• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Prólogo de O Senhor dos Anéis

O que vocês acham do Prólogo de O Senhor dos Anéis?

  • Não gostei do Prólogo.

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    52
Concordo! A diferença é pouca, de segundos. Mas o Isildur colocando o Anel nas estendidas fez falta na cinematográfica. :mrgreen:
E acho que se o prólogo tivesse sido feito como na versão em storyboard, teria ficado mais longo do que os 7 minutos e 32 segundos que ele têm como pré-visualização.
 
Última edição:
Tem razão, essa parte fez falta mesmo, pois conta como ele perdeu o Anel, como ele foi parar nas mãos de Gollum (e depois nas de Bilbo), e principalmente mostra o poder de autonomia, a "vida própria", que o Anel possuía.
 
Tem razão, essa parte fez falta mesmo, pois conta como ele perdeu o Anel, como ele foi parar nas mãos de Gollum (e depois nas de Bilbo), e principalmente mostra o poder de autonomia, a "vida própria", que o Anel possuía.


Na versão cinematográfica, ou seja, na "normal", é muito rápida e um tanto confusa a cena do Isildur e de como ele perdeu o Anel e morreu. É bem como diz no artigo sobre o prólogo:

Se por um lado o prólogo mostra claramente para a audiência como Isildur obteve o Anel, as próximas cenas referentes à sua perda são uma confusão. O livro nos conta que Isildur caiu em uma cilada armada por Orcs, que o acertaram com flechas quando o Anel escorregou de seu dedo enquanto ele tentava escapar nadando através do Anduin. No entanto, o filme mostra apenas forças não identificadas atacando Isildur enquanto ele cavalga, seguindo-se uma cena dele flutuando na água, sem explicações de como ele chegou ao rio.

E o interessante é que nessa versão em storyboard do prólogo, em momento algum é mencionado Gollum ou Bilbo, e de como ambos conseguiram o Anel, ou seja, ficaria faltando mais coisa para explicar ainda. Por isso tiveram que dar uma enxugada nas informações sobre a Primeira e Segunda Era.
 
Também fiquei confuso sobre a morte de Isildur ao ver o filme. Nas Extendidas aqueles segundinhos a mais são vitais para a compreensão de quem não leu os livros. Se não contasse como o Anel foi para nas mão de Bilbo (como na versão em storyboard), ficaria mais confuso ainda. Fizeram bem, na minha opinião, em enxugar um pouco os relatos sobre a Primeira e Segunda Era para colocar estas informações.
 
Acho que foi um egoísmo do PJ tirar esses segundinhos. :yep:

Acho que a questão não é essa Westfold. Como a versão cinematográfica dos filmes precisava ser reduzida, já que um filme que as pessoas vão ver nos cinemas não pode ser tão longo, além de ser uma exigência, PJ teve que enxugar as coisas o máximo que pôde. Ele deve ter percebido que, além dos acontecimentos sobre Sauron, o Anel e Isildur, ele precisava dizer como o Anel foi parar nas mãos do Gollum e do Bilbo.

Assim, PJ deve ter picotado o prólogo o quanto pôde para colocar isso. A "ceninha" do Isildur colocando o Anel e desaparecendo teve que ser sacrificada. Já a versão estendida da Trilogia não tinha mais esse compromisso com o tempo/duração, já que saiu exclusivamente em dvd (e vhs, pelo que soube agora), ou seja, para uso doméstico. Portanto, todas as cenas que PJ podia e pretendia colocar na Trilogia e não pôde, foram inseridas, inclusive a cena que detalha melhor a morte de Isildur e a perda do Anel. =]
 
Acho que vocês estão complicando com a morte do Isildur. O que o filme mostra é suficiente: a companhia de Isildur é atacada, vemos o corpo sem vida dele no rio, mais tarde o Anel é encontrado no rio. Nunca fiquei confuso com isso e vi o filme antes de ler o livro.

Eu acho que seria possível mudar algumas coisas na batalha, principalmente para que não parecesse que o Sauron podia ganhar a guerra sempre que quisesse e que foi derrotado por pura sorte (e algo ridiculamente - "Comé, ele entra em fissão nuclear se tirar o Anel do dedo?"). Mas a forma como mostraram as coisas é válida; dado que é a primeira - e única - aparição do senhor das trevas, é bom enfatizar a ameaça que ele representa, bem como as capacidades do Anel. No geral o prólogo está bastante bom e é uma ótima introdução à trilogia.
 
Achei excelente a idéia do prólogo! Não apenas dá uma esclarecida na origem do Um e como ele foi parar com o Bilbo, para os espectadores que não leram o livro, como também serve para prender a atenção ao filme logo de cara, afinal, a cena da batalha da Ultima Aliança contra Sauron empolga muito mais do que o Condado. Serve bastante como um prelúdio das cenas menos tranquilas (e mais esperadas!) que estão por vir. :D

Seria interessante se apenas alguns detalhes tivessem se mantido mais fiéis, como a morte de Elendil etc. Mas isso não chega a ser exatamente um problema, o importante foi mantido. E quanto à Galadriel narrando, achei excelente também, ela não apenas passa uma imagem de sabedoria maior (pelo menos no filme) como também sua voz é mais cativante e agradável aos ouvidos :obiggraz:
 
Sem contar que o pouco que foi mostrado da batalha da última aliança no prólogo deixa claro pra mim que foi a melhor batalha vista na trilogia.

É uma pena que foi pouco explorada. Se o prólogo mostrasse mais imagens da batalha mostrando mais o Gil Galad, Elendil, Anárion, Isildur, Elrond, Cirdan e os demais exércitos com certeza ficaria bem melhor do que já está.
 
É uma pena que foi pouco explorada. Se o prólogo mostrasse mais imagens da batalha mostrando mais o Gil Galad, Elendil, Anárion, Isildur, Elrond, Cirdan e os demais exércitos com certeza ficaria bem melhor do que já está.

Mais batalha da Última Aliança, nós todos certamente gostaríamos de ver, o problema é o tempo mesmo. Esses acontecimentos são muito (e foram no prólogo) importantes para se entender o resto do filme, principalmente para quem nunca leu Tolkien. Mas SdA não é sobre isso. Assim, a explicação sobre a origem do Anel, de como foi perdido e achado novamente, teve de ser rápida para dar lugar à história principal.

Nos storyboards da pré-visualização, no momento que o narrador diz "e alguns nascidos para não morrer, a quem a idade e a doença não tocavam, encontraram a morte. Gil-galad foi morto. Elendil tombou", Sauron pega Gil-galad pelo pescoço e o levanta até o nível de sua face. Nesse instante, pelos desenhos, nota-se que o corpo do Rei-Élfico arde em chamas, como se só de olhar para ele, Sauron tivesse a capacidade de queimá-lo vivo. No quadro seguinte ele joga o corpo de Gil-galad para longe e ataca Elendil.

Não me lembro como é que Gil-galad morre nessa batalha, alguém que saiba, por favor, diga aqui, mas se não foi dessa maneira, ou seja, imolado vivo por um poder de Sauron, seria mais uma cena para a galera aqui criticar e dizer que está diferente do que Tolkien escreveu. Portanto, eu deixaria o prólogo com as personagens que ele tem.:lol:
 
Concordo com o Eädson, o prólogo não poderia ser maior do que já é, porque é apenas uma introdução para situar quem não tinha lido nada do Tolkien.

E acho que, no filme como um todo, a Galadriel transmitiu mais sabedoria do que o Elrond, acho que na construção dos personagens para o filme ele ficou um elfo impaciente e arrogante e a Galadriel uma pessoa mais reflexiva e mais confiante. Acho que o Elrond narrando seria até um pouco chato e bem menos "místico". O Frodo narrando seria estranho, afinal de contas ele iria narrar um acontecimento que no filme mesmo ele só teria conhecimento algumas cenas depois. Talvez o Gandalf narrando seria a melhor alternativa, dentre as apresentadas.
 
Ah gente, eu acho que o prólogo poderia ser um pouquinho mais longo só pra explicar melhor como foi que o Anel foi parar no rio. Porque depois, no decorrer do filme, eles contam mais detalhes da história e tal, como no Conselho de Elrond e quando o próprio Sméagol relata sua vida depois de achar o Um (prólogo do Retorndo do Rei? não lembro =P).
 
Ah gente, eu acho que o prólogo poderia ser um pouquinho mais longo só pra explicar melhor como foi que o Anel foi parar no rio. Porque depois, no decorrer do filme, eles contam mais detalhes da história e tal, como no Conselho de Elrond e quando o próprio Sméagol relata sua vida depois de achar o Um (prólogo do Retorndo do Rei? não lembro =P).

Isso, Larissa, no prólogo de O Retorno do Rei sabemos como Gollum (ainda Sméagol) conseguiu o Anel, numa pescaria com o seu parente Déagol, que foi quem na verdade achou o Anel. Sméagol o matou para ficar com o Um.

Mas no prólogo já dá pra saber como o Anel foi parar com fundo do Rio Anduin. Na versão estendida podemos ver o momento que o Anel sai do dedo de Isildur e cai até o fundo, quando ele pula no rio fugindo da emboscada dos orcs. Só não me lembro se esse detalhe está também na versão cinematográfica. :think:
 
Pra falar a verdade não mudaria nada não... a Galadriel além do tom de antiguidade que vc comentou ainda tem um tom solene e misterioso na voz... chega a ser sombrio e passa nitidamente a expressão de que algo muito sério aconteceu e que um grande mal passou por ali...
E o olhar frio que muitas vez ela demontra ainda ajuda a relembrar do prólogo e passar o sentimento de dor pelo qual todos passaram.
Achei excelente!

Concordo.
PJ acertou em cheio no prólogo.
 
Gostei e não mudaria nada.
A parte do "mundo mudou" ficou bem colocada no ínicio do filme quanto no fim do livro.
Galadriel narrando deu um ótimo começo de filme, e ajudou quem não conheceia as obras a intender o filme.
 
Gostei e não mudaria nada.
A parte do "mundo mudou" ficou bem colocada no ínicio do filme quanto no fim do livro.
Galadriel narrando deu um ótimo começo de filme, e ajudou quem não conheceia as obras a intender o filme.

Peter Jackson foi fantástico no prólogo, mas se eu fosse um diretor,talvez eu colocaria algumas coisas diferentes, mas são palavras de leigo no assunto direção de cinema. :mrgreen:
 
Gostei muito do prólogo, acho que foi claro e objetivo. Se extendesse mais ficaria confuso.
PJ foi certeiro na mosca com o prólogo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo