• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tema do Senhor dos Anéis

A estória c passa em outro mundo; mas ainda tem os mesmos principios q os nossos, aqueles q defendem a paz são os mocinhos, aqueles q as pertubam são os maus; é em uma época medieval; fala sobre a estória de um anel qque era muito poderoso e q se caisse nas mão do seu portador o "mundo estaria perdido"; tem como protagonista um hobbit, q leva uma vida normal, tem como melhor amigo sam tb um hobbit, e descobre que o destino do mundo esta em suas mãos e etc.
tudo bem isto todos nós q lemos o livro sabemos.
assim como alguns q leram o silma e o contos inacabados sabem do passado do Senhor dos Anéis.
Nós acredito eu nos divertimos muito lendo estas estórias e etc. ainda mais q foi feita por Tolkien um autor enteligenticimo, q ñ ESCREVERIA UMA ESTÓRIA ATOA. E toda estória q ñ é escrita atoa tem um tema, e deste tema nós podemos tirar varias informações q ñ estão escritas no livro, o caso é vcs sabem o tema do Senhor dos Anéis?
Pesquisando muito eu penssei q cheguei a conclusão q o Senhor dos Anéis ñ tem um tema, pois c tivesse nós ñ estariamos aqui descutindo essas coisas q geralmente descotiamos no fórum, mas eu ainda tenho esperança q haja sim alguma coisa por trás de o Senhor dos anéis, e quero descobri-la, c vcs estiverem interessadas em realmente descobrir, oq o Senhor dos anéis tem de importante, postem aqui suas opiniões. :wink:
 
O tema do SdA é até batido: a eterna luta do bem contra o mal.

Porém, o que torna a história fascinante mesmo com uma idéia "saturada" é a capacidade (sub)criativa de Tolkien e o esforço dele em dar tons "épicos" à saga - embora o livro não seja um épico em si, literariamente falando.
 
O senhor dos anéis eh simplesmente a "mitologia das mitologias", como o proprio Tolkien descreveu. As histórias de SdA, Silma, CI, entre outros de seus livros, enarram fatos q teriam ocorrido a muito tempo atras (naum lembro exatamente quanto), e que teriam sido distorcidos e esquecidos com o passar do tempo, criando uma infinidade d outras lendas. Assim, ninguem mais saberia como era o mundo realmente naquela época, a não ser por histórias e lendas vagas. As histórias d Tolkien seriam então apenas o q realmente aconteceu naquela época, e que após algum tempo foi esquecido pelas pessoas. Claro que, no meio d tantas narrativas muitas mensagens nos são deixadas, como o valor da amizade e da união, o sentido de fazer o bem, entre muitas outras coisas, que pode apostar q também foram um objetivo de Tolkien, de passar isso aos seus leitores. Por isso pode-se dizer q o SdA naum tem apenas um objetivo, ou tema, e sim vários, o que !torna a obra mais grandiosa e completa ainda! :D
 
[_Fëanor_ disse:
]O senhor dos anéis eh simplesmente a "mitologia das mitologias", como o proprio Tolkien descreveu.

Na verdade, O Silmarillion é que é a "mitologia das mitologias", da qual o SdA seria apenas uma parte.
 
AInda posso mencionar aqui (eu me esqueci de postar junto agora a pouco) o fato de que Inicialmente as história d Tolkien foram criadas para dar forma a lingua q ele estava criando, e q viria a ser o Quenya, jah q para q ele pudesse criar uma lingua realmente real e convincente, essa ligua precisaria ter uma história e narrar fatos e lendas. Assim as historias forma tomando forma, e acabaram por fazer muito mais sucesso do q a ligua q ele criou, e q inicialmente foi seu objetivo principal. ( e acho q nunca deixou d ser... apenas as histórias q "cresceram" mais em sua mente!!)
 
Tilion disse:
Na verdade, O Silmarillion é que é a "mitologia das mitologias", da qual o SdA seria apenas uma parte.

exatamente Tilion... o meu erro eh q as vezes eu me refiro as obras em geral d Tolkien como SdA. Na verdade, todo o conjunto das obras de Tolkien comporiam essa "mitologia das mitologias" e não apenas o SdA, ou o Silma... :wink:
 
Todo o conjunto de obras que se passassem em Arda.

Os ensaios dele de filologia, por exemplo, com certeza não entram aí. :mrgreen:
 
bem contra o mal
Definitivamente isto ñ é um tema, ainda mais do Senhor dos Anéis, pq c fosse iria ser um estória bem sem graça, e ñ teria todo um romance com Sam e Frodo e etc. O tema de de Senhor dos Anéis com certeza vai bem mais longe do q isto. E Tilion, eu ñ perguntei qual é o tema, pq ñ é vc nem ningém q pode responder isto, nem o próprio Chris, o q estou propondo é diferentes pesnssamentos sobre o tema de O Senhor dos Anéis, eu gostaria de ir mais além na interpretação do fundamento dessa estória.
 
