1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que aconteceria aos Ainur?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Sauron, 10 Jan 2009.

  1. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Relendo alguns trechos do Silmarillion me pipocou uma questão, não sei se já foi discutido, mas vejam essa passagem:

    Claro que podemos interpretar esse trecho como explicação de que os Valar iriam investir seu poder no Mundo, e posteriormente desfrutar deste que seria um misto das aspirações de cada um deles, mas e se estivessem de fato agora ligados a Eä diretamente, dependentes?

    O quê me fez pensar nisso foi o seguinte:

    Me parece muito que houve uma condição aos Ainur que desceram.

    Agora me pergunto o que aconteceria aos Ainur, tomando a interpretação que sugeri como plausível, que desceram a Eä se a mesma viesse a ser destruída...? Voltariam para compania de Eru, ou deixariam de existir?

    Já pensaram que bacana...

    Eru: Eä será destruída em 200 anos!
    Valar: Oh no! Precisamos de Melkor!

    e mais! Será que Melkor estando fora das Muralhas do Mundo, no Eterno Vazio, escaparia dessa?

    HUAHUA e aí o que acham? :hihihi:
     
    Última edição: 10 Jan 2009
  2. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Para mim voltaria para a presença de Eru porque o destino dos Ainu não estão vinculados ao destino de Arda.
     
  3. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Isso não fica claro, mas acho que voltariam para Eru. Afinal, os Ainur diferentes dos Elfos não são presos a terra.
     
  4. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Estes não pussuem nenhuma ligação com Ëa, não estão presos a ela, logo voltariam à presença de Ilúvatar.
     
  5. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    voltariam para junto de Eru, afinal, estão presos a terra apenas enquanto ela durar, o que significa que se ela acabar, ou for destruida, não mais teriam ligação nenhuma, voltando pra Eru.
     
  6. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Pensei nisso também, mas como haviam dito os Ainur não tem o destino presso a Ëa, então ele voltam para a presença de Eru. E creio eu que depois voltaram a outra nova Ëa.
    Agora falando em Destreuição de Arda, surgiu uma duvida.
    Os Valar participariam do Apocalipse? Li que muito futuramente Tolkiem pretendia criar um apocalipse em Ëa, então creio eu que eles participariam positiva ou negativamente disso?
     
  7. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Na verdade, segundo uma profecia de Mandos, a Dagor Dagorath aconteceria quando Melkor, que de alguma forma descobriu um modo de escapar de sua prisão no Vazio, retornaria com todos os seus servos e após a guerra onde será morto por Turin, todos os Valar se tornariam joviais novamente, penso que recuperariam todo o seu poder investido em Eä. Todos os Valar participariam dessa última guerra, assim como todos os povos livres da Terra-Média.
     
    Última edição: 10 Jan 2009
  8. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    "o poder deles a partir daí fosse contido no mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles." (Silmarillion)

    É intrigante. O poder dos Ainur (Valar e Maiar) estaria restrito ao mundo até que ele (o mundo) se completasse. O destino de Ëa já está traçado e só Eru o conhece. É engraçado que ao mesmo tempo que o texto diz que estará o poder deles restrito ao mundo para sempre, ele diz em seguida "até que...", ou seja, coloca um limite, a partir do que podemos imaginar que eles se libertariam e voltariam para junto de Eru. Muito esquisito. Será problema de tradução?
     
  9. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Então eles ficam no mesmo barco que os Elfos?
     
  10. ccgimli

    ccgimli Homo homini lupinus

    Voltariam pra presença de Eru. Isso é o mais provável. Depois disso, talvez, Iluvátar pediria uma nova canção e daria outros temas.
     
  11. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Isso seria lindo, acho que ambos merecem um recomeço depois de tanto sofrimento. Isso me lembra uma coisa que o Doutor Manhatan de Watchmen falou: Nada tem fim.
     
  12. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Problemas de tradução é bem recorrente nas edições nacionais. Vou tentar buscar o livro em inglês para fazer uma comparação, mas que o assunto me deixou intrigado deixou... Porquê mesmo depois da Dagor Dagorath Eä continuaria a existir, sendo apenas reparada, não temos dados que indiquem seu fim absoluto ou o que ocorreria depois. Acaba ficando no nosso imaginário mesmo.
     
  13. Acredito que nem mesmo Tolkien saberia responder essa ^^
    Mas eles provavelmente voltariam para Eru, do mesmo modo que, resguardadas as devidas proporções Olorin voltou para Manwë após ter cumprido sua missão...
     
  14. Isso se o fim for realmente o do lugar, pode ser q apenas as raças mortais viessem a morrer, ficando a penas as imortais, criando novas raças, um novo mundo, então o outro estaria "morto", assim os Valar continuariam em arda, na nova arda, e até poderiam ter seus poderes de volta. Uma espécie de evolução dos povos.
     

Compartilhar