1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que "ser" Gollum?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Falassion, 23 Mar 2006.

  1. Falassion

    Falassion Usuário

    Olá.

    Bem, a grande maioria sabe que, antes de ser o "Gollum", ele era um humano, que foi lentamente "corrompido" pelo Anel.

    Mas a minha pergunta não é bem essa, mas sim ela seria: Para que tipo de criatura Gollum teria "evoluído"?

    Não acredito que pode-se considerar ele como humano, pois ele já está muuuuito mudado...

    E então, o que vocês acham?
     
  2. TT1

    TT1 Dilbert

    Gollum não é humano. Ele foi um hobbit. Na verdade continuou sendo um hobbit, mas totalmente corrompido pelo anel.
     
  3. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Bom, Falassion, acho que ele não "evoluiu". Ele continua sendo Hobbit, mas seu corpo depois de 500 anos de posse do anel, teria perdido totalmente a forma original(o corpo dele não estava preparado para "viver" por tanto tempo), transformando-o numa "criatura".

    Citando Gandalf:
    "Um mortal que possuir um dos grandes anéis não morre, mas também não se desenvolve ou obtém mais vida; simplesmente continua, até que no final cada minuto é puro cansaço."
     
    Última edição: 23 Mar 2006
  4. Falassion

    Falassion Usuário

    Ouch! Que cagada! -_-

    Mas enfim, do mesmo jeito podemos considerá-lo apenas um "Hobbit corrompido" ou, após passado tanto tempo, ele poderia ser considerado um novo tipo de criatura?
     
  5. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Como se esse "criatura" for em relação à "raça"? Não, pra ser uma raça teria que ter características mais definidas, e principalmente ter outros iguais à ele ou ter a capacidade de passar essas caractrísticas à futuras gerações.
     
  6. Amanditas

    Amanditas Apaixonável

    então ele tipo como uma aberração? um ser (hobbit no caso) que sofreu "mutação"?
     
  7. TT1

    TT1 Dilbert

    Não tem mutação. Ele é um Hobbit, mas que viveu muito mais do que devia e que foi corrompido pelo anel
     
  8. Mas Gollum não era confirmadamente um Hobbit, eu li em algum lugar que ele era um `Grado`... :think:
     
  9. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Grados eram uma das raças de hobbits. Existiam os Grados, os Cascalvas e os Pés-Peludos, sendo esta última a mais numerosa: era a qual pertenciam Bolseiros, Tûks, Brandebuques, etc.
     
  10. Hammmmmm ! Entendi.

    Quanto a mutação, seu corpo foi se adaptando ao local em que vivia, seus olhos aumentaram para poder enxergar no escuro, sua pela esbranquiçando pois não tinha contato com o Sol, e seu corpo definhando pela falta de alimentos...
    Eu acho. ahuhuahuahua :lol:
     
  11. Asca

    Asca Usuário

    Se bem que ele tava bem fortim pra ter aquele tanto de anos... ele deu muito trabalho.:mrgreen:

    Acho que seu corpo acostumou-se com a forma em que ele vivia o tornando forte, mesmo deixando de possuir o Anel.... pois fação as contas... quantos anos ele ficou sem o Anel depois que Bilbo o tomou?
     
  12. Statues Argonath

    Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

    Pois eh... Ele ja possuía muitos anos quando Bilbo o encontrou nas cavernas das montanhas sombrias e ainda sobreviveu até Bilbo entregar o anel a frodo, sem dizer que ele sofreu torturas e passou por grandes dificuldades e continuou vivo. Gollum o semi-deus :lol:
     
  13. Rossik

    Rossik Usuário

    pra mim ele é um hobbit "murcho" ;)
     
  14. Flamner

    Flamner Usuário

    Eu acho que o Gollum merece algumas congraculações, pois ele ficou muitos anos com o anel em sua posse e, quando o tomaram, ele nao ficou fraco ou perdido como Frodo ficara, ele adquiriu caracteristicas e habilidades bem superiores aos "hobbitsess", seu unico problema era a dupla personalidade, gollum parecia apenas continuar vivendo somente para ter o anel em suas maos novamente.
     
  15. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Thrahald (nome de Sméagol em sua própria língua, usada pelos Grados que habitavam próximos aos Campos de Lis; significa "insinuador, entocador") sofre mudanças em seu corpo, devido a prolongação de sua existência, mas como diz Gandalf, sem acréscimo de vida, algo realmente "murcho", que simplesmente passa sofridamente a só existir. Quanto ao fato dele ser de uma vertente da raça Kuduk[Hobbit], lembremo-nos que eles antes foram humanos, que mutados tornaram-se uma nova raça, furtiva e com medo, que perderam espaço para os "Homens Grandes".

    Abraços.
     
  16. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Ele não se transformou em nada diferente de um hobbit, o corpo e a mente dele foram se transformando por conta da posse do anel e das condições em que vivia.
     
  17. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    O Gollum era um Hobbit corrompido por muitos anos de uso do anel, como disse o rafael, "seu corpo foi se adaptando ao local em que vivia, seus olhos aumentaram para poder enxergar no escuro, sua pela esbranquiçando pois não tinha contato com o Sol, e seu corpo definhando pela falta de alimentos...", assim como acontece com qualquer outro ser vivo, agora quanto a ele "digievoluir" para outra especie, acho que nao, mas se evoluiu foi pra uma especie muito estranha de aranha-gafanhoto (ahueisaheiuahsiuehaiushea).
     
  18. Asca

    Asca Usuário


    :lol:

    Gollum digivolve para Gollumamom. :lol:
     
  19. Arwan

    Arwan Usuário

    Bom, eu acho que depois de 500 anos era pra ficar esquelético mesmo.
    Ainda bem que o Frodo acabou com o anél a tempo antes que ele ficasse igual.
     
  20. Bagrong

    Bagrong RaG

    O ponto aí é bem simples, IMO. Gollum envelheceu. Pensem em alguém velho: fica diferente, muitas vezes mais mirrado, mas nem sempre muito frágil.

    Gollum era um hobbit de 500 anos e tinha a aparência que qualquer hobbit de 500 anos deveria ter. Bilbo falou em o Senhor dos anéis algo sobre sua pele ficar mais fina e seu corpo mais fraco, se não me engano. COm Gollum foi o mesmo, o corpo dele envelheceu, mas não morreu.

    E temos de atentar para o fato de que Gollum era dependente ao extremo do Um. Ele não poderia permanecer vivo sem o Anel, ao contrário de Bilbo. Por isso ele era tão forte para alguém de sua idade: ele estava obsecado, precisava do Anel, perseguia O Anel.

    Arwan falou uma coisa certa: qualquer um que usasse O Anel pelo tempo que Gollum usou, ficaria como ele. Por isso me arrisco a dizer que Gollum era o destino de Frodo e Bilbo, caso eles tivessem permanecido com O Anel.
     

Compartilhar