O tema principal do SdA é sim o bem contra o mal: isso é patente pela intenção do próprio Tolkien ao escrever esse tipo de história. Luz contra Escuridão - algo recorrente desde o Silmarillion, onde isso é ainda mais evidente. Ele fala constantemente sobre isso em suas cartas, de modo que, se ele já respondeu, está respondido.

Agora, se há outros temas secundários, é uma outra história, essa sim dando margem há mais divagações.
 
Isso não está correto. O legendário se passa em nosso próprio mundo.
Claro q ñ, o mundo q isto é decorrido é o mundo da Eä, um mundo plano q tem apenas 3 continentes, e mesmo se for em outra fase de nossa imginação ñ deixa de ser outro mundo, pois eu ñ vivo em um mundo q foi construido por Valars, e onde Tolkien dis que é em outar fase da imginação.
O tema principal do SdA é sim o bem contra o mal: isso é patente pela intenção do próprio Tolkien ao escrever esse tipo de história. Luz contra Escuridão - algo recorrente desde o Silmarillion, onde isso é ainda mais evidente. Ele fala constantemente sobre isso em suas cartas, de modo que, se ele já respondeu, está respondido.
este ñ é o tema, c vc ñ sabe o q é um tema eu faço questão de lhe explicar, um tema é a base do texto q dele vc pode tirar varias informações uteis para talvez a sua própria vida, é uma menssagem, e a luta do bem contra o mau, ñ é definitivamente uma menssagem, e por favor ñ tire coisas de sua fertil imginação, por que todos os fãs de Tolkien fasem isto, será q vcs ñ podem discutir uma coisa tirando passagem do livro ou até mesmo de interpretações, mais daí a afirmar q está sua interpretação é a verdadeira MEU DEUS QUEM É VC, quem sou eu para interpretar um texto de Tolkien e dizer q isto q eu interpretei é o ponto de vista correto. Um tema adequado para o Senhor dos Anéis, poderia ser a União faz a força, ou O Amor supera qualquer obstaculo mais pelo amor de deus LUTA DO BEM CONTRA O MAU é na verdade uma verdadeira :lol: :lol: :lol: piada.
q tipo de menssagem nós poderiamos tirar da luta entre o bem e o mau
 
Galadriel a Bela disse:
Isso não está correto. O legendário se passa em nosso próprio mundo.
Claro q ñ, o mundo q isto é decorrido é o mundo da Eä, um mundo plano q tem apenas 3 continentes, e mesmo se for em outra fase de nossa imginação ñ deixa de ser outro mundo, pois eu ñ vivo em um mundo q foi construido por Valars, e onde Tolkien dis que é em outar fase da imginação.

Perceba a colocação da palavra imaginação.
O tema principal do SdA é sim o bem contra o mal: isso é patente pela intenção do próprio Tolkien ao escrever esse tipo de história. Luz contra Escuridão - algo recorrente desde o Silmarillion, onde isso é ainda mais evidente. Ele fala constantemente sobre isso em suas cartas, de modo que, se ele já respondeu, está respondido.
este ñ é o tema, c vc ñ sabe o q é um tema eu faço questão de lhe explicar, um tema é a base do texto q dele vc pode tirar varias informações uteis para talvez a sua própria vida, é uma menssagem, e a luta do bem contra o mau,

Tema não é uma mensagem. É, basicamente (e de fácil entedimento), a idéia principal da coisa que estamos falando (no caso, a mitologia de Tolkien).

q tipo de menssagem nós poderiamos tirar da luta entre o bem e o mau

Muitas mensagens. Por exemplo, que o mal é errado em nossas leis humanas.
 
O tema não é uma mensagem.

Os contos de Tolkien são textos figurativos, como textos figurativos, possuem uma infinidade de temas implícitos.

Todo texto, entretanto, possui um tema central, e o mais importante, uma oposição semântica fundamental; duas características abstratas que se opõem fundamentalmente (como o próprio nome diz).

Existem inúmeros temas intrínsecos ao Senhor dos Anéis, como exemplos:
- Mesmo a menor das criaturas é capaz de grandes feitos
- O mal não compensa
- Mesmo os mais fortes são capazes de errar
- Modernidade X Natureza (implícito na questão de Saruman)
- Liberdade X Opressão (opressão caso Sauron vença e a luta pela liberdade da Terra-média)
- Superação e transcendência de limitações e/ou posições (Frodo, Sam, Éowyn)
- Aceitação de responsabilidades/senso do dever (Aragorn)
- Conhecimento de si mesmo (Aragorn, Frodo, Sam; mesmo Gollum)
- Julgamento errôneo pelas aparências (Conflito SamXGollum)

Etc e tal...

Enfim, esses são temas; implícitos no texto figurativo de Tolkien.

O tema central, contudo, é a luta do Bem contra o Mal; em suas várias formas e modalidades; pode ser uma luta de um elfo contra um orc, pode ser uma luta interna (a tentação do Anel, por exemplo)...

Mas o mais importante: a oposição semântica fundamental do Senhor dos Anéis é sim Bem X Mal. A gente pode até achar outras oposições, mas essa é a mais forte; ou seja, a fundamental, a principal.


PS: A Terra-média é sim uma pré-história mítica da própria Terra; como o próprio Tolkien disse numa entrevista (em 1967, se não me engano), Arda é a Terra "em outra fase de imaginação".
 
E uma das menssagens q nós podemos tirar de "a menor das criaturas é capaz de grandes feitos", é q a inteligência e a sabedoria muitas das vezes supera a força e o poder, e isso fica bem claro no SdA, em muitas passagens. Por exemplo, Gandalf se baseia mais em seu profundo conhecimento e sua alta capacidade de raciocinio, q na sua força ou nos seus poderes mágicos(embora ele ainda sim bata muito :lol: ).
 
Galadriel a Bela disse:
Muitas mensagens. Por exemplo, que o mal é errado em nossas leis humanas
isto ñ é uma menssagem isto é uma coisa ridicula, e pq Tolkien, criaria um texto cuja sua menssagem é o q todos nós sabemos.

Porque ele era um católico fervoroso e acreditava piamente nisso, a ponto de tal crença transparecer em toda sua obra.

Não posso fazer nada se vc não se deu ao trabalho de se inteirar sobre isso através das várias cartas de Tolkien traduzidas e presentes na Valinor.
 
Galadriel a Bela disse:
Isso não está correto. O legendário se passa em nosso próprio mundo.
Claro q ñ, o mundo q isto é decorrido é o mundo da Eä, um mundo plano q tem apenas 3 continentes, e mesmo se for em outra fase de nossa imginação ñ deixa de ser outro mundo, pois eu ñ vivo em um mundo q foi construido por Valars, e onde Tolkien dis que é em outar fase da imginação.

A palavra Valar já está no plural... :wink:

E o tema central de todas as obras literárias de Tolkien é sim a luta do bem conta o mal, é sim a responsabilidade e o senso de dever, é sim a máxima de que o mal não compensa.
Pode até parecer que todo mundo sabe que o mal não compensa, mas muitas pessoas simplesmente ignoram isso. Para Tolkien essa negação foi muito forte, ele viveu as duas Grandes Guerras, além de ter lutado na primeira e ter seus filhos lutando na Segunda. Lá ele viu que os valores humanos, a bondade, piedade, etc. eram esquecidos completamente. Isso com certeza afetou sua obra, sem contar o fato de que ele eta Católico Apostólico Romano, e prezava muito os ideias de bondade, união, amor, amizade, etc. Mas as obras dele não são alegorias; ele próprio desmente isso no começo do SDA.
Aconselho você a ler as cartas que existem na Valinor e você vai compreender melhor como o Professor pensava. :wink:
 
Fëa: vamos acertar esse negócio da imaginação para não dar espaço para conclusões erradas.

Que o local onde a história se passa é a Terra é fora de questão. Tolkien indicou isso quando deu o tempo de rotação de Arda nos Apêndices - não por coincidência, o mesmo tempo que o da Terra. Se ele quisesse fazer uma história num outro planeta, duvido que ele desse esse tempo de rotação igualzinho ao da Terra até nos segundos sem dizer nada a respeito (sei que o que eu vou dizer é arrogante, mas dá para se convencer disso lendo por exemplo o Apêndice D... :roll: ). E fora isso, ele mesmo diz que o planeta é a Terra na carta citada pelo Fëa.

O que é imaginativo aí, que o Fëa falou, é a época em que a história ocorre. Tolkien pegou um ambiente conhecido mas situou a história uma época fictícia. O espaço imaginativo é essa época, esse passado, que no conjunto de seus elementos físicos (fauna, flora, geografia, clima, etc...) nunca existiu.

E quanto ao tema ou à lição do livro... se existiria ou deveria existir um tema nele, e se o Tolkien faria ou não algo como escrever um livro de mais de 1000 páginas sem um tema importante por trás disso... bem, acho que cabe aqui lembrar a opinião do próprio a respeito:

Tolkien disse:
I should like to say something here with reference to the many opinions or guesses that I have received or have read concerning the motives and meaning of the tale. The prime motive was the desire of a tale-teller to try his hand at a really long story that would hold the attention of readers, amuse them, delight them, and at times maybe excite them or deeply move them. (...) As for any inner meaning or "message", ir has in the intention of the author none.

O que fazemos desta declaração do Tolkien? Se um autor de novelas da Globo, sendo franco, dissesse isso, ninguém se daria o trabalho de desmentir, certo? Por que nós e alguns críticos sérios fazem tanto esforço para desmentir isso, como aliás vimos fazendo desde que o livro foi publicado?
 
Swanhild disse:
O que é imaginativo aí, que o Fëa falou, é a época em que a história ocorre. Tolkien pegou um ambiente conhecido mas situou a história uma época fictícia. O espaço imaginativo é essa época, esse passado, que no conjunto de seus elementos físicos (fauna, flora, geografia, clima, etc...) nunca existiu.

E como ficaria aquela declaração dele na carta 261 (acho), q a guerra do Anel aconteceu há aproximadamente 6000 anos atrás?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo