Eu tenho dito isso há meses: Ronaldinho Gaúcho é o maior produto de marketing da história do futebol.
Ele é firulento, e só dá certo no Barcelona porque tem o melhor elenco do mundo do lado dele e joga um campeonato em que não se defende. O Campeonato Espanhol é o único do mundo em que um jogador com o nome do Ronaldinho pode pegar a bola no meio campo, correr até a área e no meio do caminho encontrar só dois defensores (como aconteceu, por exemplo, no jogo contra o Real Madrid). Se ele jogasse no Campeonato Italiano, por exemplo, ele ainda seria bom, mas não teria nem um décimo da babação que tem hoje.
A maior prova do quanto ele é resultado de um marketing muito bem feito veio no dia que eu vi, antes da final da Champions League, lerem um e-mail no Arena SporTV que perguntava "Se o Ronaldinho for campeão da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Copa do Mundo, será que finalmente vão adimitir que ele talvez seja melhor que o Pelé?". Taí, não foi campeão do mundo e na final da Champions League não jogou nada. Puro marketing.
Eu não vi nem o Pelé nem o Maradona jogando. Mas posso dizer que, dos que eu vi, o Ronaldinho não é melhor do que foi o Ronaldo, o Romário, o Zidane e nem o Rivaldo, na época que ele jogava muito no Barça.