• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que aconteceria aos Ainur?

Sauron

Usuário
Relendo alguns trechos do Silmarillion me pipocou uma questão, não sei se já foi discutido, mas vejam essa passagem:

"...Logo, eu digo: Eä! Que essas coisas existam! E mandarei para o meio do vazio a chama imperecível; e ela estará no coração do Mundo, e o Mundo Existirá; e aqueles de vocês que quiserem, poderão descer e entrar nele. - E, de repente, os Ainur viram ao longe uma luz, como se fosse uma nuvem com um coração vivo de chamas; e souberam que não era apenas uma visão, mas que Ilúvatar havia criado algo novo: Eä, o Mundo que É.
Aconteceu, assim, de entre os Ainur de alguns continuarem residindo com Ilúvatar fora dos limites do Mundo, mas outros, e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí fosse contido no mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles. E por esse motivo foram chamados de Valar, os Poderes do Mundo..."

Claro que podemos interpretar esse trecho como explicação de que os Valar iriam investir seu poder no Mundo, e posteriormente desfrutar deste que seria um misto das aspirações de cada um deles, mas e se estivessem de fato agora ligados a Eä diretamente, dependentes?

O quê me fez pensar nisso foi o seguinte:

...e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor...

Me parece muito que houve uma condição aos Ainur que desceram.

Agora me pergunto o que aconteceria aos Ainur, tomando a interpretação que sugeri como plausível, que desceram a Eä se a mesma viesse a ser destruída...? Voltariam para compania de Eru, ou deixariam de existir?

Já pensaram que bacana...

Eru: Eä será destruída em 200 anos!
Valar: Oh no! Precisamos de Melkor!

e mais! Será que Melkor estando fora das Muralhas do Mundo, no Eterno Vazio, escaparia dessa?

HUAHUA e aí o que acham? :hihihi:
 
Última edição:
Isso não fica claro, mas acho que voltariam para Eru. Afinal, os Ainur diferentes dos Elfos não são presos a terra.
 
voltariam para junto de Eru, afinal, estão presos a terra apenas enquanto ela durar, o que significa que se ela acabar, ou for destruida, não mais teriam ligação nenhuma, voltando pra Eru.
 
Pensei nisso também, mas como haviam dito os Ainur não tem o destino presso a Ëa, então ele voltam para a presença de Eru. E creio eu que depois voltaram a outra nova Ëa.
Agora falando em Destreuição de Arda, surgiu uma duvida.
Os Valar participariam do Apocalipse? Li que muito futuramente Tolkiem pretendia criar um apocalipse em Ëa, então creio eu que eles participariam positiva ou negativamente disso?
 
Na verdade, segundo uma profecia de Mandos, a Dagor Dagorath aconteceria quando Melkor, que de alguma forma descobriu um modo de escapar de sua prisão no Vazio, retornaria com todos os seus servos e após a guerra onde será morto por Turin, todos os Valar se tornariam joviais novamente, penso que recuperariam todo o seu poder investido em Eä. Todos os Valar participariam dessa última guerra, assim como todos os povos livres da Terra-Média.
 
Última edição:
"o poder deles a partir daí fosse contido no mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles." (Silmarillion)

É intrigante. O poder dos Ainur (Valar e Maiar) estaria restrito ao mundo até que ele (o mundo) se completasse. O destino de Ëa já está traçado e só Eru o conhece. É engraçado que ao mesmo tempo que o texto diz que estará o poder deles restrito ao mundo para sempre, ele diz em seguida "até que...", ou seja, coloca um limite, a partir do que podemos imaginar que eles se libertariam e voltariam para junto de Eru. Muito esquisito. Será problema de tradução?
 
Voltariam pra presença de Eru. Isso é o mais provável. Depois disso, talvez, Iluvátar pediria uma nova canção e daria outros temas.
 
Isso seria lindo, acho que ambos merecem um recomeço depois de tanto sofrimento. Isso me lembra uma coisa que o Doutor Manhatan de Watchmen falou: Nada tem fim.
 
Problemas de tradução é bem recorrente nas edições nacionais. Vou tentar buscar o livro em inglês para fazer uma comparação, mas que o assunto me deixou intrigado deixou... Porquê mesmo depois da Dagor Dagorath Eä continuaria a existir, sendo apenas reparada, não temos dados que indiquem seu fim absoluto ou o que ocorreria depois. Acaba ficando no nosso imaginário mesmo.
 
Acredito que nem mesmo Tolkien saberia responder essa ^^
Mas eles provavelmente voltariam para Eru, do mesmo modo que, resguardadas as devidas proporções Olorin voltou para Manwë após ter cumprido sua missão...
 
Isso se o fim for realmente o do lugar, pode ser q apenas as raças mortais viessem a morrer, ficando a penas as imortais, criando novas raças, um novo mundo, então o outro estaria "morto", assim os Valar continuariam em arda, na nova arda, e até poderiam ter seus poderes de volta. Uma espécie de evolução dos povos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo