Sauron
Usuário
Relendo alguns trechos do Silmarillion me pipocou uma questão, não sei se já foi discutido, mas vejam essa passagem:
Claro que podemos interpretar esse trecho como explicação de que os Valar iriam investir seu poder no Mundo, e posteriormente desfrutar deste que seria um misto das aspirações de cada um deles, mas e se estivessem de fato agora ligados a Eä diretamente, dependentes?
O quê me fez pensar nisso foi o seguinte:
Me parece muito que houve uma condição aos Ainur que desceram.
Agora me pergunto o que aconteceria aos Ainur, tomando a interpretação que sugeri como plausível, que desceram a Eä se a mesma viesse a ser destruída...? Voltariam para compania de Eru, ou deixariam de existir?
Já pensaram que bacana...
Eru: Eä será destruída em 200 anos!
Valar: Oh no! Precisamos de Melkor!
e mais! Será que Melkor estando fora das Muralhas do Mundo, no Eterno Vazio, escaparia dessa?
HUAHUA e aí o que acham?
"...Logo, eu digo: Eä! Que essas coisas existam! E mandarei para o meio do vazio a chama imperecível; e ela estará no coração do Mundo, e o Mundo Existirá; e aqueles de vocês que quiserem, poderão descer e entrar nele. - E, de repente, os Ainur viram ao longe uma luz, como se fosse uma nuvem com um coração vivo de chamas; e souberam que não era apenas uma visão, mas que Ilúvatar havia criado algo novo: Eä, o Mundo que É.
Aconteceu, assim, de entre os Ainur de alguns continuarem residindo com Ilúvatar fora dos limites do Mundo, mas outros, e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí fosse contido no mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles. E por esse motivo foram chamados de Valar, os Poderes do Mundo..."
Claro que podemos interpretar esse trecho como explicação de que os Valar iriam investir seu poder no Mundo, e posteriormente desfrutar deste que seria um misto das aspirações de cada um deles, mas e se estivessem de fato agora ligados a Eä diretamente, dependentes?
O quê me fez pensar nisso foi o seguinte:
...e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor...
Me parece muito que houve uma condição aos Ainur que desceram.
Agora me pergunto o que aconteceria aos Ainur, tomando a interpretação que sugeri como plausível, que desceram a Eä se a mesma viesse a ser destruída...? Voltariam para compania de Eru, ou deixariam de existir?
Já pensaram que bacana...
Eru: Eä será destruída em 200 anos!
Valar: Oh no! Precisamos de Melkor!
e mais! Será que Melkor estando fora das Muralhas do Mundo, no Eterno Vazio, escaparia dessa?
HUAHUA e aí o que acham?
Última edição: