1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Prólogo de O Senhor dos Anéis

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Elendil, 14 Jan 2009.

?

O que vocês acham do Prólogo de O Senhor dos Anéis?

  1. Gostei e não mudaria nada.

    73,1%
  2. Gostei, mas mudaria alguma coisa.

    26,9%
  3. Não gostei do Prólogo.

    0 voto(s)
    0,0%
  1. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Pesquisando tópicos antigos, me deparei com esse artigo publicado aqui na Valinor em 2005 sobre o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Achei bem interessante a análise que foi feita dele e resolvi ressuscitar o tema neste post.

    Confesso que um dos meus momentos preferidos em toda Trilogia cinematográfica de O Senhor dos Anéis são os acontecimentos do Prólogo. Acho muito empolgante poder ver Elendil, Isildur, Elrond, Gil-galad, milhares de elfos e homens contra uma enorme horda de orcs, aos pés da Montanha da Perdição. E como se não bastasse, eis que surge em toda glória e poder, Sauron. O único momento que podemos vê-lo em sua polêmica forma física em todo o filme. Lembrando muito a figura do próprio Morgoth em muitas das ilustrações feitas do primeiro Senhor do Escuro.

    Também vemos rapidamente os Reis-Elfos e seus três Anéis de Poder, os sete Senhores Anões erguendo seus Anéis e os Nove Reis dos Homens. Claro, e, além disso, é interessante ver Bilbo, na caverna do Gollum, encontrando o Um Anel. São acontecimentos que sabemos apenas ao ler o Silmarillion, O Hobbit e informações aqui e acolá no próprio O Senhor dos Anéis.

    Sabemos que muita coisa no Prólogo não está exatamente de acordo com o que Tolkien escreveu. Pequenas diferenças como a morte de Elendil, a maneira como Narsil for quebrada e até como Isildur cortou o dedo de Sauron e tomou o Anel. Mas, para mim, nada que comprometa o entendimento quanto ao fato do Anel ter sido perdido e Sauron derrotado.
    Neste artigo são apontadas algumas diferenças como estas e outras. Também algumas curiosidades, por exemplo:

    Depois de ler essa passagem me ocorreu que Elrond realmente seria uma boa escolha para narrar o Prólogo, já que ele esteve naquela batalha e era o próprio arauto de Gil-galad.

    Entretanto, Galadriel como narradora deu ainda mais uma sensação de “antiguidade” a aquilo tudo, de fatos já há muito tempo passados. Pois ela e Celeborn são um dos elos de ligação entre O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

    Apesar dessas pequenas diferenças, achei que Peter Jackson acertou em cheio no Prólogo, fazendo com que o espectador se prenda à trama desde o início. Assim, continua sendo para mim um dos melhores momentos da Trilogia e não mudaria nada do que foi mostrado.

    E vocês? O que acham do Prólogo?

    Gostam dele e não mudariam nada?

    Gostam, mas mudariam alguma coisa?

    Acharam ruim? Detestaram?

    Votem e comentem! =]
     
    Última edição: 14 Jan 2009
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Pra falar a verdade não mudaria nada não... a Galadriel além do tom de antiguidade que vc comentou ainda tem um tom solene e misterioso na voz... chega a ser sombrio e passa nitidamente a expressão de que algo muito sério aconteceu e que um grande mal passou por ali...
    E o olhar frio que muitas vez ela demontra ainda ajuda a relembrar do prólogo e passar o sentimento de dor pelo qual todos passaram.
    Achei excelente!
     
  3. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Eu gostei sim! Ele narrando os acontecimentos nos deixam mais a apar do que o filme pode trazer. Quando assisti a Sociedade do Anel, eu só tinha lido o Hobbit ainda, então me adiantou um bom tempo entendendo melhor a história do Um.
    "O Mundo está mudando..."
     
  4. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Eu acho que o Prólogo, além de bem feito, foi necessário para que os não-fãs ficassem a par do que significa o Um e do pq a história que iria ser contada naquela trilogia fosse girar em torno dele.
     
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Acho que Galadriel narrando ficou legal, mas se fosse Elrond ficaria melhor porque afinal de contas, ele estava lá, na batalha da última aliança.

    Eu confesso também que a batalha da última aliança no prólogo foi sencacional, ver os efeitos especiais e aquelas centenas de milhares de elfos, homens e orcs lutando em Mordor. É uma pena que essa batalha não foi muito explorada.

    Quando eu comprei as extendidas (que aliás é pra furar os olhos, rs) fiquei na expectativa de ver um prólogo mais extenso. Me ferrei, o prólogo é o mesmo da versão original dos cinemas.

    Mas tá bom, valeu a pena.
     
  6. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    O Prólogo nas estendidas é pouca coisa maior do que na versão cinematográfica. Na verdade, a única coisa a mais lá é o Isildur colocando o Um e desaparecendo. Ele corre até o rio e pula na água, o Anel cai até o fundo, ela reaparece e é alvejado pelas flechas dos orcs. Só! =/
     
    Última edição: 14 Jan 2009
  7. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Quero os dvds estendidos =/
     
  8. x3tcoca

    x3tcoca Gabriel

    Eu queria ver o Tom Bombadil ;/

    euhuehe
     
  9. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Tom Bombadil no prólogo?

    A galera quer botar o Tom em todo luga, como pode?:lol:

    Se o prólogo é para explicar o Um Anel, Sauron e sua derrota, e como o Um se perdeu e foi encontrado pelo Gollum, não vejo no que o Tom poderia contribuir. Tom não explica nada, ele só confunde, na verdade.:mrgreen:
     
  10. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Até eu ler o tópico, o prólogo estava perfeito!! Calma, eu explico: depois que li vi a possibilidade de tê-lo narrado por Elrond e, sinceramente, acho que seria melhor que com a Galadriel (não que esteja ruim com ela), por Elrond estar muito mais atrelado à história do Um que ela (mesmo sendo da época das Duas Árvores). Essa é a única alteração que eu faria no prólogo.

    :rofl::rofl::rofl::rofl:
     
  11. Roy Batty

    Roy Batty "Inconsertável"

    Não tem palavra melhor para descrever o Prólogo do que fantástico! O prólogo foi um dos motivos que me cativaram logo de cara. Lembro que na época eu tinha dúvidas se seria um grande filme, pois nem mesmo os livros eu tinha lido. Mas ao ver aquela coisa mística de contar sobre os Anéis e ver Sauron em cena, porr*, achei que realmente estava diante de um filme maravilhoso!

    Claro que, hoje, passado tanto tempo, de vez em quando imaginamos que poderia incluir mais coisas, mas o Prólogo tem o conteúdo e a duração na medida certa.

    Ouso dizer que sem esse Prólogo, "SDA" perderia alguma qualidade. Não acho exagero!
     
  12. Galad

    Galad O último dos Noldor

    Gostei muito do prólogo. Como já comentaram diversas veses, ficou bem narrado com a voz da Galandriel e o texto combina bem com sua voz. Também gostei do Prólogo do jogo The Battle for Middle-earth, que é praticamente o mesmo, porém narrado pelo Gandalf, que também fica muito legal

    "In the land of Mordor, in the fire of Mont Doom, the Dark-Lord Sauron forged in secret a master ring, and into this ring, he put his cruelty, his malice, his wild to dominate all lifes. One by one, the free people of meddle-earth felt by the power of the ring, but there was some that resisted. A last alyance between men and elves march agains the army of Mordor..."

    Desculpa, mas isso é tudo o que eu me lembro XD

    De tanto jogar, acabei decorando.
     
  13. Elendil

    Elendil Equipe Valinor


    Já ouvi essa narração do Gandalf, mas foi no trailer ou teaser trailer de A Sociedade do Anel. Acho que aproveitaram a gravação para o trailer e botaram no jogo.
     
  14. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Por falar nisso é um ótimo jogo de estratégia. :D
     
  15. eowathiel

    eowathiel dançando lambada com um

    Eu também gostei e não mudaria nada. Acho que Galadriel narrando a história ficou muito legal. É dificil esquecer as suas palavras no início do filme!
     
  16. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Eu achei uma jogada de gênio o prólogo!
    Também é uma das partes mais interessantes de toda a trilogia: é função do prólogo prender a atenção das pessoas.
    Sem contar que a trilha sonora que a cerceia é muito envolvente e foi muito bem explicado em pouco espaço.
    Sem contar que é o único momento em toda a trilogia que podemos "ver" Sauron e seu tamanho todo... :D
     
  17. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Eu gostei bastante do prólogo. Lembro-me nitidamente da primeira vez que assiti o filme, e como fiquei totalmente absorvido com o início. O prólogo ajudou a contextualizar de maneira sucinta o cenário em que a história do SdA se desenvolve, e isso foi muito importante.

    Mas não é só isso. Iniciar o filme daquela maneira foi uma ótima jogada para conquistar o público que desconhecia a obra. Acredito que a maneira como os fatos foram apresentados ajudou a instigar a curiosidade de quem asssitia.

    Complementando com as explicações que Galdalf mais tarde dá ao Frodo (o capítulo Uma Sombra do Passado no livro), tem-se um dos fatores pelo pelo qual muita gente resolveu conhecer mais a fundo a obra por trás do filme. A simples demonstração de que "há muito aquilo do que está ali" na história possui um efeito poderoso.
     
    Última edição: 16 Jan 2009
  18. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    E pensar que a primeira versão do prólogo era para ser maior. Estava vendo recentemente, nos extras das estendidas, um "esboço" em storyboards da primeira idéia para o prólogo. Lá aparece e é narrado até mesmo o nascimento dos Primogênitos, fala de Eru...
    Mas era comprido demais e tiveram que enxugar um pouco.
     
  19. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Jura, Edinho?
    Pior que eu tenho as estendidas, mas tô vendo que tenho que assistir novamente... não prestei atenção em nada!
    :hihihi:
     
  20. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Isso! Até mesmo aquele flashback em Valfenda, quando Elrond fala para o Gandalf sobre como ele testemunhou a "fraqueza dos homens". Quando Elrond está com o Isildur na Montanha da Perdição e pede para ele jogar o Anel lá embaixo. Isildur diz "não" e vai embora. Essa cena, inicialmente, era para estar no prólogo.
     

Compartilhar