1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Elfo de Lothlórien

Elfo de Lothlórien Seek and find what lingers deep inside

Eu nunca li O Silmarillion:grinlove: e tenho uma curiosidade: sobre o que exatamente ele fala?:cerva:

2. Olórin

Olórin ai que uó

O Silmarillion é composto, basicamente, de cinco contos, o Ainulindalë, Valaquenta, Quenta Silmarillion, Akallabêth e Dos Anéis de Poder e da Terceira Era.
    No livro é contada a história da criação de Arda e dos Dias Antigos, além da história de Númenor e um trecho sobre a Terceira Era.

P.S.: Tenho a leve impressão de que o post está no lugar errado...

3. Saerwen

Saerwen The little one :)

Melhor do que perguntar, LEIA. Vale muito a pena, de todos é meu favorito.

4. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Explicando os contos:
    Ainulindalë - Fala da criação de Arda por Eru e os Ainur e de como Melkor virou malvado. É bem poético.
    Valaquenta - Não é bem uma história, é basicamente uma explicação de quem são os Valar, alguns Maiar e Melkor.
    Quenta Silmarillion - O maior conto, retrata a história de Arda desde o Começo dos Tempos até o fim da Primeira Era.
    Akallabêth - Fala da Queda de Númenor (lá pelo fim da Segunda Era)
    Dos Anéis do Poder e da Terceira Era - São só algumas páginas sobre esses assuntos do título.

Mais recomendado impossível.

5. chacalgbi

chacalgbi Usuário

O Silmarillion é de longe a melhor obra de Tolkien, ele é intrigante, obscuro, complicado; e a cada vez que vc o lê, vc descobre coisas diferentes, não é como ler um livro já sabendo tudo que vai acontecer. Já li duas vezes e vou começar a 3°, e sei que vou descobrir coisas que passaram despercebidas nas últimas 2 leituras. Contos Inacabados tb é genial, os contos dos Filhos de Hurin são sensasionais, só aquilo daria um ótimo filme!!!!
    Mais O Silmarillion é a obra mitológica mais completa e mais obscura da literatura mundial.

6. para me juntar ao coro, recomendo o Silmarillion.
    é muito bom!!
    mesmo que no início vc não entenda bulhufas, continue, vale a pena!!

se vc leu o Senhor dos Anéis ou assistiu a trilogia, tudo que é citado sobre as histórias anteriores aos acontecimentos narrados na história, é contado no Silmarillion (com excessão à rainha Berúthiel, acho...).
    mas na minha opinião, as histórias do Silma são mais interessantes que SdA...

7. Pandatur

Pandatur Usuário

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

:joinha:

8. Elmarien

Elmarien Mighty Mane Thorin

A história foi suficiente para quase me fazer chorar em alguns pontos, tamanha era a beleza da obra.
    Entendi *quase* tudo na 1ª leitura...

9. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

É bem por ai mesmo, mas não consegui entender tudo na primeira leitura (ma eu sou burro, entã não me leve como parametro...rss)... o legal é sempre ter o SdA por perto para dar uma olhada e ver como uma história completa a outra, sanando até suas duvidas sobre o SdA..

10. Asca

Asca Usuário

Assim... como a maioria começou a se interessar por Tolkien após o livro fica até esquisito ler o Silmarillion sem ter o Sda por perto.

Agora para quem acompanha Tolkien sabe que seria bem mais explicativo ler-se 1º o Silma e depois os outros. Porque explicaria todo começo da história.

Eu também li só de relance e quase não lembro de nada... não tenho oportunidade de ler dinovo pois não tem ele e falta verbas. :dente: (peguei ele emprestado, e nem sabia sobre SdA nem nada.)

11. Pandatur

Pandatur Usuário

Eu discordo. Pra mim, SdA deve ser lido antes do Silma. Mas ok, há outro tópico que trata sobre a melhor ordem de leitura na opinião dos usuários e tal.

12. Almië

Almië cute as a button

Eu adoro o Silma.. acho até que gosto mais dele do que do SdA!!
    É pq eu adoro a 1ª Era:grinlove:

Mas eu concordo com o Panda!! Ele deve ser lido depois do SdA, pois é bem mais complexo, e pode te desanimar se vc ainda não é um completo viciado!!:roll:

13. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

É isso ai...Se não tá viciado, primeiro o SdA...

A primeira Era é fantástica... Mas a história de Turin quase é melhor

14. Falassion

Falassion Usuário

É, também aconselho a ler algo mais "light" de Tolkien antes..

Minhas experiências com O Silmarillion não foram muito boas ainda... Mas espero que ainda venham a melhorar e serem boas. =D

15. Fharallwad

Fharallwad Usuário

olha sua pergunta ja foi respondida, mas so pra dar um conselho, leia compre e leia vc vai ficar muito mais esclarecido,m e uma boa leitura.

16. Arwen de Imladris

Arwen de Imladris Life's short and wait is long

bom, eu entendi inteiro na 1a leitura, naum sei porque tanta gente fala que naum dá...

17. Larissa

Larissa Usuário

Eu também...
    Na verdade eu lí na pior ordem possível:
    1o. O Silmarillion
    2o. Contos Inacabados
    3o. O Senhor dos Anéis

O Hobbit eu não lí ainda (relaxo, eu sei).

18. Edrahil

Edrahil Usuário

Se alguém me perguntar, direi para ler Contos Inacabados se realmente tiver interesse nas obras de Tolkien, senão nem leia. Chega a ser chato demais.

Larissa, O Hobbit é legal, mas espere a mesma linha dos outros, pois ele é bem mais infantil. Mas claro, tem seu valor. Acho ele muito legal.

19. Larissa

Larissa Usuário

Já me falaram isso, mas não é por ser infantil que um livro é melhor ou pior que outro. Eu amo O Pequeno Príncipe... :roll:
    Não lí por relaxo mesmo.

20. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Jura que vc achou chato o CI??? Eu adorei... comi ele mais rapido que o Silma...

Agora quanto o hobbit se mais infantil..bem é ponto de vista...ele não é como SdA mas e cativante e continuo... não tem como deixar de adorar Bilbo, bem mais bonachão e humano que Frodo (e olha que pra mim e Deus no céu e Frodo na Terra...)

Compartilhar