de forma particular. A Luna se emociona profundamente e consegue aplicar toda a poesia de Tolkien em seu dia a dia. Assim como o Skywalker. Outros enxergam nele apenas uma fantasia absurda, e outros ainda se enfaradam profundamente e o desprezam. Eu particularmente me delicio com a linguagem, com a forma prevalecendo sobre o conteúdo. Como um autor pode prever a reação de cada um à sua criação? Sendo que às vezes nem ele mesmo tem controle sobre ela, uma vez que uma obra e seus personagens não raramente tomam rumos próprios, diferentes da intenção inicial de seu autor? A verdadeira obra de um artista não pode ficar presa à mensagens ou moralismos. Isso é coisa que cada qual vai extrair dela conforme suas vivências pessoais. Agora o tema - o assunto - o cerne - é exatamente aquele que a história apresenta. E no caso do SDA - bem x mal. Tão ridículo quanto à vida, então ... posto que este é o grande tema da vida, desde que o mundo é mundo - até mesmo na TM.
 
Glorfindel de Valinor disse:
Pode parecer ridículo pra você, mas muitas pessoas simplesmente ignoram os conceitos do tema. Você está achando que Tolkien também considerava esse tema ridículo e, por causa disso, não poderia colocá-lo em sua obra.
Como eu disse quando falei na minha opnião ñ é?

Sendo assim, você deve concordar que Bem X Mal não é um tema ridículo para a maioria das pessoas.

1) certamente, Tolkien não achava o tema ridículo, senão não teria utilizado-o tantas vezes em sua obra;
C este é realmente o tema, isto e bem obvio ñ? :)

De fato, e por isso este seria o tema real do livro. Se ele utilizou tantas vezes na obra, não é ridículo pra ele, e então é o tema principal.

2) o tema que você considerou melhor adequado a SdA ("a menor das criaturas é capaz de grandes feitos") deriva do tema "a luta entre Bem e Mal", e, portanto, as duas seriam igualmente ridículas;
Como eu mesmo disse ñ é? :)

Então você concorda que o tema "a menor das criaturas é capaz de grandes feitos" é tão ridículo contra "a luta entre Bem e Mal", ou talvez mais ridícula ainda.

3) pare de achar que um livro bom não pode ter um tema tantas vezes utilizado, bem mais vezes que vários outros.
q quem mencionou isto por favor?

Você mesmo disse:
bem contra o mal
Definitivamente isto ñ é um tema, ainda mais do Senhor dos Anéis, pq c fosse iria ser um estória bem sem graça

Bom, eu credito q Tolkien ñ tenha se preocupado com o Tema do livro, mas apenas em deixar uma menssagem.

É o contrário, como Edrahil já disse e provou.
 
Acredito que Tolkien não se preocupou como meta principal a passagem de uma ou várias mensagens ao longo de seus livros, mas acho que vocês devem concordar comigo que é impossível escrever uma Obra com as proporções da Obra de Tolkien sem passar grande parte da sua própria essência. Concordo com muitos que dizem que ele não escreveu o livro visando transmitir uma mensagem, mas também concordo com os que dizem que ele transimitiu. Deixe-me ser mais claro: acho que involuntariamente ele acaba transmitindo grande parte de si próprio na sua Obra(e de certa forma se imortalizando); é claro que cada um de nós assimilamos por óticas diferentes os trechos dos livros, mas o intúito de qualquer autor ao escrever é transmitir algo(nem que seja só diversão e emoções). As "mensagens"(que eu prefiro chamar de idéias) acabam sendo passadas indiretamente...invariavelmente. A melhor forma de se conhecer a essência de uma pessoa é através de textos e livros escritos por ela. Esse é o meu ponto de vista né.. :wink:
 
vinialoe6 disse:
acho que involuntariamente ele acaba transmitindo grande parte de si próprio na sua Obra(e de certa forma se imortalizando);
Isso ele admite no prefácio. É inevitável, mas como você disse, foi involuntário.

vinialoe6 disse:
é claro que cada um de nós assimilamos por óticas diferentes os trechos dos livros, mas o intúito de qualquer autor ao escrever é transmitir algo(nem que seja só diversão e emoções).
Toda obra tem um intuito, e o dessa, Tolkien já esclaraceu no prefácio, como citei acima.

Mas é claro que o leitor pode ter visões diferentes da do autor, mas não quer dizer que seja essa a intenção dele.

Tolkien foi claro: não tem mensagem! Mas cada um pode tirar uma, seja mensagem, seja lição.
 
É uma coisa muito simples; é claro que o Tolkien não quis obrigatoriamente passar mensagem alguma.

Ele mesmo disse que só quis contar uma estória.

Esse discursinho moralizante de que ele num ia escrever se não quisesse passar alguma mensagem não tem nada a ver. Ainda mais porque isso depende muito da carga ideológica que o leitor tem.

Se quisesse passar mensagem, seria livro de auto-ajuda.
 
Ele pode até num ter escrito o livro pensando "vou passar tal mensagem aqui", mas num tem como discordar que ele transmite(e de certa forma até defende) a idéia da fidelidade e amor entre amigos, maniqueismo bem x mal, honra até o momento da morte, a influência cristã, etc etc etc... Mas eu concordo que a intenção ao escrever o livro não era "transmitir uma mensagem"... Pra mim isso é consequencia.
 
Nossa agressividade pegando em alguns posts ae hein? cruzes!
Realmente o tema do bem contra o mal é o principal, inquestionavel, mas eu sou uma pessoa que adora tira "lições de moral" dos livros, se tolkien quis passar ou não, creio eu que não de acordo com o que me informei(principalmente nesse tópico, hehehe :D ), não cabe a nós contestar.
Logo quando eu li por exemplo, eu pensei " Meu deus olha a força que tem a amizade desse pesssoal", ou " Puta meu, esses caras realmente não desistem, mesmo quando tudo parece tá perdido", e assim por diante. Conclusão, fui aprendendo coisas pra minha própria vida e eu aconselho a fazer isso porque é divertido e recompensa.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Se quisesse passar mensagem, seria livro de auto-ajuda.

Você prefere aplausos de pé ou uma ovação completa? :D
:clap: :clap: :clap: :amem: :amem: :amem:


Tô começando a gostar desse figura, apesar de certas teorias morenas dele ... :P :kiss:
 
Teorias morenas? Depois me expliquem :mrgreen:

Em termos de SdA ficou fechado a meu ver. Mas só vou colocar um adendo. Sim, há algo que Tolkien queria expurgar de sua alma com duas guerras nas costas. Sinto o mesmo em Camus e Alan Moore.

No entanto, como bem notou Fearuin, só mensagem viraria auto-ajuda.

Esse ímpeto de expurgar algo que incomoda dentro da mente é a motivação, mas isso seria coisa dele de exorcizar os demônios pessoais dele, fazer terapia, sei lá! Não para convencer o resto do mundo, senão capaz de virar religião.

Mesmo porque "moral da estória" seria o mesmo que "faça como estou mandando", uma forma de ditadura.

O que acho incrível é que nesse processo de pôr no papel o que o incomodava, acabou por produzir algo interessantíssimo. (isso é deveras difícil... imagino como a mente dele devia estar agoniada com tantas coisas na cabeça, ficando misturados e querendo ir pro papel)
 
Primula disse:
Teorias morenas? Depois me expliquem

A Las acha q o Legolas eh moreno vide: http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=35511

Esse negocio de mensagem eh muito, mas muito relativo. Ora eu posso interpretar atraves de "n" maneiras o que Tolkien escreveu, mas isso nao signifique que ele tenha deixado isso como mensagem no seu livro.

Cada um tira da obra suas interpretaçoes de acordo com a sua "bagagem", experiencia. Ateh pq para mim o tema de SDA eh claro.

Eh muito, mas muito importante nao deixar as interpretaçoes pessoais sobressairem e assim desviar o tema. Afirmar que SDA possui mensagens sublimares eh coisa de certas Ongs por ai... me lembrei disso quando a Primula citou Religiao no post acima.
 
Tudo bem, é muito relativo. Mas ele quis sim transmitir o que ele achava certo, ou o que ele pensava, ou, na mais singela das hipóteses, o que ele inventou. Eu não sei o que ele quis transmitir, mas que ele quis transmitir algo, ele quis. Se não quisesse transmitir ele não escreveria; melhor, ele não publicaria.
Agora alguém vai dizer "ele escreveu por prazer"; sem dúvida foi por prazer, mas quem escreve sempre quer passar algo de si para os outros e, se realmente ele escrevesse exclusivamente por prazer, não teria publicado nada.

Não estou dizendo que ele escreveu o livro com o objetivo de transmitir mensagens, não é isso, mas invariavelmente ele transmitiu as idéias que ele teve vontade; a Obra é dele e mesmo sem essa ser a meta (como o próprio Tolkien diz no prefácio), eu acho que ele quis sim.
 
Citando a mim mesmo, para lhe ajudar a esclarecer:

Eu mesmo de verdade disse:
Para esclarecer, vou citar alguns trechos do prefácio do livro, escrito pelo próprio autor:

O Senhor dos Anéis foi lido por muitas pessoas desde que finalmente foi lançado na forma impressa, e eu gostaria de dizer algumas coisas aqui, com referência às muitas suposições ou opiniões, que obtive ou li, a respeito dos motivos e do significado da história. O motivo principal foi o desejo de um contador de história de tentar fazer uma história realmente longa, que prendesse a atenção dos leitores, que os divertisse, que os deliciasse e às vezes, quem sabe, os excitasse ou emocionasse profundamente. (...)
Quanto a qualquer significado oculto ou "mensagem", na intenção do autor estes não existem. (...)
Outros arranjos poderiam ser criados de acordo com os gostos ou as visões daqueles que gostam de alegorias ou referências tópicas. Mas eu cordialmente desgosto de alegorias em todas as suas manifestações, e sempre foi assim desde que me tornei adulto e perspicaz o suficiente para detectar sua presença. Gosto muito mais de histórias, verdadeiras ou inventadas, com sua aplicabilidade variada ao pensamento e à experiência dos leitores. Acho que confundem "aplicabilidade" com "alegoria"; mas a primeira reside na liberdade do leitor, e a segunda na dominação proposital do autor.
Resumindo, segundo as palavras de Tolkien: não existe mensagem a ser passada com o livro!
 
Hahaha. Eu já li isso... Mais de uma vez por sinal. E acredito que Tolkien escreveu isso pois não queria que sua Obra fosse julgada como "veículo para fins ocultos"; de qualquer forma, continuo convícto de que quando ele escreveu ele quis, sim, transmitir idéias. Como eu já disse, acho muito improvável alguém publicar algo sem a intenção de que isso seja transmitido à alguém.

Talvez estejamos nos desentendendo no conceito de o que é "mensagem"... Mensagem pra mim é qualquer tipo de idéia, pensamento, ideal de relação, etc, passados para outra pessoa...
Talvez você(s) esteja(m) interpretando mensagem como "isso é certo" ou "faça isso"... Se você entende isso como mensagem, então eu concordo que ele não quis transmitir isso.
 
[size=5 disse:
Tolkien[/size]](...) Quanto a qualquer significado oculto ou "mensagem", na intenção do autor estes não existem. (...)

X

vinialoe6 disse:
de qualquer forma, continuo convícto de que quando ele escreveu ele quis, sim, transmitir idéias. Como eu já disse, acho muito improvável alguém publicar algo sem a intenção de que isso seja transmitido à alguém.
(...) Mensagem pra mim é qualquer tipo de idéia, pensamento, ideal de relação, etc, passados para outra pessoa...

Meu amigo, se mesmo após ler várias vezes o que o próprio Tolkien disse você ainda não se convenceu ... eu desisto! :gotinha:
 
Hauhau certo vai.. paremos com essa história então que não vamos chegar a lugar nenhum. Só pra não acabar essa história parecendo ser um misologista: eu dou um último exemplo. Mário de Andrade quando escreveu Macunaíma dedicou o livro a Paulo Prado, por motivos "históricos" da época, quando sabemos que na verdade ele dedicaria a José de Alencar; tá tá, o exemplo foi ruim, mas o que eu quero dizer é que nem sempre o que está escrito é o que é. :lol:
Abraços...
 
Hauhau certo vai.. paremos com essa história então que não vamos chegar a lugar nenhum. Só pra não acabar essa história parecendo ser um misologista: eu dou um último exemplo. Mário de Andrade quando escreveu Macunaíma dedicou o livro a Paulo Prado, por motivos "históricos" da época, quando sabemos que na verdade ele dedicaria a José de Alencar; tá tá, o exemplo foi ruim, mas o que eu quero dizer é que nem sempre o que está escrito é o que é.
Abraços...

Acho dificil enquadrar Macunaima no meio dessa discussao... Totalmente nada a ver com Tolkien... para mim nao existe comparaçao alguma... :mrgreen:
 
Principalmente pq Tolkien não vivia nenhum clima politico que o impedice de falar algumas coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo